18 de jan. de 2012

Novo Siena, quase sem camuflagem, dá as caras


Caída do teto e lateral, neste ângulo, lembram demais o Linea atual.
Uma mistura de Linea com um quê de novo Dodge Dart (que, não por caso, pode ser o novo Linea), com uma pitada de Alfa Romeo. As primeiras fotos do Novo Siena quase sem disfarces foram divulgadas hoje pelo Autos Segredos, e revelam um carro mais maduro e bem bonito, seguindo a evolução que o modelo sempre apresentou em suas novas gerações, ao contrário do Palio, que teve altos e baixos.

Siena: sofisticação no desenho para os sedãs compactos.
Apesar dos plásticos brancos nos faróis e nas lanternas, já dá para perceber que as últimas projeções foram certeiras. A nova versão do sedã tem tudo para empolgar os fãs e conquistar até os que não vão muito com a cara da marca (ou seja, bastante gente), exatamente como aconteceu com o último Palio. Além disso, o carro crescerá um pouco.

Na frente, o DNA da Fiat poderá ser notado graças à semelhança com Idea, nos faróis, e Bravo, na parte do para-choque -- essa parte, aliás, tem um quê de Dodge Dart, graças a apliques pretos, que fazem "a ponte" entre o farol de neblina e abertura de ar. Na grade, nada de "bigode" à la Cinquecento (como no Palio), a inspiração continua sendo Linea, Bravo e Idea, mas um friso cromado, no topo, estará lá, para dar sofisticação.
Friso cromado também na tampa do porta-malas.
Na lateral, o sedã continua procurando se diferenciar do hatch. Apesar de serem parecidas, as laterais são apenas a mesma por conta da porta dianteira, no restante, o Siena ganha vida própria: o recorte da janela traseira foi adaptado ao estilo de um sedã (o que não acontecia nas últimas versões), e o modelo ganhou uma terceira janela. Por incrível que pareça, nessa parte do carro, o Siena lembra muito um dos seus maiores rivais, o Voyage, graças aos vincos da carroceria.
Projeções acertaram o visual empolgante do Novo Siena.

Na traseira, mais cromados, e mais lanternas "inspiradas" nas da Alfa Romeo também. Só que dessa vez, elas serão maiores e parecerão mais com o novo estilo da marca esportiva, além disso, elas terão uma espécie de bico que invade a lateral. As lanternas continuam invadindo a tampa do porta-malas.

O interior segue o do Palio, mas com pequenas diferenciações, como saídas centrais de ar quadradas, para dar mais luxo ao modelo. Tirando mais cromados, o restante é praticamente a mesma coisa do Palio. Obrigado, mais uma vez, ao Autos Segredos, que flagrou também o interior da nova geração.

O Novo Siena poderá ser encontrado com os já conhecidos motores da Fiat, 1.4 EVO e 1.6 16V E.torQ, ambos flex. Há especulações de uma provável versão 1.8 E.torQ, mas acho difícil porque o Linea correria (ainda mais) risco, e o modelo maior já não é muito bom em vendas.
Interior é quase o mesmo do Palio, mas mais um pouco requintado, assim como todo o sedã.
Para a versão de entrada, a EL atual -- espero que mude de nome, entrando no novo padrão de nomenclatura da marca -- ganhará um pequeno facelift e novas padronagens. Quem vai embora, ao contrário do Palio, será a geração III.

Agora, é só esperar entre fevereiro e março para o modelo ser apresentado. Eu estou bem empolgado com o carro porque ele parece ser bem bonito e uma grande evolução diante do atual modelo, além disso, o family-feeling será bem maior, uma coisa mais difícil de se ver na Fiat, mas que, quando a montadora quer, sabe fazer com maestria, ainda mais se o Dart virar o novo Linea, fazendo com que o Siena seja bem parecido com ele.


Fontes e fotos: Autos Segredos     |     Projeções: Garagem do João (para Car and Driver BR)


Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)