15 de fev. de 2011

Peugeot lança seu novo sedã, tentando corrigir erros do 307

O 307 Sedan sempre foi muito criticado por seu design, com uma traseira sem harmonia com a frente feita para o hatch; seu tamanho era considerado ruim para concorrer com os japoneses (assim como o que acontece com o Linea, mesmo sendo maior do que o Civic, por exemplo, é considerado de uma categoria inferior); pelo menos, tinha um bom preço. Tudo isso acaba de ficar no passado, agora a Peugeot tem o seu 408, subiu de nível e faz uma sub-categoria: a dos sedãs franceses.

O 408 tem mais chances nesta categoria. A Renault tem o Fluence. E os dois carros são muito "feitos um para o outro", neste caso, para concorrer um com o outro. O preço, por exemplo, tem uma diferença de um pouco menos de R$500,00 em suas versões de entrada (o Peugeot é mais barato).
Mas o novo sedã também tem mais chances de estar no patamar de Civic e Corolla do que seu antecessor, apesar de não ter a boa fama dos japoneses. Baseado no hatch 308 (mas com identidade própria), o francês mede 4,69 metros de comprimento, tem largura de 1,81m e 2,71m de entre-eixos. O porta-malas leva 526 litros.


Quanto a parte visual, o Peugeot é simples, mas bem-resolvido e bonito, seguindo a identidade da marca. A frente tem seus faróis arregalados, a bocona, a cara de Peugeot. A lateral tem vincos bonitos, que quebram a simplicidade encontrada facilmente nos sedãs. Já a traseira... Não é tão feia como no 307, na verdade, é bem melhor, mas vamos dizer que... não é a mais bonita do segmento.
Interior segue o hatch 308
O interior é típico de um sedã emergente (ele já era vendido na China há algum tempo). Não é luxuoso, mas também não é ruim, com materiais melhores do que aquele monte de plásticos.


O motor é o mesmo do 307, o 2.0 flex 16V, com 151cv, a 6.000rpm (etanol), e torque máximo de 22kgfm, a 4.000 rpm). Mas a Peugeot fez uma coisa bizarra: lançou o carro com este motor, mas já anunciou que ele terá outra opção, a não ser que ela seja mais barata, não faz sentido. Ele vai adotar o 1.6 Turbo de 165cv do elogiado 3008 (crossover). Nessa parte a montadora errou, exceto, como disse, se a versão for mais barata, o que acho que não vai acontecer.


Tirando a versão de entrada, todas são automáticas, mas ela pode ser equipada com o câmbio AT8, de quatro velocidades.


Falando em versões, ele traz dois airbags (mas oito na Féline e Griffe), ABS (antitravamento), AFU (auxílio em frenagem de urgência), REF (repartidor de frenagem, ou EBD), faróis de neblina, sensores de ré (não na Allure) e dianteiro (só na Griffe), ar-condicionado manual (Allure) ou digital dual zone (nas demais), teto solar com controle na chave (não na Allure) e rodas de liga com aro 16" (na Allure) ou 17" (nas demais). O volante revestido em couro em todas as versões, e também está presente nos bancos das versões Féline e Griffe (a difrença entre as duas está em itens como navegação por GPS e regulagem elétrica do banco do motorista). [FVC]
Os preços são os seguintes:

  • Allure (manual): R$ 59.500
  • Allure (A/T): R$ 64.500
  • Féline (A/T): R$ 74.900
  • Griffe (A/T): R$ 79.900

>>
No Final...
O 408 pode até ser um bom sedã, mas não terá muitas chances de passar os japones Civic e Corolla, pode encostar no Vectra, mas acho que brigará mesmo é com seu vizinho, Fluence. Uma coisa é certa: a Peugeot evoluiu diante do 307 Sedan, um carro sem graça, e oferece um sedã maior (que os concorrentes), barato e completo, uma boa opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)