24 de nov de 2011

LatinNCAP mostra as diferenças entre a segurança para europeus e latinos

Prêmio para o Chevrolet Classic: uma estrela é de se invejar!
"Atualmente, os automóveis mais vendidos na América Latina oferecem níveis de segurança de vinte anos atrás [em relação à Europa e Estados Unidos]"
É, o LatinNCAP desse ano não melhorou em nada os resultados do último. Aliás, até "melhorou", se considerarmos que não teve nota zero, como o chinês Geely teve na última edição. Neste ano, o que mais chamou atenção é o Nissan March, "que enfrentou mais de cinco mil testes" e teve desempenhos diferentes para Europa e América Latina. Ou ainda os carros que mais vendem por aqui com uma estrela.

O teste é feito através de um crash test parcial a 64 km/h. Depois dessa etapa, os carros são avaliados de 1 até 5 estrelas em dois quesitos: na proteção de adultos e de crianças (no último caso, elas estão no banco de trás usando cadeirinha fixadas pelo cinto de segurança).
Uno tem projeto moderno, mas não conseguiu se dar bem no teste.
Tanto carros relativamente novos, como o Novo Fiat Uno, como carros mais antigos, caso dos Chevrolets Classic e Celta, apresentaram resultados vergonhosos: com excessão do sedã, conseguiram uma estrela na segurança dos adultos e duas na de crianças; mas o sedã conseguiu ser pior: uma estrela em ambos os casos. O Ford Ka foi "melhor": uma e três estrelas, respectivamente, enquanto o Nissan March foi melhor no quesito adultos, com duas estrelas, e uma na proteção de crianças (vale lembrar que o Nissan tem airbag duplo de série em todas as versões, enquanto os outros não).

Ainda assim, a Nissan deve uma boa (excelente, diga-se de passagem) justificativa ao consumidor brasileiro de por quê o March teve quatro estrelas no mesmo teste lá na Europa (onde é vendido com o nome de Micra), enquanto por aqui teve apenas duas. David Ward, secretário geral do GlobalNCAP, tenta justificar o que acontece: "devem haver diferenças entre os veículos, tanto na qualidade do material quanto em detalhes de design". Nissan, é bom acordar, porque não adianta nada o carro "enfrentar cinco mil testes" e levar uma nota dessa com airbag! Assim, ele nunca será aprovado por mim.
March: "primeiro carro popular japonês" conseguiu bom resultado na Europa e um ruim na América Latina. Por quê a diferença, Nissan?
As diferenças entre Europa e América Latina devem ficar maiores também com a chegada do novo EcoSport que, como você deve ter visto aqui, não terá estepe na traseira no velho continente por causa da segurança, mas no Brasil, para vender mais, terá o item. Enquanto isso, os carros populares dos dois mercados, como o Fiat 500, custam bem mais caro por aqui, mas conseguem notas máximas nesses tipos de testes.


O governo também tem culpa, já que só teremos exigências de verdade para a segurança de carros acontecendo em 2014. "Um dos problemas é que hoje não existe uma normatização em relação à segurança. A exigência de airbag e ABS a partir de 2014 é um começo. Mas as autoridades deveriam criar a legislação e oferecer acesso à informação para que a segurança seja mais cobrada", diz Ward. Enquanto nós ainda temos que esperar até 2014 para termos airbag e ABS de série, na Europa o controle eletrônico de estabilidade (ESP) será obrigatório a partir do ano que vem, "é a tecnologia mais importante desde o cinto de segurança".
Mais caros, Ford Focus e Chevrolet Cruze foram os melhores, com 4 estrelas para adultos e 3 para crianças.
Em um país que montadora quer adiantar o lançamento para não ter que gastar mais com airbag e ABS não se pode esperar resultados melhores. Falando em Fiat, cadê a Volkswagen nos testes desse ano mesmo?


Confira todas as notas dos oitos modelos avaliados esse ano pelo LatinNCAP:

  • Chevrolet Celta (sem airbag): 1 estrela adultos – 2 estrelas crianças
  • Ford Ka (sem airbag): 1 estrela adultos – 3 estrelas crianças
  • Chevrolet Classic (sem airbag): 1 estrela adultos  – 1 estrela crianças
  • Fiat Novo Uno (sem airbag): 1 estrelas adultos – 2 estrelas crianças
  • Nissan March (2 airbags - de série): 2 estrelas adultos – 1 estrela crianças
  • Nissan Tiida (1 airbag): 3 estrelas adultos – 1 estrela crianças
  • Nissan Tiida (2 airbags): 4 estrelas adultos – 1 estrela crianças
  • Ford Focus (2 airbags): 4 estrelas adultos – 3 estrelas crianças
  • Chevrolet Cruze (2 airbags): 4 estrelas adultos – 3 estrelas crianças

Veja vídeos dos crash-tests de Nissan March e Ford Ka:

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Fontes, Fotos e Vídeos: LatinNCAP | Autoesporte | Quatro Rodas

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