9 de fev. de 2012

Será que a SW do Cruze pode fazer o Brasil voltar a se interessar pelo seguimento?

General Motors
Novo modelo da família Cruze, a station já virá com um facelift para o resto da linha (sedã e hatch).
Enquanto na Europa as stations wagons (SW) ainda estão "na moda", aqui no Brasil é raro encontrar carros desse tipo. Se o seguimento considerado for o compacto, ainda temos as boas vendas de Palio Weekend e SpaceFox, agora, se formos falar de peruas médias, o negócio complica. A Renault teve que deixar a sua Grand Tour desatualizada e com preço de SW compacta para poder começar a ter lucro; e a Hyundai i30 CW, que poderia ser a salvadora do seguimento, não foi bem.

Já no "Velho Continente", as marcas sempre têm representantes na categoria: a Ford tem o Focus SW, a Fiat tem o Croma, a Volkswagen tem o Passat (que também é vendido por aqui, junto com a irmã Jetta Variant), a Hyundai tem a já citada i30 CW e por aí vai... Por aqui, é raridade se ouvir em um lançamento desse seguimento. E é por isso que não devemos sonhar com a recém-apresentada Cruze SW.

Tá certo que, se ela vier ao Brasil, e repetir o sucesso que o sedã está fazendo, podemos (talvez) esperar mais investimentos nessa área. O seguimento de peruas é muito... bacana para sumir assim, já que vem perdendo espaço para crossovers, SUVs e minivans. Na Europa, até marcas esportivas têm seus representantes, como Audi e Alfa Romeo (a segunda acabou com a sua representante, a 159, mas tudo indica que lançará uma versão do Giulietta).

Já que o brasileiro gosta tanto de tudo que europeus e americanos gostam, que tal darmos mais uma chance às peruas? É claro que, para isso, as marcas também têm que fazer a sua parte, trazendo opções interessantes. Com o design que agradou do Cruze (e eu diria que até mais bonito), a Cruze SW seria uma boa opção, além da tecnologia embarcada no modelo. Eu imagino que se a versão hatch fizer sucesso, a GM pode até cogitar a vinda da perua. Tomara.

A Chevrolet apresenta mundialmente e ao vivo a Cruze "perua" (como será chamada pelos brasileiros, provavelmente) no Salão de Genebra, que começa em março e que você acompanhará os destaques, ao final, aqui no FVC.


Fontes: Divulgação/Chevrolet / Quatro Rodas / Autoesporte

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)