Ed Whitacre, antigo presidente-executivo da empresa de telefonia AT&T, fez o comentário um dia depois de concluir sua primeira reunião como presidente do conselho reorganizado de diretores da GM.
Ao longo dos dois dias da reunião, os diretores solicitaram que a montadora, agora controlada majoritariamente pelo governo norte-americano, adiante o início da produção de alguns modelos planejados, citando uma fraqueza da nova companhia reorganizada.
"É importante para nós melhorar nossa participação no mercado. Isso se traduz para a principal linha e isso é importante para essa empresa", disse Whitacre a um pequeno grupo de jornalistas em teleconferência organizada pela GM. "Precisamos aumentar o número de veículos vendidos."
Whitacre foi um de 10 outros executivos nomeados para o conselho reorganizado com o apoio do Tesouro dos Estados Unidos, que atualmente controla quase 61 por cento da GM.
O conselho, com 13 membros, apoiou de maneira unânime o presidente-executivo da montadora, Fritz Henderson, nesta primeira reunião, segundo Whitacre.
Henderson tomou posse em março deste ano, quando o governo Obama pediu ao seu antecessor Rick Wagoner para renunciar. Desde o começo, Henderson enfrentou dúvidas se ele seria uma escolha interina para administrar a montadora.
Whitacre não quis detalhar quais modelos da GM foram escolhidos para produção acelerada. No passado, a montadora normalmente não divulgava esse tipo de informação detalhada sobre seus produtos devido a riscos de concorrência.
Mas a medida do conselho da GM de gastar mais com novos lançamentos marca uma inversão de uma posição mantida desde o final do ano passado, quando começou a atrasar projetos para economizar no caixa.
Whitacre assegurou que todos os diretores compartilham a visão de que a economia está melhorando e passaram grande parte da reunião discutindo como a GM poderia tirar proveito da melhora nas vendas.
A GM teve 19,5 por cento de participação de mercado durante os primeiros sete meses do ano --incluindo as marcas Saab, Hummer e Saturn, que planeja se desfazer. A companhia perdeu participação de mercado ao longo dos anos a marcas importadas lideradas pela Toyota Motor. A Toyota é segunda maior marca no mercado dos EUA, com uma participação de mercado de 17 por cento.
Retirado de UOL Carros
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