Gol... |
Em um evento realizado hoje, o recém-criado LatinNCAP, que já estava realizando crash tests, divulgos os resultados dos mesmos. Nada que todos já esperavam: OS CARROS BRASILEIROS NÃO SÃO SEGUROS.
... E Palio: modelos mais vendidos no Brasil |
A avaliação foi feita assim como na Europa, com testes de impacto frontais a 64 km/h. No banco da frente, dois bonecos adultos foram colocados, e no traseiro, dois equivalentes a crianças de 3 anos e de 18 meses. A nota mais alta entre os seis veículos testados (VW Gol, Fiat Palio, Toyota Corolla, Chevrolet Meriva, Peugeot 207 e o chinês Geely CK1) foi de quatro estrelas, obtidas pelo modelo mais caro,o Corolla, e apenas na versão com airbag no quesito de proteger os adultos, porque as crianças...
O melhor modelo no teste foi o mais caro. Mas o modelo mais vendido do Brasil é popular... (?) |
Quanto à esse quesito, nenhum carro foi bem. Nenhum conseguiu proteger as crianças adequadamente. Portanto, houve dívida com a segurança, principalmente infantil.
E mais: o aribag não funcionou corretamnete nos modelos com o item, causando choque do peito do motorista contra o volante, como exemplo a Meriva. GM: como o airbag, que foi feito para ajudar na segurança, pode não funcionar corretamente em uma filial da maior empresa automobilistica até dois anos atrás?
O Palio apresentou estrutura muito dura, segundo a avaliação, podendo machucar gravemente a pélvis e o fêmur dos ocupantes durante a colisão. Não está na hora de renovar totalmente o Palio, Fiat? Aproveita e arruma os problemas dessa geração, que é praticamente a mesma desde que o modelo foi lançado, em 1996.
O 207 também teve problemas de estruturas, com uso de materiais inadequados e diferentes dos recomendados na Europa. No caso da versão sem airbag, o choque do motorista contra o painel tornaria o acidente fatal. Agora... por que a Peugeot utiliza materiais diferentes aqui dos usados na Europa?
O pior resultado foi de um chinês |
Mas ainda há casos piores, como do chinês Geely CK1 (que ainda não começou a ser vendido no Brasil). Ele obteve ZERO (ZERO!) estrelas! Segundo o Latin NCAP, a carroceria entra em colapso com o impacto, levando pedais, coluna de direção e volante a “entrarem” no motorista. A associação não recomenda a importação do modelo. Como os chineses querem que a gente confiem neles?
Se o órgão não recomenda a importação, por que ele poderá ser importado? Depois do teste não deveria ser interrompido o processo de importação?
Confira os resultados dos testes
VW Gol Trend 1.6 com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 2 estrelas
Fiat Palio 1.4 ELX com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 2 estrelas
Toyota Corolla XEi com airbag – adultos: 4 estrelas / crianças: 1 estrela
Chevrolet Meriva GL Plus com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 1 estrela
Peugeot 207 Compact com airbag – adultos: 2 estrelas / crianças: 2 estrelas
Peugeot 207 Compact sem airbag – adultos: 1 estrela / crianças: 2 estrelas
Geely CK1 sem aibag – adultos: não atingiu nenhuma estrela / crianças: 2 estrelas
Para conferir todos os vídeos dos testes, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário