13 de set. de 2012

Hyundai HB20: a revolução dos coreanos enfim chega ao Brasil de forma plena

Autoesporte
Enquanto no resto do mundo o dia 12 de setembro de 2012 (ontem) entrará na história por conta do novo iPhone 5 (que você pode ver aqui no Qubo Start), no Brasil, o dia ficará marcado como a revelação do esperado concorrente da Hyundai para Volkswagen Gol, Fiat Palio e companhia, o HB20. Você vai conferir neste post as informações a respeito do carro, fotos, preços e equipamentos e, claro, as primeiras impressões do FVC. Vale a pena mudar para a Hyundai? O HB20 faz bonito como sugere o visual?

Gol e Palio, tremam de medo, o Hyundai HB20 chegou. Ok, talvez nem tanto assim. O compacto da Hyundai chega com bom custo-benefício: ar condicionado, direção hidráulica, airbags frontais, vidros e travas elétricas e computador de bordo (o essencial) de série, mas esperava um preço mais perto dos R$ 28 mil, afinal, Gol e Palio com esses equipamentos estão tão próximos de R$ 32 mil quanto os R$ 31.995 pedidos pelo sul coreano naturalizado brasileiro. A Hyundai, porém, ainda pode preparar uma versão mais em conta e sem alguns desses equipamentos.

O HB20 começa a ser produzido no dia 20 deste mês, em Piracicaba. Essa fábrica tem condições de produzir cerca de 150 mil carros por ano. Desse número, 90 mil unidades (cerca de 7.500/mês) devem ser do hatch, e o restante de uma versão sedã já confirmada que chega em março do ano que vem, além de uma versão aventureira. O lançamento do modelo está marcado para o dia 10 de outubro. E a Hyundai quer vender 25 mil unidades (um mês do VW Gol) até dezembro deste ano, média de 6.250/mês.
O interior é bem cuidado: sem rebarbas, encaixes bem-feitos e bons materiais. Além disso, tem aquele ar de Hyundai mais caro. O HB20 também está na frente de seus concorrentes nesse aspecto. (Hyundai Motor Brasil / Divulgação)

Equipamentos: custo-benefício não é tão matador, mas é bom

O Novo Gol é pobre de equipamentos, mas tem um preço inicial mais em conta do que o HB20: R$ 27.990. Equipando-o com airbag, ABS, direção hidráulica e ar-condicionado (vidros e travas elétricas são de série), o preço sobe para R$ 32.950. Mais caro do que o HB20, mas aceitável, pois já conta com o ABS, o que não vem no coreano.

Porta-malas de 300 litros é maior do que Gol (285) e
Palio (280) (Hyundai/Divulgação).
Hyundai fez questão de manter mimos vistos em carros mais
caros da empresa. (Hyundai/Divulgação)
O Palio também não é tão equipado (o hatch da Fiat é até que bem completo, mas a partir da versão 1.4). Deixando o preço de partida, R$ 28.440, e equipando o italiano com ar-condicionado, vidros e travas elétricas e faróis de neblina (Kit Creative I) mais airbag duplo e freios ABS (pacote HSD, que é atrelado ao Kit Comfort -- porta óculos, volante com regulagem de altura e 3º apoio de cabeça traseiro), chegamos aos R$ 33.280. Compensa mais dar uma olhada no 1.4 que, equipado com ar (o resto já é de série, inclusive o HSD), sai por R$ 35.942.

Motores: "o motor ultramoderno do seguimento, mais potente que Gol e Palio..."

O HB20 tem dois motores: 1.0 três cilindros e 1.6 (ambos vindos da Kia, marca pertencente ao grupo; o primeiro equipa o Picanto e o segundo o Cerato), justamente as mesmas opções disponíveis no Gol. A diferença é que os motores do Hyundai são mais potentes do que os de seu arquirrival -- "pena" que a marca decidiu não utilizar os "comerciais superlativos" para o compacto (veja mais ao fim do post).

Enquanto o 1.0 do HB20 rende 80 e 76 cv com álcool e gasolina, respectivamente, os números do Gol são 76 e 72 cavalos. Em se tratando de motores 1.6, os as potências são as seguintes: 128 e 122 cv para o coreano e 104 e 101 cv para o alemão. HB20 ganha de lavada nesse quesito.

Já contra o Palio, há mudanças: o italiano também tem uma versão 1.4, mas os motores de entrada da Fiat são tão fracos que chega a dar vergonha: 75/73 cv (e/g) para o 1.0, 88/85 cv para o 1.4. No caso do 1.6, a montadora italiana até que vai bem: 117 e 115 cavalos. O HB20 também se sai vitorioso.

Autoesporte


Manutenção & Garantia: preços fixos e 05 anos

A Hyundai Motor Brasil (como se chama a companhia sem-Caoa) anunciou que a garantia de 05 anos sem limite de quilometragem, item tradicional de seus veículos, se mantém no HB20. Além disso, prometeu preços de revisão fixos e "honestos" e dará de "brinde", na faixa, as duas primeiras visitas à concessionária (revisões de 10 e 20 mil km).

