6 de nov. de 2010

Comentários do maior Salão de todos os tempos!

Como prometido, no último final de semana do Salão de 2010, comentários sobre tudo o que aconteceu no maior de todos os Salões.


O Salão estava muito legal, com muitas atrações. Mas a impressão que tive é que algumas montadoras utilizaram muitas coisas e ideias do evento de 2008, o que não é boa coisa, afinal este É o maior salão... As atrações internacionais tiveram muito mais novidades do que as nacionais, mas de todos os lados as novidades valeram a pena, além de vários superesportivos presentes na mostra.

Agora você confere o que as principais marcas levaram para este salão, além de como estavam seus estandes:


>CLIQUE E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO SALÃO 2010!
                                                     
Chevrolet

O estande da marca estava ridiculamente "alegre" (com vários musicais), ainda mais para uma montadora que está apresentando o Camaro (!). Também gostaria de saber por que o Celta estava em uma parte escondida, literalmente, do espaço. O Aveo Concept se destacou, assim como o robô Bumblebee, do filme Transformers e o Agile, laranja, Cross Concept.

Ford
A Ford apostou em quatro conceitos para apresentar seus modelos: Criatividade (New Fiesta), Qualidade (Novo Focus), Sustentabilidade (Fusion Hybrid) e Segurança (Edge). Cada carro possuía uma tela de LCD fazendo um raio-x de seu tema. Além destes carros, marcaram presença os conceitos Start e Explorer America e o Mustang GT500, que não precisa nem falar, foi um sucesso...
O estande estava muito melhor e mais interessante do que o de 2008.


FIAT
Na montadora italiana, as atenções estavam para o Bravo e o Mio, ambos merecidamente. A receptividade do público com o primeiro era muito boa. Para divulgar o segundo, usaram o conceito de 2008 (com o Linea), onde o público via um vídeo (muito bom por sinal, com a história de um dia com o Mio) e respondia questões, ganhando uma miniatura do antigo Idea. A Fiat também levou o "Linea Competição", o que pode reforçar a imagem do sedã e refletir em suas vendas. O Uno foi mostrado em peso, com suas versões, a nova Sporting e o Cabrio Concept. O Stilo nem deu as caras.           *O pessoal da segurança da Fiat eram péssimos, por exemplo, uma gestante estava na fila da atração do Mio e eles chamaram a atenção dela por estar sentada muito tempo num Mille, não dá...

VW
A Volkswagen poderia "brilhar" mais. A montadora, das quatro líderes, é a que tem mais espaço no Salão, mas ficou devendo. De novidade, levou os novos Jetta (foto) e Passat. Apresentou a cabine simples da Amarok (mas o câmbio automático não), e os Gol e Fox BlueMotion. O resto da linha estava presente. Também levou um conceito com a Kombi (assim como em 2008) e uma versão esportiva, de verdade, da Saveiro.


KIA Motors
A marca sul-coreana era uma das que mais tinha novidades presentes no Salão: Novo Sportage, Cadenza (foto) e Optima, Cerato Hatch e Koup, Soul Flex e ainda um Mohave que virava robô (como Transformers) e um conceito utilizando o Soul. A impressão do estande era que a Kia aprendeu direitinho e até parece uma marca "nacional", até a Kia Store tinha...



Hyundai
Outra coreana, esta com menos novidades (e preços um pouco maiores do que a arqui-rival, no Brasil, Kia Motors). A Hyundai levou ao Salão o Novo Sonata, o sedã grande (mesmo) Equus e o conceito N U V I S (veja foto do lado esquerdo), além de toda a sua gama, que conta com o Santa Fe, Veracruz, Tucson, ix35 e Azera.





Audi
Vamos começar com a Audi, que levou o seu maior lançamento, mas que não é tão esportivo assim: o compacto A1, que chega para concorrer com MINI, smart e Fiat 500. A montadora também mostrou sua gama, o R8 Spyder (do Homem de Ferro 2), RS5, RS6.





MINI e smart
A primeira, além do MINI Cooper S e do Clubman, aproveitou para mostrar o seu mais novo lançamento: o SUV Countryman, que chama muita atenção. A segunda, mostrou sua principal atração: o smart (?!).



