13 de ago. de 2009

Fusão entre VW e PORSCHE está pertode acontecer

Volkswagen e a Porsche podem estar próximas de chegar a um acordo sobre uma possível fusão após vários meses de negociações.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, a nova empresa poderá ressuscitar o nome Auto Union – que também batizava um conglomerado fundado na década de 30 composto por Audi, DKW, Horch e Wandener – e seria comandada pelo atual CEO da VW, Martin Winterkorn.

Especula-se que o próprio Winterkorn assegurou que a Porsche deve permanecer como uma marca independente, a exemplo do que ocorre atualmente com a Audi. O acordo prevê que a Volkswagen compre 49% das ações da Porsche, criando um novo grupo automotivo até o final de 2011.

Ainda segundo a Reuters, um dos membros do conselho que lidera as conversas garantiu que as divergências sobre valores já foram resolvidas. A venda parcial da Porsche pode ser definida em uma reunião do conselho de supervisão da Volkswagen na próxima quinta-feira, 13 de agosto.

No entanto, a Porsche ainda precisa resolver suas dívidas, que giram em torno de 10 bilhões de euros. A compra de uma parte das ações da montadora pelo estado do Catar pode aliviar a situação da marca de Stuttgart.

Os débitos começaram a se acumular após uma tentativa fracassada da Porsche de aumentar sua participação na VW. A empresa, que possui 51% das ações da VW, pretendia comprar 75% dos ativos, mas se viu obrigada a desistir da transação por falta de recursos financeiros.

Pouco tempo depois, a Volkswagen decidiu dar o troco, oferecendo uma quantia de 3 a 4 bilhões de euros para adquirir 49% das ações da Porsche.

Desde o anúncio da proposta, realizada no final de junho, as conversas não evoluíram significativamente. Mas a demissão de seu presidente, Wendelin Wiedeking, realizada em julho, abriu caminho para a concretização do negócio com a VW.

Caso a transação realmente se confirme, a Porsche será a décima marca do Grupo Volkswagen, que já conta com Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, MAN, Scania, Seat, Skoda e a própria VW.


Retirado do Site Quatro Rodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)