O 408 tem mais chances nesta categoria. A Renault tem o Fluence. E os dois carros são muito "feitos um para o outro", neste caso, para concorrer um com o outro. O preço, por exemplo, tem uma diferença de um pouco menos de R$500,00 em suas versões de entrada (o Peugeot é mais barato).
Mas o novo sedã também tem mais chances de estar no patamar de Civic e Corolla do que seu antecessor, apesar de não ter a boa fama dos japoneses. Baseado no hatch 308 (mas com identidade própria), o francês mede 4,69 metros de comprimento, tem largura de 1,81m e 2,71m de entre-eixos. O porta-malas leva 526 litros.
Quanto a parte visual, o Peugeot é simples, mas bem-resolvido e bonito, seguindo a identidade da marca. A frente tem seus faróis arregalados, a bocona, a cara de Peugeot. A lateral tem vincos bonitos, que quebram a simplicidade encontrada facilmente nos sedãs. Já a traseira... Não é tão feia como no 307, na verdade, é bem melhor, mas vamos dizer que... não é a mais bonita do segmento.
Interior segue o hatch 308 |
O motor é o mesmo do 307, o 2.0 flex 16V, com 151cv, a 6.000rpm (etanol), e torque máximo de 22kgfm, a 4.000 rpm). Mas a Peugeot fez uma coisa bizarra: lançou o carro com este motor, mas já anunciou que ele terá outra opção, a não ser que ela seja mais barata, não faz sentido. Ele vai adotar o 1.6 Turbo de 165cv do elogiado 3008 (crossover). Nessa parte a montadora errou, exceto, como disse, se a versão for mais barata, o que acho que não vai acontecer.
Tirando a versão de entrada, todas são automáticas, mas ela pode ser equipada com o câmbio AT8, de quatro velocidades.
Falando em versões, ele traz dois airbags (mas oito na Féline e Griffe), ABS (antitravamento), AFU (auxílio em frenagem de urgência), REF (repartidor de frenagem, ou EBD), faróis de neblina, sensores de ré (não na Allure) e dianteiro (só na Griffe), ar-condicionado manual (Allure) ou digital dual zone (nas demais), teto solar com controle na chave (não na Allure) e rodas de liga com aro 16" (na Allure) ou 17" (nas demais). O volante revestido em couro em todas as versões, e também está presente nos bancos das versões Féline e Griffe (a difrença entre as duas está em itens como navegação por GPS e regulagem elétrica do banco do motorista). [FVC]
Os preços são os seguintes:
- Allure (manual): R$ 59.500
- Allure (A/T): R$ 64.500
- Féline (A/T): R$ 74.900
- Griffe (A/T): R$ 79.900
>>
No Final...
O 408 pode até ser um bom sedã, mas não terá muitas chances de passar os japones Civic e Corolla, pode encostar no Vectra, mas acho que brigará mesmo é com seu vizinho, Fluence. Uma coisa é certa: a Peugeot evoluiu diante do 307 Sedan, um carro sem graça, e oferece um sedã maior (que os concorrentes), barato e completo, uma boa opção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário