28 de mar de 2012

Patentes vazadas: Mini-Captiva será diferente das versões Buick e Opel

Versão da Chevrolet abandonará traços mais redondos.
Em dias que cada vez mais marcas preferem apenas trocar logotipos (sim, é com vocês, Fiat e Chrysler), achar um modelo que é profundamente baseado em outro de uma marca do mesmo grupo, mas com alterações visuais, não é fácil. Porém, não é que a Chevrolet decidiu fazer justamente o contrário? O Mini-Captiva teve suas patentes reveladas e alterações visuais um pouco mais profundas o farão entrar na identidade da marca, segundo o furo.

Versão Chevrolet do modelo terá mais plásticos.
As imagens, divulgadas pela revista francesa Automobile Magazine, mostram que os faróis foram diferenciados, mais próximos aos da Nova Captiva -- que ainda não é vendida no Brasil -- e aos do Sonic. O para-choque também mudou em relação à dupla Buick Encore/Opel Mokka (estes sim, mais parecidos, mas não os mesmos). Nas laterais, o ar mais arredondado dá lugar à um jeito de ser mais parrudo e reto. A traseira, por sua vez, mudou pouco: nos vincos, que ficaram mais feios, e no desenho interno das lanternas.

Publicações internacionais dizem que o modelo será posicionado de forma que possa concorrer com crossovers compactos, como o EcoSport (briga que ocorrerá a nível mundial, aliás), tanto com modelos mais do nível médio, como Hyundai ix35, Kia Sportage e Honda CR-V. Porém, ainda não se há notícias das partes técnicas do modelo.

Segundo o Autos Segredos, o nome do modelo deverá ser Enjoy, pelo menos no Brasil. O site ainda diz que o motor utilizado no Brasil deverá ser um 1.6 Ecotec de 16V e, talvez, nas versões mais caras, o 1.8 do sedã Cruze.
A traseira foi o que menos mudou, mas no geral, o carro ficou com um ar mais parrudo e retilíneo.

Com um ar mais SUV e menos crossover do que os modelos de que se baseia, o Enjoy deve chegar no fim desse ano, mais tardar no começo de 2013, mas com uma possível presença no Salão de São Paulo. A apresentação mundial deverá acontecer antes, possivelmente no Salão de Pequim, já que a marca aposta nos países emergentes como mercado para o modelo.


Fontes: Autos Segredos & Autoesporte

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)