13 de nov de 2012

Menos de um ano após lançamento, Honda muda visual do Civic nos EUA pra (muito) melhor

Conheça o New New New Civic. (Honda/Divulgação)

As primeiras fotos oficiais do (agora antigo) Novo Civic foram apresentadas em fevereiro, mas o modelo tinha ficado tão feio que depois de apenas nove meses a marca está lançando uma versão "alternativa" para esta geração, nos EUA. Após oito meses de mercado, as vendas não caíram, mas atingiram uma das coisas que sempre foi diferencial da Honda: o elogio da imprensa.

Com um alto índice de críticas, a marca foi rápida até demais: redesenhou dianteira e traseira, com novos faróis, parachoques, grade e lanternas. O resultado? Com certeza, melhorou. O Civic ficou mais esportivo e bonito, já que estava um tanto quanto conservador na última geração. As linhas estão mais de acordo com a geração anterior à que está sendo substituída, o New Civic original e que virou sucesso aqui no Brasil.

Mas a mudança foi tão grande assim? Para falar a verdade, nem sempre grandes mudanças trazem um resultado melhor, ao passo que pequenas mudanças o podem fazer. E foi exatamente isso que aconteceu. Por exemplo: as lanternas, praticamente, apenas ganharam um extensor (diferente do que foi recebido aqui no Brasil, no lançamento desta geração), mas o visual ficou mais requintado, com um quê de linha DS, da Citroen. A frente mudou menos ainda, mas o pouco que mudou a deixou muito mais esportiva e agressiva. As novas rodas também contribuem para o visual melhorado.

O Civic está bem mais bonito, elegante, agressivo e esportivo. As lanternas voltam a ser verticais, divididas pelo porta-malas, uma tradição quebrada na última geração. (Honda/Divulgação)

A última geração do Civic foi um grande erro da Honda, que estava numa má fase de design (vamos torcer para que a boa mexida no sedã melhore todo o resto), já que o modelo estava tão sem sal quanto o Corolla. Mas ela se redimiu com os EUA, onde chega no fim do mês, junto com o Salão de Los Angeles.

Como o resto do mundo não é os EUA, ainda não se sabe se/quando a bem-vinda reestilização chegará. A Honda do Brasil, porém, já anunciou a versão 2.0 flex sem tanquinho para março de 2013 em nosso país, no Salão do Automóvel, e também que não adotará o novo design, infelizmente. Mudanças em nosso Civic devem ficar para 2014.

[Honda/Divulgação, Autoesporte, Autos Segredos, Jornal do Carro e De Zero a Cem]


Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)