25 de ago de 2009

Nova Saveiro: Missão Difícil

A Nova Saveiro chegou e com um único objetivo: ultrapassar a Montana e ficar próximo da Strada, ou até, ser a líder do segmento, mas... Será que ela consegue executar essa missão?



A VOLKSWAGEN APRESENTOU ontem à imprensa especializada, a nova versão da sua picape compacta, SAVEIRO. A picape recebeu a frente do líder absoluto do mercado, Gol. Com a nova Saveiro, a VW quer repetir o sucesso que a Saveiro e seus novos irmãos fizeram e estão fazendo, uma tarefa difícil, já que a Saveiro vende menos de um terço do que a picapinha da FIAT, Strada.


A Saveiro se inspirou bastante na vice-líder do segmento, Montana. A começar pelo step-side (degrau) na lateral, na pequena janela da versão estendida e as caixas de roda. A picapinha da Volkswagen não quis seguir a receita da Strada que todo mundo adora, quis ser simples e se esse era o objetivo, conseguiu. Ao meu ver a picape ficou muito simples, a versão TROOPER (vermelha) é a top de linha e é para concorrer com a ADVENTURE da Strada, nem traz roda em liga leve, só em aço pintado de preto. Então, não ficou simples demais? Também na minha opinião, a traseira ficou parecendo muito grande para o seu tamanho, além de ainda parecer que é um desenho, não me convenceu.


Vamos aos preços, a versão mais simples - que não tem sobrenome, é apenas 1.6 e não traz nem ar condicionado, nem direção hidráulica - custa R$ 30.990,00, ou seja, R$90,00 mais cara que a versão FIRE 1.4 da Strada, mas ficou também bem parecida com a rival, não trazendo nem calota:



A segunda e última versão é a Trooper - com direção hidráulica, mas sem ar condicionado e motor 1.6 com 104cv - custa R$38.990,00, já com cabine estendida, com ar condicionado, o preço pula para R$ 42.490,00. Ao contrário do que foi divulgado anteriormente, não existe a terceira versão, TREND, mas sim um módulo com este nome.


A nova Saveiro compartilha com o Gol e Voyage o consagrado motor de 1.6 litro e o câmbio manual de cinco velocidades. Com primeira e segunda marchas mais curtas respectivamente em 9% e 7%, está mais adequada aos eventuais esforços de transporte de até 715 kg de carga. Além do entre-eixos, o modelo também tem bitolas maiores (47 mm na dianteira e 108 mm na traseira), o que aumentou sua capacidade de carga, estabilidade e espaço interno.


Entre as melhorias incorporadas, vale ressaltar as portas mais amplas e com três graduações de abertura - que devem ser usadas no Novo Gol 02 portas, segundo a Revista Quatro Rodas, que deverá chegar no fim do ano - e a janela traseira deslizante, que se alinha numa mesma superfício quando fechada, inovação inspirada nas modernas vans européias. A tampa da caçamba não pode ser retirada, como nas concorrentes, Strada (apenas nas novas versões) e Montana, mas pode ser aberta em dois estágios.


A VW também destaca a melhoria do coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx), de 0,359 para a cabine estendida e 0,378 na cabine simples, os mais baixos entre todas as concorrentes. A caçamba já vem com protetor interno de fábrica e oferece um inovador sistema de abertura da tampa, dotada de chave e com um amortecedor que suaviza o movimento de abrir e fechar. O estepe, que está localizado sob a caçamba, só pode ser removido com a tampa traseira aberta.


Os executivos da marca deixaram claro que o carro tem um projeto totalmente novo [a partir da coluna B] e que o carro leva duas pessoas com conforto e bastante bagagem [na cabine estendida] e ainda deixaram bem claro que não fariam, nem irão fazer uma versão com cabine dupla, porque comprometiria o espaço tanto da cabine, quanto da caçamba.

Como convém a um utilitário, a nova Saveiro é mais alta do que seus congêneres de passeio. A suspensão dianteira independente, tipo McPherson, possui sistema de isolamento idêntico ao do Golf que, segundo a VW, filtra as irregularidades do piso e diminui o nível de vibrações e ruídos na cabine. Já o eixo traseiro, com construção interdependente com braços longitudinais, incorpora molas helicoidais com curvas de carga superprogressivas, que visam equalizar as condições de dirigibilidade tanto vazia quanto carregada.


A Picape com o Módulo TREND

Como opcional, o modelo oferece sistema de freios com ABS de quatro canais, de última geração, que já equipa o Polo Europeu. A lista de opcionais é longa e inclui, entre outros itens, sensor de estacionamento, capota marítima, ganchos deslizantes para fixação de carga, redes para fixação de objetos dentro da cabine, bolsa ecológica para compras e suporte de caçamba para rack de bicicleta. [FVC]

No Final...

>> Sinceramente, acho que a Saveiro até pode se aproximar da Strada, mas ela seria como o Voyage e o Siena, ela não conseguiria ultrapassar a concorrente, falta quesitos para isso. Quanto a parte mecânica, ela é tão boa quanto os dois irmãos, isso sem dúvida. Quem prefere uma coisa mais simples e discreta, vá de Saveiro, ainda mais com esses preços, mas eu ficaria com a Strada, que ainda é mais bonita e completa (dependendo da versão) e que das três (Montana, Saveiro e Strada) leva o termo PICAPE mais ao pé da letra. JPQ



LISTA DE PREÇOS SUGERIDOS

SAVEIRO 1.6 CABINE SIMPLES R$ 30.990 (+ Módulo Trend R$ 890)
SAVEIRO 1.6 CABINE ESTENDIDA R$ 33.690 (+ Módulo Trend R$ 920)
SAVEIRO TROOPER 1.6 CABINE SIMPLES R$ 36.440
SAVEIRO TROOPER 1.6 CABINE ESTENDIDA R$ 38.990
*A versão Trooper já incorpora os itens contidos no Módulo Trend



Fontes: UOL Carros e Revista Quatro Rodas.
Fotos: Divulgação/VW, UOL Carros e Site Quatro Rodas.


QUEM QUISER CONFERIR A GALERIA DE FOTOS DA NOVA SAVEIRO, clique aqui.

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)