21 de ago. de 2011

Detalhes do up!, o popular inovador da Volkswagen

A Volkswagen promete uma grande revolução no seguimento de compactos com a versão de produção do UP! (que já tinha sido apresentado como conceito). Hoje, a montadora divulgou as primeiras informações oficiais a respeito do modelo, que “vai redesenhar o segmento de compactos NO MUNDO”, assim como foi com o Fusca (segundo o marketing - nada modesto - divulgado). Mas o que é, afinal, que esse modelo tem pra ser tão diferente assim?

Com 3,54 metros de comprimento, 1,64 m de largura e 1,48 m de altura, o UP é assumidamente urbano, com apenas 251 litros no porta-malas. E mata o nosso Fox, que era exportado para países europeus. Realmente, o jeito do modelo lembra o do nosso compacto. O visual é praticamente o mesmo do conceito, o que acrescenta pontos a favor da inovação prometida pela marca, mas isso não quer dizer que é revolucionário.


Outra inovação que realmente pretende abalar o seguimento é o conteúdo tecnológico embarcado no hatch. Sistemas multimídia de última geração não tem nada a ver com a identidade mais conservadora da Volkswagen, mas adoramos os brinquedinhos, não é mesmo? Ainda mais em um seguimento de entrada. O sistema tem aplicativos e é sensível ao toque.


Não é só no conforto que o UP surpreende: a tecnologia na área de segurança é digna de modelos bem mais caros. Airbag duplo e freios ABS (que ainda nem são obrigatórios no Brasil)? Isso é ultrapassado perto do que o compacto traz: o City Emergency Braking é um sistema que freia sozinho quando o carro está a até 30 km/h (parecido com o da, elogiada no assunto, Volvo), graças a sensores a laser, promete evitar batidinhas de trânsito.


O UP também trará motores novos, como um 1.0 de 3 cilindros a gasolina com a tecnologia Bluemotion, de 60 ou 75 cv de potência, além de um movido a gás natural, com 68 cv. Start-Stop (óbvio) estará presente no modelo. E uma versão elétrica já está em estudo.


O painel é personalizável.
Apesar de ser personalizável (conceito utilizado em modelos como MINI e Fiat 500/Uno), o design é o que menos traz inivação para o modelo, apesar de ter conservado formas do conceito. As linhas simples e retas da VW também são utilizadas, mas esse é o modelo, talvez, mais diferente de toda a gama da montadora alemã.


As linhas simples também são utilizadas por dentro, e apesar de ser completo e personalizável, chega a lembrar o primeiro Uno justamente por sua simplicidade. Aqui, ele não se parece com um VW.




Mais detalhes não foram divulgados, apenas que o modelo será totalmente revelado no Salão de Frankfurt (setembro), onde será seu lançamento. As vendas começam na Europa em dezembro. No Brasil, há quem diga que o carro PODE vir em 2014. Se ele vier mantendo o título (e preço) de compacto, e não de compacto premium, já está bom, mas acho difícil.


Mas o up! é inovador? Claro que é, mas ele é mais inovador mesmo por seus equipamentos. Claro, isso não é ruim. mas será que ele será inovador a nível mundial mesmo? Se ele vier, por exemplo, para o Brasil manterá o nível e o preço? Se ele responder que sim, daí será inovador no mundo todo. Senão, pelo menos na Europa, as concorrentes vão ter que se mexer, ele vai dar trabalho.




_________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)