O Auris é equivalente a um hatch do Corolla. (Toyota/Divulgação) |
O problema foi na hora de mostrar
um novo Corolla japonês, totalmente ultrapassado e bem feio, claramente um
retrocesso. Porém, as primeiras imagens do novo
Auris mostram que o caminho voltou a ser aquele que deu origem ao Avalon
2013, bem mais atraente.
A traseira também tem um quê de Mitsubishi. (Toyota) |
Apesar de manter, lá no fundo, o
ar de Toyota (o que passa o positivo ar de identidade visual), o design dos
modelos está mais invocado e vincado, com linhas modernas. É como se fosse uma
mistura de New Civic (o antigo) com os carros em escultura fluída da Hyundai,
ambos que caíram no gosto do público. Além disso, tudo está mais redondo e
menos reto, mais de acordo com as propostas de design dessa década.
Este é o interior do Auris, que segue a mesma linha do Avalon. (Toyota/Divulgação) |
Se compararmos o painel do sedã
vendido no Brasil com o do concorrente Civic, o segundo dá um banho no Toyota
(imagine então se estendermos a briga aos sul-coreanos), mas se o Civic
enfrentasse os novos modelos da Toyota, poderia muito bem sair com uma
inesperada derrota.
O que importa é que os japoneses
parecem ter acordado para vida, mas os resultados da feiura de alguns Toyota
ainda serão colocados em cheque, como com o Etios, no Brasil. O modelo deverá
obter sucesso, mas os japoneses devem olhar para o HB20 e comparar: se tivessem
apostado em design, o resultado seria ainda melhor? Talvez, eles já tenham
feito essa mesma pergunta em alguns outros mercados e, por isso, nós temos
Auris e Avalon para tirar a imagem de careta da marca.
Avalon é um sedã grande americano muito mais atraente do que alguns Toyota que rodam o mundo. (Toyota) |
[Toyota/Divulgação, Jornal do Carro]
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