24 de ago. de 2009

Governo da Alemanha apoiará só uma: a MAGNA

O Governo alemão especificou que só apoiará com avais públicos a compra da Opel se a vencedora for a fabricante de autopeças austríaca-canadense Magna e que não respaldará a oferta apresentada pelos investidores belgas da RHJI.

"Um eventual apoio a RHJI não está em nossos planos", informou o porta-voz do Governo, Ulrich Wilhelm, em alusão à carta enviada pelo secretário de Estado de Economia, Jochen Homann, à direção da General Motors (GM).

Apesar de a postura alemã parecer inegociável nesta questão, Wilhelm insistiu em que o governo de Berlim confia na possibilidade de um acordo e ressaltou que este só poderá ser alcançado "em um clima construtivo e não de confronto".

A direção da GM adiou na sexta-feira passada uma decisão sobre o futuro de Opel, diante das duas ofertas de aquisição de sua marca europeia, a do fabricante de autopeças austríaca-canadense Magna, em cooperação com o grupo automobilístico russo GAZ e o banco Sberbank, e a do grupo investidor belga RHJI, pertencente ao americano Ripplewood.

Em uma entrevista à rede de televisão pública "ZDF", a chanceler Angela Merkel manifestou sua decepção pela indecisão da GM.

Merkel expressou, apesar de tudo, sua esperança que o problema se resolva em breve.

O comitê de empresa de Opel ameaçou empreender "ações" contra a General Motors (GM) se a decisão sobre o futuro da empresa não for tomada esta semana.

O presidente do comitê da empresa, Klaus Franz, afirmou hoje em declarações à emissora de rádio "Deutschlandfunk" que a paciência dos trabalhadores se esgotou e que ninguém pode aceitar que a General Motors não tenha tomado ainda uma decisão.

Wilhelm, por outro lado, diminuiu hoje a urgência do assunto e assinalou que a situação de Opel é estável e que a liquidez está garantida graças à injeção de 1,5 bilhões de euros dada pelo governo alemão no fim de maio.

O porta-voz afirmou que a próxima reunião formal da direção da General Motors não está prevista até os dia 8 ou 9 de setembro, pelo que não se deve esperar que a decisão seja feita antes.

Por outro lado, o porta-voz governamental disse que na Alemanha não há indícios que a GM possa ter outros planos que não sejam a venda de Opel, como insinuam vários meios de comunicação do país.

Uma das opções cogitada é que a GM mantenha a Opel e comande ela mesma sua reestruturação.

A Magna está disposta a pagar 350 milhões de euros e títulos conversíveis no valor de 150 milhões, pedindo 4,5 bilhões em avais.

Já a RHJI ofereceu entrar com um capital de 275 milhões de euros e pede garantias públicas que variam de 3 a 3,8 bilhões de euros.


Retirado de UOL Carros

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