Novo EcoSport é um dos lançamentos mais aguardados deste ano.
|
A lista está ordenada de acordo com a importância e o impacto que o blog acha que o lançamento provocará em seus respectivos seguimentos, além, claro, num geral para o mercado automobilístico brasileiro.
Quer dividir a sua opinião? Vá até nossa página no Facebok ou Google+ e compartilhe o que você acha!
12º Lugar: Citroën DS3
1º Trimestre
O DS3 é daqueles modelos típicos que pensamos que não tinha chances de vir para cá. Quando a montadora anunciou os planos de trazer o modelo, a comemoração foi geral, afinal, o DS3 é um projeto moderno e diferente, com seu visual meio que futurista e acabamento de qualidade. O modelo chegará para fazer frente a carros como Beetle, Fiat 500, smart ForTwo e Mini Cooper. Charme (e visual) para ele não faltam, e o preço, andará nas alturas como Mini ou razoáveis como os outros?
11º Lugar: Peugeot 308
1º Trimestre
Mais um hatch da PSA, esse parece mais com o Bravo, não só por conta do seu porte, mas por causa da novela que foi para ser o Peugeot 308 ser lançado por aqui. Depois de muito espera e reviravoltas na "trama", em 2012 podemos esperar pelo hatch atraente, e que tem chances de vender bem. Chances, porque conseguir ultrapassar a dupla i30/Focus é outra coisa na prática, e modelos muito bons, como o próprio Fiat, não conseguiram, só mesmo o Veloster. Será que o 308 desencanta?
10º Lugar: Chevrolet Cruze Hatch
2º Trimestre
Se a versão sedã do Cruze não fosse o sucesso que está sendo, muito provavelmente o Cruze Hatch não estaria nessa lista. No modelo anterior, falamos da dupla i30/Focus, que não consegue ser desbancada. É aí que o Cuze entra: com o sucesso do sedã, o hatch ganha um grande potencial para chegar onde nehum outro da categoria (tirando o já citado Veloster) conseguiu.
9º Lugar: Toyota Prius
3º Trimestre
Não precisa nem falar muito o porquê do híbrido Prius estar nessa lista, certo? O modelo verde será, provavelmente, o carro do tipo mais barato a desenbarcar no nosso país (o que ainda não significa que custará pouco). O Prius consegue esse lugar por causa da inovação que o carro representa no mundo todo, e por causa do sucesso também. Falamos como o Brasil está atrasado nesse tipo de carro, e com ele aqui, quem sabe os incentivos não saem? Esse é o pensamento da Toyota e da maioria.
8º Lugar: Ford Ranger
2º Trimestre
As picapes médias americanas esperarm um bom tempo para receberem suas merecidas atualizações em nosso mercado. Neste ano, Ranger e S10 finalmente terão novas gerações. A Ranger ficou muito mais bonita com a adoção da filosfia Kinetic de design, sem ficar menos parruda, e o melhor: ganhou um toque de elegância antes só visto nas picapes japonesas. Ela tem tudo para recuperar o terreno perdido.
7º Lugar: Novas Chevrolet S10/Blazer
S10: 1º Trimestre / Blazer: 4º Trimestre
A Nova S10 não perde em nada para a conterrânea (na teoria) Ranger. Também ficou bonita e elegante, mas essa aqui ainda guarda uma identidade mais próxima das típicas picapes americanas. Enquanto isso, a Blazer, que só estava nas mãos dos policiais, finalmente pode voltar a sonhar em ser sucesso com os "civis". O visual atraente chegou à nova geração do grande SUV, e tem tudo para voltar aos tempos áureos, ou chegar perto.
6º Lugar: Toyota Etios
4º Trimestre
Se a Toyota, no Salão de Detroit, estava preocupada em ser careta, ela deveria é se preocupar com esses dois compactos feios de doer. A frente ainda dá para engolir, mas e essas traseiras? Não dá. Ainda bem que para o Etios (tanto na versão hatch, quanto sedão) estar aqui não é preciso ser bonito, afinal, a japonesa vem com tudo para cima de Sandero/Logan e Nissan March, e a briga vai ser boa, afinal, não se é todo dia que podemos esperar o custo-benefício dos franceses aliados com a qualidade e confiabilidade de Corolla.
