O Salão estava muito legal, com muitas atrações. Mas a impressão que tive é que algumas montadoras utilizaram muitas coisas e ideias do evento de 2008, o que não é boa coisa, afinal este É o maior salão... As atrações internacionais tiveram muito mais novidades do que as nacionais, mas de todos os lados as novidades valeram a pena, além de vários superesportivos presentes na mostra.
Agora você confere o que as principais marcas levaram para este salão, além de como estavam seus estandes:
>CLIQUE E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO SALÃO 2010!
Chevrolet
O estande da marca estava ridiculamente "alegre" (com vários musicais), ainda mais para uma montadora que está apresentando o Camaro (!). Também gostaria de saber por que o Celta estava em uma parte escondida, literalmente, do espaço. O Aveo Concept se destacou, assim como o robô Bumblebee, do filme Transformers e o Agile, laranja, Cross Concept.
Ford
A Ford apostou em quatro conceitos para apresentar seus modelos: Criatividade (New Fiesta), Qualidade (Novo Focus), Sustentabilidade (Fusion Hybrid) e Segurança (Edge). Cada carro possuía uma tela de LCD fazendo um raio-x de seu tema. Além destes carros, marcaram presença os conceitos Start e Explorer America e o Mustang GT500, que não precisa nem falar, foi um sucesso...
O estande estava muito melhor e mais interessante do que o de 2008.
FIAT
Na montadora italiana, as atenções estavam para o Bravo e o Mio, ambos merecidamente. A receptividade do público com o primeiro era muito boa. Para divulgar o segundo, usaram o conceito de 2008 (com o Linea), onde o público via um vídeo (muito bom por sinal, com a história de um dia com o Mio) e respondia questões, ganhando uma miniatura do antigo Idea. A Fiat também levou o "Linea Competição", o que pode reforçar a imagem do sedã e refletir em suas vendas. O Uno foi mostrado em peso, com suas versões, a nova Sporting e o Cabrio Concept. O Stilo nem deu as caras. *O pessoal da segurança da Fiat eram péssimos, por exemplo, uma gestante estava na fila da atração do Mio e eles chamaram a atenção dela por estar sentada muito tempo num Mille, não dá...
A Volkswagen poderia "brilhar" mais. A montadora, das quatro líderes, é a que tem mais espaço no Salão, mas ficou devendo. De novidade, levou os novos Jetta (foto) e Passat. Apresentou a cabine simples da Amarok (mas o câmbio automático não), e os Gol e Fox BlueMotion. O resto da linha estava presente. Também levou um conceito com a Kombi (assim como em 2008) e uma versão esportiva, de verdade, da Saveiro.
KIA Motors
A marca sul-coreana era uma das que mais tinha novidades presentes no Salão: Novo Sportage, Cadenza (foto) e Optima, Cerato Hatch e Koup, Soul Flex e ainda um Mohave que virava robô (como Transformers) e um conceito utilizando o Soul. A impressão do estande era que a Kia aprendeu direitinho e até parece uma marca "nacional", até a Kia Store tinha...
Hyundai
Outra coreana, esta com menos novidades (e preços um pouco maiores do que a arqui-rival, no Brasil, Kia Motors). A Hyundai levou ao Salão o Novo Sonata, o sedã grande (mesmo) Equus e o conceito N U V I S (veja foto do lado esquerdo), além de toda a sua gama, que conta com o Santa Fe, Veracruz, Tucson, ix35 e Azera.
Audi
Vamos começar com a Audi, que levou o seu maior lançamento, mas que não é tão esportivo assim: o compacto A1, que chega para concorrer com MINI, smart e Fiat 500. A montadora também mostrou sua gama, o R8 Spyder (do Homem de Ferro 2), RS5, RS6.
MINI e smart
A primeira, além do MINI Cooper S e do Clubman, aproveitou para mostrar o seu mais novo lançamento: o SUV Countryman, que chama muita atenção. A segunda, mostrou sua principal atração: o smart (?!).
