20 de nov de 2012

Audi (sim, Audi) dá primeiros indícios de que Novo Golf já está sendo testado no Brasil

O que um Audi S3 faz na fábrica da Volkswagen? (Foto: Diogo Dias, para Car And Driver)

Uma das coisas mais elogiadas no Grupo Volkswagen é a independência entre suas marcas, dentro das possibilidades, claro. Por exemplo: a Audi tem seus modelos baseados em carros da Volks (e vice-versa), mas o que terá neste carro e como ele será vendido, assim como o design, é escolha da marca premium, que tem operações bem independentes, até com fábricas individuais para cada uma delas. Mas então, o que tem a ver a Audi com o Novo Golf no Brasil?

É exatamente o fato de Audi não ter tanto assim a ver com a Volkswagen. Afinal, se não há compartilhamento de fábricas e as operações são independentes, por que um Audi S3 (a versão mais nervosinha do hatch A3) está numa das unidades brasileiras da Volks? Tudo bem, a Audi trará esse modelo para cá, mas a nacionalização de um modelo Audi não tem nada a ver com a Volks, pelo menos, não ultimamente.

Essa teoria toda, de que o modelo da Audi dentro da fábrica da Volks é, na verdade, para testar um Novo Golf, é da revista Car And Driver, graças à fotos obtidas por Diogo Dias, fotógrafo da publicação. A história toda até faz sentido, já que ambos os carros utilizam a plataforma MQB -- e a Volkswagen precisa testar o comportamento da mesma no solo brasileiro (que não é nada convidativo a modelos europeus), aparentemente, sem chamar tanta atenção.

Outro motivo pode parecer banal, mas vale a pena levar em consideração: as rodas do Audi S3 não são as rodas do S3, mas sim as do Novo Golf GTI (ambos apresentados no Salão de Paris); veja ao lado.

É claro que tudo isso pode ser apenas a ansiedade de ter um Novo Golf realmente legítimo, do qual o Brasil espera há anos. Sim, essa história, simplesmente, pode ser duas marcas de um mesmo grupo se "ajudando", nada impede que seja isso. Mas é sempre bom sonhar e acreditar que a marca realmente está preparando este lançamento para um de seus mercados mais rentáveis, ainda mais quando notícias que dão conta de o Novo Golf ter subido no telhado novamente surgem por aí.

É melhor acreditar que o Novo Golf realmente vem aí. É o que nós escolhemos acreditar, não é mesmo? (Volkswagen/Divulgação)

Isso porque o Jornal do Carro (via Estadão) noticiou, no início do mês, que a Volks está tendo problemas para negociar com o Sindicato Dos Metalúrgicos de São José dos Pinhais, no Paraná. É lá que a nova geração do hatch deverá ser fabricada, já que, com as cotas, não será possível trazê-lo do México, e comprometer as vendas do Jetta, entre outros modelos. Se um acordo não sair até fevereiro, parece que o Novo Golf, mais uma vez não virá ao Brasil.
Conheça a sétima geração do Golf
Então, é bom sonharmos um pouquinho e acreditar que esse Audi é S3 é um indício de que o Golf de sétima geração vem aí, não é mesmo?

[Car And Driver Brasil e Jornal do Carro]

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)