5º Lugar: Chevrolet Sonic
1º Trimestre
Se ele realmente seria lançado demorou para ser confiramado, mas que o Sonic tem tudo para agregar bastante valor à Chevrolet do Brasil, a maioria percebeu no primeiro contato. Não é à toa que o carro teve uma "relação" de amor com nosso país. O Sonic é aguardado por não parcer um Chevrolet comum de ultimamente, ainda mais com os brasileiros. Ele é moderno e jovem (apelos não muito reconhecidos quando se trata de GM), itens findamentais na hora de concorrer com Fiat Punto e New Fiesta, além disso, terá que se destacar para conseguir superar as vendas do Agile.
4º Lugar: Mini Captiva (Buick Encore)
4º Trimestre *Ainda não confirmado
Mais um Chevrolet nessa lista, frutos da renovação total da marca em 2012. O Encore (ou Mini Captiva, como preferir, já que não há nome brasileiro), segundo diretores, ainda não está confirmado para sua versão Chevrolet e brasileira. Mas, se realmente chegar ao fim do ano, pode abalar a nova geração do EcoSport, afinal, a marca tem tanto ou mais apelo quanto a Ford, e um produto tão bonito e bem acabado quanto o conterrâneo. Outra boa briga, e ainda tem o Duster!
3º Lugar: Novo Ford EcoSport
2º Trimestre
Se o Encore está aqui, o novo EcoSport não poderia deixar de aparecer. O jipe compacto da Ford ganha uma nova vida, agora, ao redor do mundo todo. Além de ser importante para a marca nas vendas, o que contribui para essa posição do carro é a importância que o Brasil teve no projeto, já que ele foi idealizado aqui e será vendido inclusive na Europa. Podemos esperar um carro mais requintado e bonito, com estilo próprio (ele deixa de se inspirar nos Land Rover e passa a ser da filosofia Kinetic), o que, de certo modo, dá uma cara de crossover ao modelo. A única mancada, já abordada e explicada pelo FVC, é por conta do estepe no porta-malas.
2º Lugar: Novo Fiat Siena
1º Trimestre
Provavelmente, o Siena será o lançamento desta lista com maior número de vendas. Também, qualidades para ganhar esse título não faltam: o projeto está alinhado com as tendências da marca (sim, incluindo um possível Dodge Dart que vira Linea), cresceu, está mais bonito e maduro e mais bem acabado. Quando chegar, entre fevereiro e março, deve recuperar as vendas que caíram nos últimos tempos e agregar mais compradores por conta, como sempre, do design, que deve ficar impecável.
1º Lugar: Hyundai HB
4º Trimestre
Esse é um dos projetos mais ambiciosos de todos os tempos. Junte uma marca conhecida, polêmica e que consegue enfeitiçar os brasileiros à um compacto bom, bonito, equipado e com bom preço: garantia de boas vendas? As marcas devem estar com dor de cabeça, porque o Hyundai HB (que chega no fim do ano, e ainda não tem um nome definitivo -- foi tentado Samba, mas não estava disponível) parece ser impossível de ser combatido. A Hyundai pode se tornar a nova Volks ou Fiat graças à esse carro.
Menções Honrosas
Vale mencionar o Kia Optima, que chegará bem armado para a disputa com Fusion, Malibu, Accord e cia. (incluindo uma versão híbrida); o Novo Gol, que não mudará tanto, mas tentará se manter firme no posto de mais vendido; além das versões flex do chinês J2 (hatch de entrada da JAC Motors) e do sul-coreano Novo Sportage. É, a onda flex atingindo até os estrangeiros.
Gol reestilizado chega ainda no 1º semestre.
|
Fontes: CarSale / Divulgação / Autos Segredos / Autoesporte / UOL