Superesportivos
A Ferrari levou a California (uma conversível, amarela, e outra, azul), a 599 GTO, que foi a estrela da marca, com o título de Ferrari mais rápida já produzida, e a 458 Italia, com um belo design.
Também trazida oficialmente pela Fiat, a Maserati mostrou a GranTurismo S em um lindo cinza fosco (o carro já é lindo...), o Quattroporte, além da GranCabrio.
Ficou faltando a Alfa Romeo para brigar com a Audi, mas essa volta em 2012!
Pela VW, chegam a Bentley e a Bulgatti oficialmente ao país, a segunda trouxe o super super esportivo Veyron. Já a primeira, os Continentals Flying Spur e Supersports.
A Porsche trouxe bastantes modelos, principalmente em suas versões Turbo, como o Panamera.
A Shelby trouxe duas unidades do Mustang Shelby: uma branca, com listras azuis, e uma vermelha (parecida com a que estava na Ford).
Na Platinuss, destaque para o lindíssimo brasileiro VORAX, e para o Koenisseg, claro...
A Lamborghini também marcou presença, com unidades da Gallardo. Tinha para todos os gostos: com teto, conversível e a versão de competizione.
A Aston Martin, que está chegando oficialmente ao Brasil (também), trouxe o DBS e o DB9, em um estande elegantíssimo, bem ao estilo inglês de 007 ou James Bond, como preferir...
Jaguar também esteve presente, destacando o XKR.
A Mercedes e a BMW também apareceram no Salão, com suas tradicionais linha de (utilitários,) esportivos e sedãs.
Peugeot
A marca trouxe o cupê RCZ, que está chegando aí para colar no Audi TT. Apresentou uma exposição sobre os seus 200 Anos de História e o conceito HR1, um SUV super compacto. Aproveitou para lançar o sedã 408, que chega em breve ao país e para mostra o crossover 3008, que chega em breve também.
Citroën
O clima no estande da Citröen era dividido: na primeira parte atenções para o conceito GTbyCitroën e o jogo Gran Turismo 5 (do qual o conceito faz parte, e foi desenvolvido especificamente para o jogo), que ainda nem foi lançado; na outra parte, o foco era a principal aposta da marca: o Aircross. A melhor parte do estande era a trilha sonora...
Chrysler, Jeep, Dodge e RAM
Agora pertencente ao Grupo Fiat, a Chrysler não mostrou novidades, ao contrário das outras duas marcas. A Jeep apresentou a nova Grand Cherokee e a Dodge, o Charger Police, em versão normal e o Challenger, que pode ser vendido por aqui para brigar com o Camaro, ao contrário do Mustang, que não aparecerá aqui no Brasil.
Mitsubish
A japonesa levou toda a sua linha, além do novo utilitário esportivo ASX, menor que o Outlander, e o elétrico iMIEV.
Land Rover
Com um estande apagado e sem novidades, a única coisa que mudou em relação à 2008 na Land Rover, foi a troca do nome do conceito LRX para Evoque, troca, aliás, desnecessária.
Toyota
A japonesa levou a sua gama e um Corolla cromado, além de um conceito.
Honda
Apresentou dois modelos verdes: o híbrido FCX Clarity e o elétrico Insight, além de sua tradicional gama de veículos, com City, Fit e Civic.
Chinesas
As chinesas se dividiram em duas: naquelas que seguem seu próprio estilo e as que preferem copiar de marcas mais prestigiadas (Lifan). Uma coisa é certa: elas não têm identidade visual, e o acabamento é sofrível. Sem dúvida, a melhor chinesa é a Chery, seguida da Chana, que parece estar investindo no Brasil, mas começou errado pelo nome; já pensou: "Ah... Eu tenho um Chana!" Eu não diria isso NUNCA.
OS CHINESES AINDA PRECISAM MELHORAR, e começar a pensar...
Esses foram os pontos mais importantes do 26º Salão Internacional do Automóvel. Que, sem hesitação, é um dos melhores de todos os tempos, com grandes novidades, conceitos, superesportivos, vemos que as montadoras estão começando a se importar com o Brasil. Finalmente!
V E J A T A M B É M :
Nenhum comentário:
Postar um comentário