Superesportivos
A Ferrari levou a California (uma conversível, amarela, e outra, azul), a 599 GTO, que foi a estrela da marca, com o título de Ferrari mais rápida já produzida, e a 458 Italia, com um belo design.
Também trazida oficialmente pela Fiat, a Maserati mostrou a GranTurismo S em um lindo cinza fosco (o carro já é lindo...), o Quattroporte, além da GranCabrio.
Ficou faltando a Alfa Romeo para brigar com a Audi, mas essa volta em 2012!

Pela VW, chegam a Bentley e a Bulgatti oficialmente ao país, a segunda trouxe o super super esportivo Veyron. Já a primeira, os Continentals Flying Spur e Supersports.
A Porsche trouxe bastantes modelos, principalmente em suas versões Turbo, como o Panamera.
A Shelby trouxe duas unidades do Mustang Shelby: uma branca, com listras azuis, e uma vermelha (parecida com a que estava na Ford).
Na Platinuss, destaque para o lindíssimo brasileiro VORAX, e para o Koenisseg, claro...


A Lamborghini também marcou presença, com unidades da Gallardo. Tinha para todos os gostos: com teto, conversível e a versão de competizione.
A Aston Martin, que está chegando oficialmente ao Brasil (também), trouxe o DBS e o DB9, em um estande elegantíssimo, bem ao estilo inglês de 007 ou James Bond, como preferir...
Jaguar também esteve presente, destacando o XKR.
A Mercedes e a BMW também apareceram no Salão, com suas tradicionais linha de (utilitários,) esportivos e sedãs.

Peugeot
A marca trouxe o cupê RCZ, que está chegando aí para colar no Audi TT. Apresentou uma exposição sobre os seus 200 Anos de História e o conceito HR1, um SUV super compacto. Aproveitou para lançar o sedã 408, que chega em breve ao país e para mostra o crossover 3008, que chega em breve também.

Citroën
O clima no estande da Citröen era dividido: na primeira parte atenções para o conceito GTbyCitroën e o jogo Gran Turismo 5 (do qual o conceito faz parte, e foi desenvolvido especificamente para o jogo), que ainda nem foi lançado; na outra parte, o foco era a principal aposta da marca: o Aircross. A melhor parte do estande era a trilha sonora...



Chrysler, Jeep, Dodge e RAM
Agora pertencente ao Grupo Fiat, a Chrysler não mostrou novidades, ao contrário das outras duas marcas. A Jeep apresentou a nova Grand Cherokee e a Dodge, o Charger Police, em versão normal e o Challenger, que pode ser vendido por aqui para brigar com o Camaro, ao contrário do Mustang, que não aparecerá aqui no Brasil.



Mitsubish
A japonesa levou toda a sua linha, além do novo utilitário esportivo ASX, menor que o Outlander, e o elétrico iMIEV.

Land Rover
Com um estande apagado e sem novidades, a única coisa que mudou em relação à 2008 na Land Rover, foi a troca do nome do conceito LRX para Evoque, troca, aliás, desnecessária.

Toyota
A japonesa levou a sua gama e um Corolla cromado, além de um conceito.



Honda
Apresentou dois modelos verdes: o híbrido FCX Clarity e o elétrico Insight, além de sua tradicional gama de veículos, com City, Fit e Civic.


Chinesas
As chinesas se dividiram em duas: naquelas que seguem seu próprio estilo e as que preferem copiar de marcas mais prestigiadas (Lifan). Uma coisa é certa: elas não têm identidade visual, e o acabamento é sofrível. Sem dúvida, a melhor chinesa é a Chery, seguida da Chana, que parece estar investindo no Brasil, mas começou errado pelo nome; já pensou: "Ah... Eu tenho um Chana!" Eu não diria isso NUNCA.
OS CHINESES AINDA PRECISAM MELHORAR, e começar a pensar...

Esses foram os pontos mais importantes do 26º Salão Internacional do Automóvel. Que, sem hesitação, é um dos melhores de todos os tempos, com grandes novidades, conceitos, superesportivos, vemos que as montadoras estão começando a se importar com o Brasil. Finalmente!

V E  J A     T A M B É M :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)