A VOLKSWAGEN APRESENTOU ontem à imprensa especializada, a nova versão da sua picape compacta, SAVEIRO. A picape recebeu a frente do líder absoluto do mercado, Gol. Com a nova Saveiro, a VW quer repetir o sucesso que a Saveiro e seus novos irmãos fizeram e estão fazendo, uma tarefa difícil, já que a Saveiro vende menos de um terço do que a picapinha da FIAT, Strada.
A Saveiro se inspirou bastante na vice-líder do segmento, Montana. A começar pelo step-side (degrau) na lateral, na pequena janela da versão estendida e as caixas de roda. A picapinha da Volkswagen não quis seguir a receita da Strada que todo mundo adora, quis ser simples e se esse era o objetivo, conseguiu. Ao meu ver a picape ficou muito simples, a versão TROOPER (vermelha) é a top de linha e é para concorrer com a ADVENTURE da Strada, nem traz roda em liga leve, só em aço pintado de preto. Então, não ficou simples demais? Também na minha opinião, a traseira ficou parecendo muito grande para o seu tamanho, além de ainda parecer que é um desenho, não me convenceu.
Vamos aos preços, a versão mais simples - que não tem sobrenome, é apenas 1.6 e não traz nem ar condicionado, nem direção hidráulica - custa R$ 30.990,00, ou seja, R$90,00 mais cara que a versão FIRE 1.4 da Strada, mas ficou também bem parecida com a rival, não trazendo nem calota:
A segunda e última versão é a Trooper - com direção hidráulica, mas sem ar condicionado e motor 1.6 com 104cv - custa R$38.990,00, já com cabine estendida, com ar condicionado, o preço pula para R$ 42.490,00. Ao contrário do que foi divulgado anteriormente, não existe a terceira versão, TREND, mas sim um módulo com este nome.
A nova Saveiro compartilha com o Gol e Voyage o consagrado motor de 1.6 litro e o câmbio manual de cinco velocidades. Com primeira e segunda marchas mais curtas respectivamente em 9% e 7%, está mais adequada aos eventuais esforços de transporte de até 715 kg de carga. Além do entre-eixos, o modelo também tem bitolas maiores (47 mm na dianteira e 108 mm na traseira), o que aumentou sua capacidade de carga, estabilidade e espaço interno.
Entre as melhorias incorporadas, vale ressaltar as portas mais amplas e com três graduações de abertura - que devem ser usadas no Novo Gol 02 portas, segundo a Revista Quatro Rodas, que deverá chegar no fim do ano - e a janela traseira deslizante, que se alinha numa mesma superfício quando fechada, inovação inspirada nas modernas vans européias. A tampa da caçamba não pode ser retirada, como nas concorrentes, Strada (apenas nas novas versões) e Montana, mas pode ser aberta em dois estágios.
A VW também destaca a melhoria do coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx), de 0,359 para a cabine estendida e 0,378 na cabine simples, os mais baixos entre todas as concorrentes. A caçamba já vem com protetor interno de fábrica e oferece um inovador sistema de abertura da tampa, dotada de chave e com um amortecedor que suaviza o movimento de abrir e fechar. O estepe, que está localizado sob a caçamba, só pode ser removido com a tampa traseira aberta.
Os executivos da marca deixaram claro que o carro tem um projeto totalmente novo [a partir da coluna B] e que o carro leva duas pessoas com conforto e bastante bagagem [na cabine estendida] e ainda deixaram bem claro que não fariam, nem irão fazer uma versão com cabine dupla, porque comprometiria o espaço tanto da cabine, quanto da caçamba.
Como convém a um utilitário, a nova Saveiro é mais alta do que seus congêneres de passeio. A suspensão dianteira independente, tipo McPherson, possui sistema de isolamento idêntico ao do Golf que, segundo a VW, filtra as irregularidades do piso e diminui o nível de vibrações e ruídos na cabine. Já o eixo traseiro, com construção interdependente com braços longitudinais, incorpora molas helicoidais com curvas de carga superprogressivas, que visam equalizar as condições de dirigibilidade tanto vazia quanto carregada.
Como opcional, o modelo oferece sistema de freios com ABS de quatro canais, de última geração, que já equipa o Polo Europeu. A lista de opcionais é longa e inclui, entre outros itens, sensor de estacionamento, capota marítima, ganchos deslizantes para fixação de carga, redes para fixação de objetos dentro da cabine, bolsa ecológica para compras e suporte de caçamba para rack de bicicleta. [FVC]
No Final...
>> Sinceramente, acho que a Saveiro até pode se aproximar da Strada, mas ela seria como o Voyage e o Siena, ela não conseguiria ultrapassar a concorrente, falta quesitos para isso. Quanto a parte mecânica, ela é tão boa quanto os dois irmãos, isso sem dúvida. Quem prefere uma coisa mais simples e discreta, vá de Saveiro, ainda mais com esses preços, mas eu ficaria com a Strada, que ainda é mais bonita e completa (dependendo da versão) e que das três (Montana, Saveiro e Strada) leva o termo PICAPE mais ao pé da letra. JPQ
LISTA DE PREÇOS SUGERIDOS
SAVEIRO 1.6 CABINE SIMPLES | R$ 30.990 (+ Módulo Trend R$ 890) |
SAVEIRO 1.6 CABINE ESTENDIDA | R$ 33.690 (+ Módulo Trend R$ 920) |
SAVEIRO TROOPER 1.6 CABINE SIMPLES | R$ 36.440 |
SAVEIRO TROOPER 1.6 CABINE ESTENDIDA | R$ 38.990 |
Fontes: UOL Carros e Revista Quatro Rodas.
Fotos: Divulgação/VW, UOL Carros e Site Quatro Rodas.
Fotos: Divulgação/VW, UOL Carros e Site Quatro Rodas.
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