O que um Audi S3 faz na fábrica da Volkswagen? (Foto: Diogo Dias, para Car And Driver) |
Uma das coisas mais elogiadas no Grupo Volkswagen é a independência entre suas marcas, dentro das possibilidades, claro. Por exemplo: a Audi tem seus modelos baseados em carros da Volks (e vice-versa), mas o que terá neste carro e como ele será vendido, assim como o design, é escolha da marca premium, que tem operações bem independentes, até com fábricas individuais para cada uma delas. Mas então, o que tem a ver a Audi com o Novo Golf no Brasil?
É exatamente o fato de Audi não ter tanto assim a ver com a Volkswagen. Afinal, se não há compartilhamento de fábricas e as operações são independentes, por que um Audi S3 (a versão mais nervosinha do hatch A3) está numa das unidades brasileiras da Volks? Tudo bem, a Audi trará esse modelo para cá, mas a nacionalização de um modelo Audi não tem nada a ver com a Volks, pelo menos, não ultimamente.
Essa teoria toda, de que o modelo da Audi dentro da fábrica da Volks é, na verdade, para testar um Novo Golf, é da revista Car And Driver, graças à fotos obtidas por Diogo Dias, fotógrafo da publicação. A história toda até faz sentido, já que ambos os carros utilizam a plataforma MQB -- e a Volkswagen precisa testar o comportamento da mesma no solo brasileiro (que não é nada convidativo a modelos europeus), aparentemente, sem chamar tanta atenção.
Outro motivo pode parecer banal, mas vale a pena levar em consideração: as rodas do Audi S3 não são as rodas do S3, mas sim as do Novo Golf GTI (ambos apresentados no Salão de Paris); veja ao lado.
É claro que tudo isso pode ser apenas a ansiedade de ter um Novo Golf realmente legítimo, do qual o Brasil espera há anos. Sim, essa história, simplesmente, pode ser duas marcas de um mesmo grupo se "ajudando", nada impede que seja isso. Mas é sempre bom sonhar e acreditar que a marca realmente está preparando este lançamento para um de seus mercados mais rentáveis, ainda mais quando notícias que dão conta de o Novo Golf ter subido no telhado novamente surgem por aí.
É melhor acreditar que o Novo Golf realmente vem aí. É o que nós escolhemos acreditar, não é mesmo? (Volkswagen/Divulgação) |
Isso porque o Jornal do Carro (via Estadão) noticiou, no início do mês, que a Volks está tendo problemas para negociar com o Sindicato Dos Metalúrgicos de São José dos Pinhais, no Paraná. É lá que a nova geração do hatch deverá ser fabricada, já que, com as cotas, não será possível trazê-lo do México, e comprometer as vendas do Jetta, entre outros modelos. Se um acordo não sair até fevereiro, parece que o Novo Golf, mais uma vez não virá ao Brasil.
Conheça a sétima geração do GolfEntão, é bom sonharmos um pouquinho e acreditar que esse Audi é S3 é um indício de que o Golf de sétima geração vem aí, não é mesmo?
[Car And Driver Brasil e Jornal do Carro]
Nenhum comentário:
Postar um comentário