29 de nov. de 2011

Nova geração do Linea será uma versão do Novo Dodge e se inspirará na inovação do Tempra?

Sim, ele parece aquele sedã da Dodge que parece um Hyundai.
O site MotorDream divulgou uma projeção da possível nova geração do Fiat Linea, que tinha potencial mas nunca foi sucesso, principalmente aqui no Brasil. Um grande problema que a montadora enfrentou foi o "preconceito", já que o Linea tem medida de sedã médio mas não é considerado um por ser derivado do compacto premium Punto. Agora, aproveitando-se da compra da Chrysler, a marca pretende fazer a sua "volta" ao seguimento em grande estilo.

Veja o teaser do novo sedã divulgado pela Dodge
Quando o Tempra chegou ao Brasil, tinha como concorrentes os defasados Chevrolet Monza e Volkswagen Santana, por isso fez grande sucesso, afinal, apostava em inovação tanto em termos estilísticos quanto na mecânica. O modelo chegou para mudar a imagem da Fiat, e por um tempo, foi um grande sucesso. Tirando o hatch Tipo, pode-se dizer que o Tempra é o médio de maior sucesso da Fiat, principalmente no Brasil.

Sucesso esse que não foi repetido com o Marea. Após o fracasso com o sedã, a marca não investiu em sedãs médios, já que Stilo e Bravo não tiveram derivações. A aposta foi justamente o Linea, que sofre com o problema descrito acima. A solução para voltar ao seguimento, após cerca de cinco anos sem um representante legítimo, está na Dodge.
Preste atenção nas linhas do flagra da Dodge e compare com a projeção acima: se encaixam perfeitamente. 

Lembra daquele sedã que apareceu aqui no FVC, que parecia um Hyundai? Na projeção da foto, ele parece ser o mesmo carro, só que com o logotipo da Fiat. O que até faz sentido, se considerarmos que a Chrysler (mais voltado ao seguimento de luxo em seu antigo grupo do que as outras marcas) dividirá modelos com a Lancia (marca mais refinada do Grupo Fiat), podemos entender que a Dodge (marca de volume do Grupo Chrysler) tenha alguns modelos "trocados" com a Fiat (a marca de volume do grupo italiano), como já acontece com o Freemont/Journey.

Se isso se confirmar, a estrutura do novo grupo deverá ficar assim: Fiat-Dodge (marcas de volume, mas não tendo todos os modelos compartilhados) e Chrysler-Lancia (de "luxo"), além da Jeep; Abarth, Alfa Romeo, Maserati e Ferrari (esportivas); e RAM e Fiat Professional para veículos comerciais e picapes.

Segundo o site e a imprensa europeia, a novidade para o Linea será apresentada no Salão de Detroit (que acontece todo ano, em janeiro), o que nos leva a pensar que é meio estranho, já que a Fiat não tem tradição tanto no seguimento quanto no país. Por isso, essa revelação deve ser a do sedã com a marca da Dodge, não o Linea, pelo menos não ainda. Mas o que o novo Linea terá de tão inovador quanto o Tempra? O conceituado (e premiado) motor MultiAir 1.4.


Vale lembrar que o atual Linea ainda deve ter uma reestilização programada antes de tudo isso acontecer, como é normal num ciclo de vida automotivo. Por isso, podemos esperar o novo Linea para, no mínimo, 2013.


Veja Também:


>> Novo Sedã da Dodge/Linea ganha teaser
>> Novo Dodge parece um Hyundai 
________________________________________________________________________________________
Fonte: MotorDream

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)