25 de ago. de 2009

GM pode definir FUTURO da OPEL em 24H

A General Motors

pode definir, dentro de 24 horas, se deseja manter a montadora europeia Opel em vez de vendê-la, disse nesta terça-feira um representante dos trabalhadores na Alemanha.

Armin Schild --líder do sindicato IG Metall no Estado de Hesse, onde fica a sede da Opel-- disse que o fato de as opções da GM para a Opel terem vindo à público muito antes de um anúncio oficial podem indicar as dificuldades da montadora para tomar uma decisão a respeito do futuro da unidade.

"Vejo isso como um sinal ruim para o futuro da Opel", disse ele em entrevista à rede de televisão estatal alemã ZDF.

Fontes disseram à Reuters na segunda-feira que a GM estaria considerando um plano para levantar 4 bilhões de dólares para manter a Opel em vez de vender a montadora para a canadense Magna International.

Em encontro na sexta-feira, os diretores da GM se recusaram a endossar a venda da Opel para a Magna, bem como a aceitar uma proposta rival pela empresa feita pelo grupo de investimentos RHJ International, com sede em Bruxelas. Isso fez a montadora norte-americana retomar as conversas com o governo alemão nesta semana.

As negociações acerca da Opel se estendem há meses e vêm ganhando relevância a cada dia com a proximidade das eleições de setembro na Alemanha, devido ao apoio do governo para garantir a manutenção de milhares de empregos que poderiam ser cortados após a venda da fabricante de veículos.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e os Estados alemães já manifestaram acreditar que a Magna poderia garantir que mais empregos fossem salvos na Opel.

Na Alemanha, a Opel emprega mais de 25 mil pessoas em quatro fábricas, produzindo do compacto Corsa às vans Zafira. No Reino Unidos, há duas unidades que produzem automóveis com a marca Vauxhall. A Opel também possui fábricas na Bélgica, Polônia e Espanha.


(Retirado de UOL Economia - Reportagem de Nadine Schimroszik; escrito por Maria Sheahan)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)