Com 3,54 metros de comprimento, 1,64 m de largura e 1,48 m de altura, o UP é assumidamente urbano, com apenas 251 litros no porta-malas. E mata o nosso Fox, que era exportado para países europeus. Realmente, o jeito do modelo lembra o do nosso compacto. O visual é praticamente o mesmo do conceito, o que acrescenta pontos a favor da inovação prometida pela marca, mas isso não quer dizer que é revolucionário.
Outra inovação que realmente pretende abalar o seguimento é o conteúdo tecnológico embarcado no hatch. Sistemas multimídia de última geração não tem nada a ver com a identidade mais conservadora da Volkswagen, mas adoramos os brinquedinhos, não é mesmo? Ainda mais em um seguimento de entrada. O sistema tem aplicativos e é sensível ao toque.
Não é só no conforto que o UP surpreende: a tecnologia na área de segurança é digna de modelos bem mais caros. Airbag duplo e freios ABS (que ainda nem são obrigatórios no Brasil)? Isso é ultrapassado perto do que o compacto traz: o City Emergency Braking é um sistema que freia sozinho quando o carro está a até 30 km/h (parecido com o da, elogiada no assunto, Volvo), graças a sensores a laser, promete evitar batidinhas de trânsito.
O UP também trará motores novos, como um 1.0 de 3 cilindros a gasolina com a tecnologia Bluemotion, de 60 ou 75 cv de potência, além de um movido a gás natural, com 68 cv. Start-Stop (óbvio) estará presente no modelo. E uma versão elétrica já está em estudo.
O painel é personalizável. |
As linhas simples também são utilizadas por dentro, e apesar de ser completo e personalizável, chega a lembrar o primeiro Uno justamente por sua simplicidade. Aqui, ele não se parece com um VW.
Mais detalhes não foram divulgados, apenas que o modelo será totalmente revelado no Salão de Frankfurt (setembro), onde será seu lançamento. As vendas começam na Europa em dezembro. No Brasil, há quem diga que o carro PODE vir em 2014. Se ele vier mantendo o título (e preço) de compacto, e não de compacto premium, já está bom, mas acho difícil.
Mas o up! é inovador? Claro que é, mas ele é mais inovador mesmo por seus equipamentos. Claro, isso não é ruim. mas será que ele será inovador a nível mundial mesmo? Se ele vier, por exemplo, para o Brasil manterá o nível e o preço? Se ele responder que sim, daí será inovador no mundo todo. Senão, pelo menos na Europa, as concorrentes vão ter que se mexer, ele vai dar trabalho.
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