Alfa Romeo 4C foi um dos grandes lançamentos de 2013. Será que um dia vamos vê-lo rodando pelo Brasil? (Alfa Romeo/Divulgação) |
A retrospectiva do FVC continua e hoje é dia de falar de lançamentos, relembrar os que passaram pelo blog e ver quando os que foram apresentados lá fora chegam ao Brasil em 2014, além, é claro, de apontar os três maiores destaques do ano. Confira agora!
Primeiro semestre
O ano de 2013 começou bem movimentado para o mercado de hatches. Só em janeiro, demos as boas-vindas para HB20X, Peugeot 208 (em sua série limitada Premier) e novo i30. Curiosamente, todos eles tinham um ponto em comum: o preço elevado. Porém, nem sempre isso se mostrou algo tão ruim assim.
HB20X. (Hyundai/Divulgação) |
No caso do primeiro Hyundai, a marca simplesmente justificou o preço alto por conta de seus concorrentes. Já o Peugeot vinha bem completo a ponto de poder substituir um hatch médio, desde que ele não fosse o Caoa da lista. O novo i30 passou dos limites e isso teve consequências, já que a marca amargou a lanterna do segmento e decidiu baixar o preço quase em R$ 10 mil.
Outro destaque que veio com preço alto mas nem tanto assim foi o novo Cerato (abril). O sedã mostrou a sua beleza e, apesar de contratempos, soube ficar num patamar de aumento aceitável o suficiente para ser considerado uma boa compra. A Kia, nessa ocasião, bem que prometeu mas não cumpriu a promessa de lançar em terras tupiniquins a versão hatch do novo Cerato (fevereiro). Fez o mesmo com as novas gerações do Soul e da Carens e o facelift do Optima. Outro que não chegou foi o Quoris.
Vale destacar o Salão de Detroit (janeiro), que apresentou duas grandes novidades: de forma direta, o novo Corvette Stingray, e de forma indireta, o CLA. Este último estava cotado para chegar em novembro ao Brasil, porém, a Mercedes-Benz decidiu trocar o motor 2.0 de 211 cv por um 1.6 turbo de 156 cv e, com isso, ele deve chegar no fim de janeiro de 2014.
Já março foi o mês dos superesportivos! Falamos de LaFerrari, Lamborghini Veneno e o "bebê" Alfa Romeo 4C, todos espetaculares e de babar. Qual o seu preferido?
Outros lançamentos do semestre:
- Nova Saveiro (abril)
- New Fiesta brasileiro (abril)
- Lifan X60 (junho)
Segundo semestre
Começamos o segundo semestre falando do novo Fit (julho), que marcou a volta de ousadia por parte da Honda, pena que com um resultando não tão bom assim. O modelo já está em testes no Brasil (foi flagrado em São Paulo, por exemplo) e deve entrar em produção no primeiro semestre de 2014. Maior, manterá os mesmos motores, a novidade ficará por conta da volta do câmbio CVT, segundo Autos Segredos e, talvez, por leves adaptações visuais na dianteira.
Novo Fit. (Honda/Divulgação) |
Dando um salto no tempo, vamos para setembro, quando dois importantes sedãs foram atualizados, sem adotarem preços exorbitantes. O Sentra ficou marcado por um excelente custo-benefício em sua versão top, na cola do Cerato. Já o C4 Lounge se destacou na versão de entrada, com um preço super atraente para os padrões atuais do segmento.
Outros lançamentos do semestre:
- Novos Fiorino e Uno Furgão (novembro)
- Etios Cross (dezembro)
- Novo City (dezembro)
Os melhores
3º lugar: Novo Golf
Maior, mais espaçoso e mais leve, o Golf VII foi apresentado na Europa e deixou muito brasileiro com inveja. Só que ele chegou ao Brasil dessa vez. Ele entra na lista por causa de sua importância, por quebrar o eterno período de defasagem, por ter conquistado o prêmio de Carro do Ano, por já ter alcançado a liderança do segmento. Mas, se fosse só pelo preço, passaria longe daqui. O modelo chegou salgado (por R$ 70 mil), elevando a média do segmento de forma perigosa e, como o FVC alertou, "pegou". Agora, é esperar para ver se a marca vai baratear a versão nacional ou se teremos que engolir mais um exagero.
2º lugar: Novo Corolla
O novo Corolla (junho) marcou uma nova fase para a Toyota, uma fase de se livrar da fama de careta. Ele mostrou que essa meta é possível e, além disso, ficou lindo! Sem contar que ele é O Corolla, o carro mais importante da marca no mundo. Seja na versão europeia ou ainda mais na americana, toda a imagem construída ao redor do mundo em torno dele mudou. Mudou para algo mais século XXI (com exceção do Japão). Ainda que não tenhamos recebido o nosso, que chega ano que vem, entra na lista dos melhores. Provavelmente, a versão europeia vem para cá por conta do tipo de público que compra Corolla no Brasil, mas adoraria que os planos de trazer a americana como esportiva saíssem do papel, ainda a acho mais atraente.
1º lugar: Novo Prisma
O Prisma (março) se tornou um dos modelos mais competitivos da Chevrolet ao mudar da água para o vinho. Tem um design bacana, motores competentes e um custo-benefício muito bom. É um dos carros mais "redondos" da marca. É por isso que está caindo no gosto do povo e tem tudo para tomar o segundo lugar do Voyage dentro do segmento, portanto, não poderia ficar de fora desse ranking.
Menções Honrosas
A nova Strada (outubro) que, apesar de estar quase defasada no contexto da gama Fiat, fora dele ficou bem atraente e é como o Gol dos comerciais leves, além disso, seja como for, apresentou uma inovação que tem tudo para cair no gosto do público (mesmo com o recente recall), tanto é que já conseguiu alguns importantes prêmios, como o de Picape do Ano. E o HB20S (março), por ser o sedã do hatch e ter encontrado seu espaço no segmento disputadíssimo dos sedãs compactos. Talvez, se ele tivesse sido um pouco mais independente do nome (e design/estrutura) do HB20, com um preço mais em conta, teria figurado entre o Top 3.
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