10 de mar. de 2010

FIAT É CONDENADA E TERÁ QUE FAZER RECALL DO STILO E PAGAR MULTA

O laudo feito pelo Denatran fez com que a Secretaria de Direito Econômico, vinculada ao Ministério da Justiça, condenasse a Fiat a fazer imediatamente um recall para os Fiat Stilo produzidos à partir de abril de 2004, devido ao conhecido defeito do cubo de roda, que causou vários acidentes e fez várias mitimas.
Foram 8 mortes em 30 acidentes, entre os anos de 2007 e 2008. Por isso, a Fiat foi declarada culpada das mortes, e terá de pagar uma multa de R$ 3 milhões. Desde os primeiros acidentes, peritos de diversos órgãos analisaram os casos, enquanto a Fiat afirmava que não tinha culpa, pois em vários testes feitos por si não constatou nenhum defeito.

Mas o laudo final foi o do Denatran. No mesmo, ficou concluído que o cubo de roda do Stilo não é adequado para o modelo – a mesma peça também é usada em outros modelos, como o Uno -, além de ser de ferro, enquanto deveria ser feita de aço. O pronunciamento oficial da marca italiana, e o anuncio do recall deve ser feito nos próximos dias.

                                                                                                                CONFIRA A DECLARAÇÃO DA FIAT:
" A Fiat Automóveis informa que cumprirá a inusitada decisão do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), que a surpreendeu, e determinará em breve a realização de recall para a substituição do cubo da roda traseira do Fiat Stilo, nos casos em que o veículo se enquadrar na decisão dos órgãos oficiais. A empresa reitera, entretanto, que os modelos Fiat Stilo não apresentam qualquer inconveniente nem risco ao consumidor, conforme sustenta laudo técnico elaborado por sua área de Engenharia, confirmado pelo Inmetro e outras instituições técnicas.

Com base nesta convicção, a Fiat Automóveis informa que tomará, de imediato, a providência de recorrer da decisão nas esferas competentes, em busca do pleno esclarecimento dos fatos. A decisão do DPDC se baseou em laudo da empresa CESVI, contratada pelo Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, do qual a Fiat não teve conhecimento prévio nem oportunidade de manifestar-se. A Fiat discorda totalmente do referido laudo e da decisão do DPDC.

A Fiat vem tranquilizar os seus clientes no tocante à segurança do modelo Stilo, recordando que foi a primeira montadora de automóveis no Brasil a convocar espontaneamente um recall, em clara demonstração de transparência e respeito ao consumidor. São princípios que sempre nortearam a conduta da empresa. "

Retirado do Site Notícias Automotivas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)