Volkswagen e a Porsche podem estar próximas de chegar a um acordo sobre uma possível fusão após vários meses de negociações.
Segundo informações da agência de notícias Reuters, a nova empresa poderá ressuscitar o nome Auto Union – que também batizava um conglomerado fundado na década de 30 composto por Audi, DKW, Horch e Wandener – e seria comandada pelo atual CEO da VW, Martin Winterkorn.
Especula-se que o próprio Winterkorn assegurou que a Porsche deve permanecer como uma marca independente, a exemplo do que ocorre atualmente com a Audi. O acordo prevê que a Volkswagen compre 49% das ações da Porsche, criando um novo grupo automotivo até o final de 2011.
Ainda segundo a Reuters, um dos membros do conselho que lidera as conversas garantiu que as divergências sobre valores já foram resolvidas. A venda parcial da Porsche pode ser definida em uma reunião do conselho de supervisão da Volkswagen na próxima quinta-feira, 13 de agosto.
No entanto, a Porsche ainda precisa resolver suas dívidas, que giram em torno de 10 bilhões de euros. A compra de uma parte das ações da montadora pelo estado do Catar pode aliviar a situação da marca de Stuttgart.
Os débitos começaram a se acumular após uma tentativa fracassada da Porsche de aumentar sua participação na VW. A empresa, que possui 51% das ações da VW, pretendia comprar 75% dos ativos, mas se viu obrigada a desistir da transação por falta de recursos financeiros.
Pouco tempo depois, a Volkswagen decidiu dar o troco, oferecendo uma quantia de 3 a 4 bilhões de euros para adquirir 49% das ações da Porsche.
Desde o anúncio da proposta, realizada no final de junho, as conversas não evoluíram significativamente. Mas a demissão de seu presidente, Wendelin Wiedeking, realizada em julho, abriu caminho para a concretização do negócio com a VW.
Caso a transação realmente se confirme, a Porsche será a décima marca do Grupo Volkswagen, que já conta com Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, MAN, Scania, Seat, Skoda e a própria VW.
Retirado do Site Quatro Rodas
Nenhum comentário:
Postar um comentário