18 de out de 2010

LatinNCAP comprova: carros brasileiros não são seguros

Gol...
Em um evento realizado hoje, o recém-criado LatinNCAP, que já estava realizando crash tests, divulgos os resultados dos mesmos. Nada que todos já esperavam: OS CARROS BRASILEIROS NÃO SÃO SEGUROS.

... E Palio: modelos mais vendidos no Brasil
A avaliação foi feita assim como na Europa, com testes de impacto frontais a 64 km/h. No banco da frente, dois bonecos adultos foram colocados, e no traseiro, dois equivalentes a crianças de 3 anos e de 18 meses. A nota mais alta entre os seis veículos testados (VW Gol, Fiat Palio, Toyota Corolla, Chevrolet Meriva, Peugeot 207 e o chinês Geely CK1) foi de quatro estrelas, obtidas pelo modelo mais caro,o Corolla, e apenas na versão com airbag no quesito de proteger os adultos, porque as crianças... 

O melhor modelo no teste foi o mais caro. Mas o modelo mais vendido do Brasil é popular... (?)

Quanto à esse quesito, nenhum carro foi bem. Nenhum conseguiu proteger as crianças adequadamente. Portanto, houve dívida com a segurança, principalmente infantil.

E mais: o aribag não funcionou corretamnete nos modelos com o item, causando choque do peito do motorista contra o volante, como exemplo a Meriva. GM: como o airbag, que foi feito para ajudar na segurança, pode não funcionar corretamente em uma filial da maior empresa automobilistica até dois anos atrás?

O Palio apresentou estrutura muito dura, segundo a avaliação, podendo machucar gravemente a pélvis e o fêmur dos ocupantes durante a colisão. Não está na hora de renovar totalmente o Palio, Fiat? Aproveita e arruma os problemas dessa geração, que é praticamente a mesma desde que o modelo foi lançado, em 1996.

O 207 também teve problemas de estruturas, com uso de materiais inadequados e diferentes dos recomendados na Europa. No caso da versão sem airbag, o choque do motorista contra o painel tornaria o acidente fatal. Agora... por que a Peugeot utiliza materiais diferentes aqui dos usados na Europa? 

O pior resultado foi de um chinês
Mas ainda há casos piores, como do chinês Geely CK1 (que ainda não começou a ser vendido no Brasil). Ele obteve ZERO (ZERO!) estrelas! Segundo o Latin NCAP, a carroceria entra em colapso com o impacto, levando pedais, coluna de direção e volante a “entrarem” no motorista. A associação não recomenda a importação do modelo. Como os chineses querem que a gente confiem neles?

Se o órgão não recomenda a importação, por que ele poderá ser importado? Depois do teste não deveria ser interrompido o processo de importação?


Confira os resultados dos testes

VW Gol Trend 1.6 sem airbag – adultos: 1 estrela / crianças: 2 estrelas

VW Gol Trend 1.6 com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 2 estrelas 

Fiat Palio 1.4 ELX com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 2 estrelas

Toyota Corolla XEi com airbag – adultos: 4 estrelas / crianças: 1 estrela

Chevrolet Meriva GL Plus com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 1 estrela

Peugeot 207 Compact com airbag – adultos: 2 estrelas / crianças: 2 estrelas

Peugeot 207 Compact sem airbag – adultos: 1 estrela / crianças: 2 estrelas

Geely CK1 sem aibag – adultos: não atingiu nenhuma estrela / crianças: 2 estrelas
 

Para conferir todos os vídeos dos testes, clique aqui.


>> Acompanhe as últimas atualizações do FVC no Twitter!

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)