![]() |
A versão Fiat do Dart será mais sóbria e "delicada". (JokeForBlog)
|
![]() |
A versão da Fiat ficará ainda mais parecida com o Siena e com grade semelhante a da reestilização do Linea. (Chrysler/Divulgação e JokeForBlog)
|
A Fiat escolheu um nome "sem sal" para batizar a sua versão do imponente Dart, Viaggio ("viagem" em italiano), e não é a toa. Pelas primeiras imagens, podemos perceber que o Dart da Fiat é mais manso, calmo, dócil, fofinho... e por aí vai. Isso não quer dizer que ele é feio, apenas que perdeu a cara nervosa, o que até faz sentido, afinal, a Fiat não tem uma essência tão esportiva e invocada como a da Dodge.
Para ajudar nessa aparência mais calma, os faróis parecem menores, na frente e, ao invés de plásticos pretos e brilhantes (mais esportivos), o uso dos cromados é grande. Na traseira, a sobriedade veio através das lanternas, que perderam as luzes de freio que liga as duas peças no Dart, onde agora há um enorme friso cromado com o logo da marca. Além disso, a placa subiu para a tampa do porta-malas e as lanternas ganharam um novo layout interno, também com cromados.
![]() |
Desenho interno das lanternas lembra do Novo Jetta; no detalhe, comparação com o Dodge Dart. (Fotos: JokerForBlog e Chrysler/Divulgação)
|
O que a Fiat mostra com o Viaggio (nome que pode sofrer alteração por aqui; se cogitou até Tempra), é que vem aí mais uma marca que conseguirá fazer boas alternativas para uma mesma plataforma, como já faz a Volks. O sedã, com poucas alterações, ficou com uma proposta bem diferente da versão Dodge. Só é preciso saber se, no Brasil, não haverá canabalização por conta de serem parecidos. Com o Freemont e o Journey a estratégia não parece ter dado certo, mas Viaggio e Dart têm uma arma: são muito mais atraentes, pelo menos, enquanto estão modernos, será que isso durará até 2014?
![]() |
Faróis da nova minivan da Chevrolet são um misto de novos Ford, S10 e, no fundo, uma pitada de Agile. (Flagra: UOL)
|
Porém, a alegria durará pouco: primeiro que, na dianteira, a Spin virá com a tal grade bipartida e, possivelmente, desatualizada. Segundo, na traseira, as linhas remetem sim ao Agile e lembra-se bastante do conceito GPix (que deu origem ao hatch) ao prestar atenção nas lanternas do novo modelo, que deverá usar os atuais motores 1.4 e 1.8 (não o do Cruze) da GM. Quanto ao interior, ainda não sabemos nada, mas como bem observou UOL Carros, responsável pela divulgação das fotos, em breve teremos novidades, já que a fase é de pouca camuflagem.
![]() |
Parece que a traseira será o ponto fraco do modelo. (Foto: UOL Carros)
|
Fontes: JokeForBlog // Car And Driver // UOL Carros
Nenhum comentário:
Postar um comentário