24 de ago. de 2011

"Novo" Fiat 500 é lançado e mostra potencial que não tinha sido apresentado aos brasileiros da primeira vez


O Fiat 500 (Cinquecento) tem uma história de sucesso, tanto em sua versão original como agora, é verdade. Mas no Brasil o sucesso não se repetiu. Encontrar um desses carrinhos charmosos? Só empoeirados nos pátios da marca... Agora, o modelo recebe uma segunda chance e quer ser sucesso em outras faixas do mercado também. Mas o que mudou para ele conseguir isso?


Mudanças visuais foram quase nulas, salva-se retoques nos para-choques. Equipamentos nunca foi problema para o carro, completo até demais. Motor e câmbio? Talvez. Mas a propaganda foi um ponto fraco com certeza.

O 500 chegou sem ninguém saber. A Fiat produz excelentes compactos e faz excelente propagandas para eles. Já quando se trata de modelos mais caros... a coisa fica difícil, e olha que é aí que a montadora precisa acertar. O Cinquecento parecia ser o modelo ideal para isso, já que unia os dois mundos. Mas a propaganda foi fraca, até parecia que se tratava de um "modelo-teste", se fizer sucesso, fez.


Bastou o 500 se americanizar (sim, ele é feito no México, mas para a Fiat parece que isso nem conta e que o carrinho é americano) para tudo mudar. No lançamento de ontem, o carro parecia ser tão importante quanto o novo Uno. A propaganda será em peso, com direito a ator de Hollywood, Dustin Hoffman, e diretor Fernando Meirelles. O carro foi (re)lançado com outro foco: o de ser sucesso e vender bem.

"Um carro não precisa ser grande para ser um carrão". A campanha apostará nos itens de série do carrinho. A Fiat usou um Chrysler 300C para comparar, usando esse conceito, uma coisa -- no mínimo -- irônica. A montadora está mais agressiva, usou até nomes de outras montadoras. Segundo a marca, o brasileiro (e o americano) não vê que um compacto pode ser um carrão, há um "preconceito". Concordo.


O 500 é completo: direção elétrica, airbag duplo, freios com ABS, EBD, ESP, Hill Holder, ESS (sinalização de frenagem de emergência), ASR, ar-condicionado, computador de bordo, My Car, trip computer A e B, rádio CD com MP3 e entrada auxiliar, seis alto-falantes, faróis dianteiros com regulagem elétrica de altura, pré-disposição para fixação de cadeira infantil Isofix, banco do motorista com easy-entry, memória e regulagem de altura, banco traseiro bipartido, retrovisores externos elétricos, função Sport, vidros e travas elétricos, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento das portas, Follow me home, comando elétrico de abertura do porta-malas e da tampa de combustível, volante com regulagem de altura, tomada de 12V no console central, rodas de liga leve 15 polegadas, porta-objetos sob o banco do passageiro, nas portas, no encosto dos bancos dianteiros e no console central, entre vários outros itens. Detalhe: tudo isso na versão de entrada!


É verdade que o modelo ganhou o motor do Novo Uno, 1.4 EVO Fire Flex, o que pode ser visto com maus olhos por alguns, mas o fato de ser flex garantirá a popularidade. Essa versão, Cult, custa R$ 39.990 e pode ser equipada com o câmbio automatizado Dualogic. Há ainda as versões Sport Air e Lounge Air, ambas com o motor 1.4 MultiAir e podem ser equipadas com câmbio AUTOMÁTICO de seis marchas Aisin, com trocas sequenciais.


Motor 1.4 com a tecnologia MultiAir: eleito melhor motor do ano na Europa, tem um sistema que atua na abertura das válvulas e pode retardar a admissão do ar. Quando isso acontece, o ar entra com velocidade maior, o que melhora sua mistura com o combustível. Não é flex, tem 105 cv e é entre 10 e 15% mais econômico e com menos emissão de poluentes.
Outra pesquisa feita pela montadora revelou -- o que só a Fiat não sabia -- que o carro era muito caro (começava perto dos R$63.000). Por isso, os rivais mudaram (e cresceram) e o preço diminuiu. Carros "comuns" viraram concorrentes do 500: GM Agile, Renault Sandero, Citroën C3 e VW Fox, todos sem o nível de equipamentos do Fiat, mas um pouco maiores. O preço coloca como concorrente também o próprio Fiat Punto. Fica claro que os rivais não são mais apenas MINI Cooper, Smart ForTwo e VW New Beetle.


O Cinquecento tem como vantagem (sobre alguns concorrentes apenas) a garantia de dois anos e estar participando do Clube L'Unico de vantagens.




Uma tecnologia muito bacana já disponível na Europa chega ao Brasil com "novo" 500, o Eco:Drive. Funciona assim: você pluga seu celular/tablet/pendrive no Blue&Me (sistema multimídia) do carro e você pode saber como economizar combustível e rotas mais eficientes para fazer com o 500, tudo aparecendo em um programa no seu computador ou aplicativo para smartphone. Além disso, você pode participar de redes sociais e divulgar que você é "verde" no Twitter ou no Facebook. Uma maneira legal de incentivar as pessoas a dirigirem de um modo melhor.


Esse é o "novo" 500. A Fiat irá tratá-lo como se nunca tivesse vendido-o por aqui, o que, de fato, parece não ter acontecido. Culpa da montadora, que só mostrou o verdadeiro potencial e tudo que o carro tem agora. Só não entendo uma coisa: por que precisou o modelo começar a ser vendido nos EUA para isso acontecer?
PS: o lançamento foi em Miami e a Fiat nunca foi TÃO americana como ela foi ontem a noite, aliás, ela já parecia uma montadora americana de nascença.



Preços do Fiat 500

  • 500 Cult manual – R$ 39.990 
  • 500 Cult Dualogic – R$ 42.990  
          (Motor 1.4 EVo com 88cv do Novo Uno)

  • 500 Sport Air manual – R$ 48.800 
  • 500 Sport Air automático – R$ 52.800 
  • 500 Lounge Air (só automática) – R$ 54.800  
  • 500 Prima Edizione (série especial da lançamento, limitada a 500 unidades)  – R$ 50.400

          (Motor 1.4 MultiAir, de 105cv)


Lista de Equipamentos, Cores e Revestimentos:
http://download.uol.com.br/carros/equipa_fiat_500_mex.pdf
Fonte: UOL


"Novo" Fiat 500
Agora sim!


Fontes: UOL Carros e Autos Segredos   |   Fotos: Fiat/Divulgação e Autos Segredos
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