Quer saber quanto custará cada revisão do HB20? 
Então, curta o FVC no Facebook e confira!

Falando em concessionária, você não encontrará o HB20 na maioria das concessionárias tradicionais do Grupo Caoa. Algumas até venderão o modelo, mas a marca planeja ter 150 pontos de venda exclusivos da linha HB. Até o fim do ano, esse número deve chegar aos 200 pontos. Como identificar uma dessas concessionárias? Além da sigla "HMB" antes do nome da revenda, elas contarão com o "Blue Gate", uma espécie de adorno nas portas na cor azul, diferente do tradicional prata das concessionarias Hyundai-Caoa.

Quanto ao seguro, a marca diz que  custará R$ 1300 para as versões 1.0 e R$ 1600 para as 1.6. E ponto. É isso mesmo, independente do perfil do dono do veículo.
Design: o calcanhar de Aquiles. Da concorrência

Vamos combinar que, por mais simpático que seja o Novo Palio ou por menos que o Gol desvalorize por conta de suas linhas simples, ambos não batem o desenho do novo Hyundai (o que dizer do Etios?). A marca conseguiu, com um enorme sucesso, importar as linhas em escultura fluída de seus modelos maiores e mais caros, como do sedã Elantra e do Novo i30.

Teasers do HB já mostravam o tão desejado DNA Hyundai.
E só Deus sabe como essas linhas são desejadas pelos brasileiros! Não adianta, é a assinatura da Hyundai, que só ela tem, só ela sabe fazer e que caiu no gosto do povo. Imagina quando se tornar conhecimento público que a marca está lançando um modelo acessível com as tais linhas... Com a tal grade hexagonal, com os tais faróis esticados e trabalhados, com aquelas laterais vincadas e agressivas ou com aquela traseira de Novo i30. Não vai ter jeito. E as concorrentes devem saber bem do que estou falando. Não é à toa que a Chevrolet se empenhou um pouquinho mais para não lançar o Onix tão feio como Cobalt e Agile.

O design acaba sendo o ponto-chave do HB20: é ele que transmite o poder da Hyundai de "enfeitiçar" os consumidores; é ele que passará a mensagem: "olha, eu tenho um Hyundai"; é ele que será assunto de conversa e de  pescoços virados. Claro, os motores modernos, o bom custo-benefício, a excelente garantia e a promessa de manutenção simples e barata irão ajudar na hora do consumidor decidir trocar a marca pela qual está acostumado, mas o design... O design o fará assinar o cheque. Porque será esse design que representará tudo isso. E esse design? Só a Hyundai tem.




No final...

Quando a Hyundai começou a levar sério esse negócio de crescer, fez carros tão confiáveis mecanicamente quanto os japoneses, contratou designers para criar uma identidade própria e -- quem diria -- diferente de tudo o que tinha no mercado e o mais importante: os carros tinham preço justo e inovações na hora do seguro e da manutenção.
Galeria de Fotos do HB20 no Facebook do FVC!
Só que, até então, tudo isso tinha acontecido apenas nos EUA e, em partes, na Europa. Claro, as novas linhas chegaram a todo o globo, mas o resto nem tanto (ainda mais quando se tem uma Caoa por trás). Mas agora, com o HB20, está tudo aqui: o bom preço, o bom nível de equipamentos, um seguro diferenciado e as tão atraentes linhas. Foi uma revolução lá. Imagine, então, aqui, onde a marca é tão prestigiada e desejada. Tem como impedir esse sucesso?

Versões, preços e equipamentos

HB20 Comfort 1.0: R$ 31.995 /  1.6: R$ 36.995 
Vem com ar-condicionado, direção hidráulica e airbag duplo, mas sem ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de força) nos freios. Outros itens a destacar são computador de bordo com seis funções, regulagem de altura do banco do motorista, limpador traseiro, moldura negra para os faróis e diversos porta-trecos. 1.6 acrescenta ABS e EBD, além de detalhes na cor da carroceria e cromados.


HB20 Comfort Plus 1.0: R$ 33.995 /  1.6: R$ 38.995 
Pacote anterior, acrescido de vidros elétricos dianteiros e traseiros (one touch à frente), chave canivete com abertura de portas e desembaçador traseiro.

HB20 Comfort Style 1.0: R$ 37.995 /  1.6: R$ 42.995 (M/T) e R$ 45.995 
Acrescenta ABS e EBD, faróis de neblina, regulagens de posição da coluna de direção, retrovisor elétrico, sistema de áudio double DIN com entradas AUX e USB e comandos no volante (opcional nas versões anteriores, a R$ 995), detalhes cromados e rodas de liga de aro 14.

HB20 Premium 1.6: R$ 44.995 (M/T) e  R$ 47.995 (A/T)
Versão completíssima do compacto, oferece itens exclusivos como sensores de luminosidade e de estacionamento, volante revestido em couro, máscara dos faróis cromada, rodas de liga de aro 15 e interior em tom claro.


Comercial


[Hyundai/Divulgação (quem disse que iríamos escrever isso um dia?), Fiat/Divulgação, VW/Divulgação, UOL Carros e Autoesporte]

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