Hyundai está dando tchau à Caoa? Se sim, uma excelente notícia!
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Nos últimos tempos, porém, por meio da matriz, a sul-coreana vem se interessando em entrar oficialmente de vez no Brasil. O HB é uma prova disso, já que o carro foi, obviamente, desenvolvido na Coreia do Sul. Além disso, a fábrica que está sendo construída em Piracicaba (interior de São Paulo) é da marca, e não da Caoa.
Com uma multa de 16 bilhões de reais (o dobro dos lucros da Hyundai-Caoa no último ano), o Grupo Caoa já passou por uma situação semelhante: em 1995, a Renault decidiu que iria trazer seus carros por conta própria, já que antes, a função era do da empresa brasileira.
Enquanto nada acontece, a Caoa já anunciou que o crossover compacto ix35 será produzido no Brasil a partir do 3º trimestre em regime CKD (as peças virão da Coreia do Sul, e serão montadas aqui, como já acontece com o Tucson nacional). O carro não deve ficar mais barato, segundo Autoesporte, mas ganhará mais versões (e quem sabe, cores) e o motor ficará flex.
São duas boas notícias, mas se a Hyundai entrar de vez por aqui, as marcas podem ficar ainda mais preocupadas, porque a fama junto ao público já existe e as "rebuscadas" da marca tendem a ficar no passado. A Hyundai continuará sendo a Hyundai, só que com uma imagem muito melhor, já que, por exemplo, a Caoa nem libera carros para testes de revistas.
E a Kia?
Como todos devem saber, a Kia faz parte do grupo Hyundai fora do Brasil, mas por aqui, têm importadores diferentes. Com os rumores de que a Hyundai assumiria suas importações de forma "oficial", foi perguntado ao presidente da Kia no Brasil se o mesmo aconteceria com a marca, mas ele já declarou que, no Brasil, "Kia é Kia, e Hyundai é Hyundai", então, as chances de acontecer algo, pelo menos por agora, com a Kia, são menores.
Sportage acabou de ganhar motor flex.
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Fontes: Brasil Econômico / Quatro Rodas / Autoesporte / Jornal do Carro