30 de set. de 2011

Citroën "exporta" Aircross para Europa com o C4

Frente lembra a nova geração do hatch, mas não é a mesma.
A Citroën, recentemente, fechou uma parceria com a Mitsubishi. Agora, frutos dessa parceria, a PSA apresenta dois crossovers baseados no japonês ASX. Um é o C4 Aircross, substituto do C-Cross; o outro é da Peugeot, que ganhou o nome de 4008, já que substitui o 4007.

O C4, apesar de ter esse nome, não é baseado em nenhum modelo da gama C4, ao contrário do que acontece com o nosso Aircross, baseado no C3 Picasso (minivan). Bem que a marca já dava sinais no velho continente que teria gostado do que foi feito com a versão aventureira do C3, e é bem legal ver que uma coisa que surgiu aqui vai para lá, porque geralmente é ao contrário.


O design do modelo lembra muito, porém, a nova geração do hatch, que deve chegar bem atrasada por aqui.  As linhas são bem vincadas e modernas, bem ao novo estilo da marca, com LEDs e uma "ousadia" na lanterna que eu acho que não caiu bem, com essa vírgula a mais.


Mas o novo modelo é, visualmente, é bem capaz de atingir seu objetivo: concorrer de igual para igual com Ford Kuga e Volkswagen Tiguan. Ele tem 4,3 metros de comprimento, 1,8 de largura e 1,6 de altura, ou seja, é mais longo e baixo que o Tiguan. Como ele leva 442 litros no porta-malas, ganha do Kuga. Portanto, seu único ponto forte não é o design.


Como é um legítimo Citroën, não poderia deixar de ter um teto diferenciado, este é de vidro, panorâmico e se ilumina com LEDs à noite. Além disso, há GPS com tela touchscreen, câmera de ré, conexão USB para o rádio, entre outros.
A lateral é a mesma em todos os modelos, ASX, C4 e 3008.
São quatro opções de motorização (gasolina/diesel), câmbios manual ou automático e trações dianteira ou integral, além de um diferencial blocante (como o Locker, da Fiat). Os dois modelos usam a mesma base, portanto, só o design muda um pouco, qual você prefere? Eu fico com o Citroën. Ambos devem chegar na Europa ano que vem. Para o Brasil, nada foi divulgado, mas podemos ter um pouco de esperança, já que o nome dele se deve ao sucesso do Aircross em nosso mercado.


Modelo da Peugeot é mais sóbrio.
_______________________________________________________________________________________
Fontes: Interpress Motor     |     MotorDream     |      Car And Driver Brasil                    Fotos: Divulgação

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)