22 de ago de 2012

Novo sedã da Chevrolet: novo motor, novo interior, novo design e... é o Prisma!

Frente é igual à do hatch; faróis terão detalhes azuis para dar ar futurista. (Vrum/Estado de Minas)

Em julho, foi publicado um post com atualizações a respeito do Chevrolet Ônix, com foco no hatch. Foi falado do visual, do seu público-alvo (e quem ele aposentaria ou não), além do nome (que agora, segundo o Autos Segredos também, deverá ser Ônix mesmo). Agora é a vez de falarmos do sedã fruto do mesmo projeto. A primeira coisa que chama a atenção é o fato da marca decidir não abandonar o nome Prisma, bem cotado com taxistas e consumidores no geral (que gostam do modelo por ele ter um bom custo e lembrar o Vectra no desenho), além disso, também vale notar o vazamento do interior de ambos os carros.

Enquanto o Celta não deve ir embora, mas sim continuar sendo o Mille da GM, o Prisma atual (que deve deixar de ser produzido em setembro), pelo contrário, pode ir embora antes mesmo da chegada do seu sucessor, isso porque o Novo Prisma -- que já tem até domínio registrado na web -- só deve chegar no início de 2013, segundo o Vrum. Porém, há chances dele ser mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.

Quanto à motorização, tanto hatch quanto sedã devem adotar uma atualização do já conhecido 1.4 Econo.Flex, utilizado no atual Prisma, Cobalt e Agile. Essa atualização deve deixá-lo mais potente, segundo Autos Segredos. Construído sob a plataforma Gama II, a mesma do Opel Corsa, Chevrolet Cobalt e Spin, o interior do Ônix e do Novo Prisma herda traços dos dois últimos nas formas, cores e materiais, o que, no geral, pode ser entendido como algo bom.
Interior de Ônix e Novo Prisma pode ser uma grata surpresa. (Autos Segredos)

Ainda bem que, se na plataforma e no interior, eles herdam traços dos monstrengos não se pode dizer o mesmo do desenho. O Prisma herdará o mesmo conjunto frontal decente do Ônix, não é nada espetacular, como já foi dito, mas também não é um horror como nos outros últimos casos da marca. Na lateral, o Prisma herda também as portas dianteiras (coluna B) da versão hatch, mas na caída do teto é totalmente independente, ganhando modernos ares de cupê, como no Hyundai Elantra.

A traseira é simples e curta, tendo uma tampa vincada ao meio com abertura relativamente pequena, o que pode dificultar na hora de colocar as bagagens (ainda não se faz ideia do volume do porta-malas), mas o conjunto, no geral, é bonito. Ponto para a Chevrolet que, tirando o Cruze, há tempos não faz o desenho traseiro de um modelo decente.
Linha de cintura alta e atraente: o novo Prisma deverá ser dos mais bonitos Chevrolet ultimamente. (Vrum/Estado de Minas)

Na questão de preços, é bom esperar que eles fiquem próximos de Gol, Palio, HB20 e Etios, ou seja, aproximadamente R$ 30 mil, inclusive para o sedã, que não pode encarecer muito ou chegará no território do Cobalt. Airbag deve ser de série em todas versões, que seguirão o padrão LS (mais simples), LT e LTZ (top).

Estou otimista em relação aos frutos desse projeto. Se tudo se confirmar, eles serão os primeiros Chevrolets realmente 100% atraentes dessa nova safra. E quando eu falo atraentes, estou falando de preços, equipamentos e visual. Serão carros honestos, competitivos e, ainda bem que a marca nos ouviu, sem cara de Alien.

[Vrum/Estado de Minas  // Zero Hora // Autos Segredos]

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)