Prêmio para o Chevrolet Classic: uma estrela é de se invejar! |
"Atualmente, os automóveis mais vendidos na América Latina oferecem níveis de segurança de vinte anos atrás [em relação à Europa e Estados Unidos]"É, o LatinNCAP desse ano não melhorou em nada os resultados do último. Aliás, até "melhorou", se considerarmos que não teve nota zero, como o chinês Geely teve na última edição. Neste ano, o que mais chamou atenção é o Nissan March, "que enfrentou mais de cinco mil testes" e teve desempenhos diferentes para Europa e América Latina. Ou ainda os carros que mais vendem por aqui com uma estrela.
O teste é feito através de um crash test parcial a 64 km/h. Depois dessa etapa, os carros são avaliados de 1 até 5 estrelas em dois quesitos: na proteção de adultos e de crianças (no último caso, elas estão no banco de trás usando cadeirinha fixadas pelo cinto de segurança).
Uno tem projeto moderno, mas não conseguiu se dar bem no teste. |
Ainda assim, a Nissan deve uma boa (excelente, diga-se de passagem) justificativa ao consumidor brasileiro de por quê o March teve quatro estrelas no mesmo teste lá na Europa (onde é vendido com o nome de Micra), enquanto por aqui teve apenas duas. David Ward, secretário geral do GlobalNCAP, tenta justificar o que acontece: "devem haver diferenças entre os veículos, tanto na qualidade do material quanto em detalhes de design". Nissan, é bom acordar, porque não adianta nada o carro "enfrentar cinco mil testes" e levar uma nota dessa com airbag! Assim, ele nunca será aprovado por mim.
March: "primeiro carro popular japonês" conseguiu bom resultado na Europa e um ruim na América Latina. Por quê a diferença, Nissan? |
O governo também tem culpa, já que só teremos exigências de verdade para a segurança de carros acontecendo em 2014. "Um dos problemas é que hoje não existe uma normatização em relação à segurança. A exigência de airbag e ABS a partir de 2014 é um começo. Mas as autoridades deveriam criar a legislação e oferecer acesso à informação para que a segurança seja mais cobrada", diz Ward. Enquanto nós ainda temos que esperar até 2014 para termos airbag e ABS de série, na Europa o controle eletrônico de estabilidade (ESP) será obrigatório a partir do ano que vem, "é a tecnologia mais importante desde o cinto de segurança".
Mais caros, Ford Focus e Chevrolet Cruze foram os melhores, com 4 estrelas para adultos e 3 para crianças. |
Confira todas as notas dos oitos modelos avaliados esse ano pelo LatinNCAP:
- Chevrolet Celta (sem airbag): 1 estrela adultos – 2 estrelas crianças
- Ford Ka (sem airbag): 1 estrela adultos – 3 estrelas crianças
- Chevrolet Classic (sem airbag): 1 estrela adultos – 1 estrela crianças
- Fiat Novo Uno (sem airbag): 1 estrelas adultos – 2 estrelas crianças
- Nissan March (2 airbags - de série): 2 estrelas adultos – 1 estrela crianças
- Nissan Tiida (1 airbag): 3 estrelas adultos – 1 estrela crianças
- Nissan Tiida (2 airbags): 4 estrelas adultos – 1 estrela crianças
- Ford Focus (2 airbags): 4 estrelas adultos – 3 estrelas crianças
- Chevrolet Cruze (2 airbags): 4 estrelas adultos – 3 estrelas crianças
Veja vídeos dos crash-tests de Nissan March e Ford Ka:
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Fontes, Fotos e Vídeos: LatinNCAP | Autoesporte | Quatro Rodas