18 de ago. de 2009

Daimler é processada por credores da Chrysler

Credores da Chrysler LLC entraram com processo contra a Daimler AG, acusando-a de fraude ao tirar da montadora norte-americana "bilhões de dólares em ativos" antes de sua venda à empresa de private equity Cerberus Capital Management LP.

A suposta fraude teria deixado a os credores não-segurados da Chrysler "impossibilitados de reivindicar estes ativos a fim de satisfazer seus direitos", alegaram em processo aberto na segunda-feira em um tribunal de falências federal de Nova York.

Os credores foram autorizados a abrir o processo na semana passada pelo juiz de falências Arthur Gonzalez. Um porta-voz da Daimler afirmou, à época, que não havia mérito na ação.

Em documentos do tribunal entregues na semana passada, a Daimler disse que "cultivou" a Chrysler durante nove anos antes de vender sua parte controladora à Cerberus a um preço que representou um "grande prejuízo", como parte de um acordo que incluiu o perdão da dívida inter-empresarial de 2 bilhões de dólares da Chrysler com a Daimler.

Os credores alegam que a Daimler tinha conhecimento já em 2006 de que sua fusão com a Chrysler havia sido um fracasso, e que, ao perceberem o tamanho das dívidas da Chrysler, a alemã Daimler teria decidido cortar seus vínculos com a montadora norte-americana para evitar a responsabilidade sobre a obrigações de bilhões de dólares da Chrysler.

Os credores acusam a Daimler de ter planejado as "transferências fraudulentas" de ativos da Chrysler e buscam uma indenização, a ser determinada por um júri.

A Daimler comprou a Chrysler em 1998, mas não conseguiu integrar as marcas de massa com seus negócios de luxo na Mercedes.

A Cerberus então comprou o controle da Chrysler no fim de 2007, quando as vendas já começavam a despencar com a acentuada contração de vendas de automóveis nos Estados Unidos, a partir de 2008.

A Chrysler entrou com pedido de concordata em abril deste ano, e o juiz de falências Arthur Gonzalez abriu caminho para que a Chrysler saísse da proteção judicial em junho já dentro de uma operação que daria o controle operacional da terceira maior montadora norte-americana à italiana Fiat.

A venda, financiada e conduzida pelo governo dos EUA, deu a propriedade sobre a Chrysler a um fundo de pensões ligado ao sindicato United Auto Workers e aos governos dos EUA e do Canadá.


Retirado de UOL Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)