15 de fev de 2012

Nova S10 se inspira no sucesso de quando chegou por aqui (e na Hilux)

Linhas refinadas combinadas à robustez: S10 é o primeiro projeto brasileiro da GM realmente bonito. (Chevrolet/Divulgação)
O primeiro grande lançamento do ano está prestes a chegar nas concessionárias. Foram 16 anos de sucesso, e de uma espera gigantesca por atualizações. Mesmo assim, a picape S10, da Chevrolet, resistiu ao rudimentarismo, e agora, se mostra uma picape bonita, de luxo e totalmente moderna. Mas que esperar muito tempo para receber uma atualização muito boa, não vire lição para outras marcas. Sim, a S10 enfim ganhou sua nova geração, e está tão boa quanto chegou por aqui.
"Passaram-se longos 16 anos. De estradas esburacadas, de rodovias recém asfaltadas, de estradas de chão batido, como se diz no interior. [E um pouco de defasagem também, né Chevy?] Hoje, quase metade da frota circulante de picapes médias no Brasil, ostenta o logotipo da Chevrolet."
A S10 voltou a ter aparência de picape de luxo. (Chevrolet/Divulgação)
A partir deste ponto, a picape deixa de ser um dos patinhos feios da categoria (junto com a Ranger) para se tornar a candidata ao posto de mais bonita do seguimento. A inspiração, claramente, veio da Toyota Hilux, e esse parece ser o primeiro projeto da marca que dá orgulho de ser brasileiro (os outros foram os horríveis Agile, Montana e Cobalt), alinhado aos designs americano e europeu, muito mais completos e atraentes. O equilíbrio entre elegência e robustez parece ter ficado perfeito.

E é justamente nesse equilíbrio que a picape da GM irá se vender: as versões (são nada mais, nada menos, do que 12 -- veja mais ao fim do post) de entrada são simples, mas ainda assim bonitas e com ar de modernidade, enquanto a versão top é elegante, justamente como funciona na gama Hilux e companhia. A marca quer atender a todos os públicos sem aparência de carro pobre que, vamos combinar, começando aos R$ 60 mil, realmente não pode existir.
Chevrolet
Interior é dividido no que a GM chama de "Dual Cockpit" (Chevrolet/Divulgação)
O interior foi outro ponto que cresceu exponencialmente em qualidade e desenho. Esqueça aquelas luzes de iluminação verdes de duas décadas passadas, as luzes agora estão no novo e moderno padrão Blue Ice da marca. Fora isso, o interior não parece o de uma picape (quem dirá com o da antiga geração), os traços são de carro de pesseio, não que isso seja ruim, já que, ao meu ver, é o principal trunfo da Amarok, por exemplo, a semelhança com carros de passeio.

A gama de motores é composta do já conhecido (e que salvou as vendas do modelo por ser flex) 2.4, e de um 2.8 diesel, que rende 180 cavalos. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de seis. A variedade de versões se dá graças a opções de cabines simple e dupla, trações 4x4 ou 4x2 e três níveis de acabamento, levando a picape começar seus preços nos R$ 58.868 e chegar aos R$ 132.250, variação assim já vista na Hilux.
S10 é a primeira picape a ter lanternas em LED (para a versão top) no Brasil. (Chevrolet/Divulgação)
Os números mostram que a S10 não cresceu só em beleza e qualidade. Quase tudo cresceu: para cima foram 6,9 centímetros (totalizando 1,79 metro); para os lados, 10 cm (1,88 m); o comprimento ficou 8,7 cm (5,35 m) maior; mas o entre-eixos diminuiu 2,6 cm (e ficou com 3,1 m). A S10 agora é a referência na capacidade de carga, graças a possibilidade de aguentar 1,3 tonelada (1.303 kg).

Nova S10 tem tudo para ser um sucesso
"mais bonito". (Chevrolet/Divulgação)
No final...
Mais do que ser uma boa opção no seguimento, a nova S10 prova que com a nova geração, agora, é uma das melhores, graças ao salto de qualidade e beleza, que foi enorme. E a Chevrolet devia isso ao modelo, por todo o sucesso que fez quando chegou aqui e continuou fazendo mesmo defasada, a picape virou um ícone da marca que, diferente do Vectra, tem tudo para se redimir com as falhas que ganhou nos últimos tempos.

Preços, versões e equipamentos da Nova S10 2013:
(Chevrolet/Divulgação)

Motor 2.4 Flex
  • Cabine simples 4x2 LS manual - R$ 58.868
  • Cabine simples 4x2 LT manual - R$ 61.890
  • Cabine dupla 4x2 LS manual - R$ 66.350
  • Cabine dupla 4x2 LT manual - R$ 72.490
  • Cabine dupla 4x2 LTZ manual - R$ 84.400
Motor 2.8 Diesel
  • CS 4x4 LS manual - R$ 85.400
  • CD 4x2 LT manual - R$ 98.900
  • CD 4x2 LT automática - R$ 103.900
  • CD 4x4 LT manual - R$ 109.500
  • CD 4x4 LT automática - R$ 113.400
  • CD 4x2 LTZ automática - R$ 117.400
  • CD 4x4 LTZ automática - R$ 135.250
A LS, tanto 2.4 quanto 2.8, sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, ABS , computador de bordo, banco do passageiro maior (para acomodar dois ocupantes), limited slip (sistema de deslizamento limitado do diferencial). Com motor 2.8, há o seletor de tração, já que é 4x4. LT acrescenta alarme antifurto, airbag duplo (cabine dupla), chave canivete, coluna de direção regulável, desembaçador do vidro traseiro, farol de neblina, gancho de reboque dianteiro, retrovisores com setas, tampa traseira com chave (cabine dupla), travas elétricas, rodas aro 16, CD player/MP3 com Bluetooth , entrada mini-usb e entrada auxiliar, piloto automático com controles no volante e vidros elétricos nas quatro portas.

Já a LTZ, vem a mais com ar-condicionado digital, acabamento cromado, bancos do motorista com ajustes elétricos, controles de tração e de estabilidade (diesel), controles do sistema de som, áudio e piloto automático no volante, luz de neblina traseira, lanternas traseiras em LED, regulagem elétrica dos faróis, bancos revestidos em couro, alavanca de câmbio, maçanetas externas com acabamento cromado, rodas de liga leve aro 17, parachoque traseiro com molduras cromadas, estribos laterais e rack de teto.

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Fontes: Chevrolet/Divulgação / Autoesporte

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