O Sandero é/era feio (muita gente critica o visual do hatch). Assim como seu irmão, Logan. A diferença aqui é que o Logan continuou feio (respeitando o gosto de todo mundo), o Sandero não ficou bonito, mas ficou mais aceitável (respeitando o gosto de todo mundo), apesar de, a traseira não ter ficado muito harmônica com a nova dianteira.
Essa nova dianteira, mais limpa, busca um family-feeling maior, e traz a grade abaixo, com novo desenho, os faróis de neblina também sofreram alteração. Na lateral, a maior mudança é a parte emborrachada, no lugar de um friso, por exemplo. A traseira ganhou poucas alterações, como nova disposição de luzes (na lanterna) e o nome (e logotipo) do modelo centralizado na tampa do porta-malas.
O interior ganhou novos tecidos e cores, deixando o hatch mais moderno. O painel central, por exemplo, agora tem acabamento em preto brilhante/black piano.
Agora, também existe uma alavanca, no interior, para abrir o porta-malas de dentro do carro.
Seguindo, mais uma vez, o Logan, os comandos dos vidros elétricos, que antes ficavam no painel por corte de custos na fiação, agora estão na porta. Talvez, a mudança que o consumidor irá sentir mais na prática. Sem dúvida, uma tentativa de arrumar a imagem do carro e (começar) a reposicioná-lo.
Começar porque a Renault ensaiou, mas não apresentou o modelo com câmbio automático. Uma jogada de mestre? Talvez, já que o seguimento ainda ganhará algumas novidades. Enquanto as vendas estiverem boas (e tenha certeza que estão), demorará um pouco mais para o Sandero subir (pelo menos um pouco) de nível, e ainda mais, ganhar o câmbio. Mas acontecerá...
Essas são as principais mudanças do Sandero. De resto, ele continua o mesmo, com o baita espaço que o consagrou, seu preço baixo e a garantia de três anos. Pelo menos por agora.
Ah, falando em preços, o reposicionamento ensaido não se nota aqui, já que sofreram redução, principalmente na versão "aventureira" Stepway:
- 1.0 Authentique - R$ 28.700 (completamente sem nada: não tem nem ar quente, nem limpador e desembaçador traseiro e antena, para equipá-lo com isso, se gasta R$550, R$1700 se for com a direção hidráulica)
- 1.0 Expression - R$ 31.300
- 1.6 Expression - R$ 33.600
- 1.6 Privilège - R$ 40.400
- Stepway (1.6) - R$ 42.600 (custava R$ 45.690, foi a que mais sofreu desconto)
No
Final...
>> O Sandero mudou e ficou um pouco melhor na aparência. AINDA não subiu de nível, nem ganhou o sonhado câmbio automático, mas é uma carta na manga da Renault, é questão de tempo. Além de outras melhorias, a redução no preço vai ser vital para manter as já excelentes vendas do carro-chefe da montadora, aliado à garantia de 3 anos, vai ser difícil segurar o Renault. Seu único ponto fraco é o visual, e é aí que seus futuros novos concorrentes (a maioria) se baseiam. Ele já venceu esse tipo de briga (olha aí o Punto), será que ele vence de novo?
[]
Sandero 2012
Fotos: Renault/Divulgação
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