23 de mar. de 2012

Siena ganha novo nome, muda completamente e está melhor do que nunca

Sofisticação, modernidade e esportividade: as bases do Novo Siena. (Fiat/Divulgação)
O que você sabia sobre o Fiat Siena? Pois é, pode esquecer tudo. A nova geração mudou tanto que até o nome foi trocado. Ele está maior (por isso Grand Siena), mais bonito, mais completo, menos "mole", com um porta-malas mais generoso e com um preço competitivo. Será que podemos dizer que tudo é mil maravilhas na nova geração?

A trajetória do Siena é de sucesso, sem dúvidas. Apesar de começar tímido, o carro conquistou o brasileiro que, sem uma alternativa da Volkswagen quando chegou, virou sucesso. A partir daí, o carro só teve evoluções (ao contrário do Palio), ganhando mais expressividade, tanto em design como em vendas. Ao apresentar a última geração do sedã, a surpresa foi a frente diferente da do Palio na época, mas a geração "Alfa Romeo" foi marcada por ser a mais atraente. Até agora.


A completa mudança que o Siena sofreu deu uma personalidade própria -- dessa vez definitiva -- ao "sedã do Palio" (título, aliás, que acaba de ficar no passado) que, desde o lançamento até 2011, vendeu 814 mil unidades, e que foi o oitavo carro mais vendido do país no ano que passou. O sedã é o segundo da categoria, atrás do Classic (se é que podemos contá-lo), mas na frente de seu arquirrival VW Voyage -- que voltou justamente por causa do sucesso do italiano.
O Siena não parece, mas tem um jeito de Linea. (Fiat/Divulgação)
Um meio termo entre a grandeza de Cobalt e Versa, os chamados "médios compactos", e sua antiga categoria, o Siena cresceu e se tornou 13,4 centímetros mais comprido, 6,1 mais largo, 5,3 mais alto e com entre-eixos 13,7 centímetros maior. As dimensões totais (em comparação com as do Cobalt e da antiga geração, respectivamente) são 4,29 centímetros de comprimento (o Cobalt tem 4,44 e a antiga geração 4,15), 1,70 de largura (contra 1,73 e 1,63) e 1,50 de altura (1,51 e 1,43). O porta-malas assume o segundo lugar no seguimento, com o ganho de 20 litros (totalizando 520 litros) e perde apenas para os 563l do Cobalt.
>> Veja mais fotos do Grand Siena no Facebook do FVC
A questão entre-eixos é digna de um bom debate: agora com aceitáveis 2,51 centímetros, o Siena passa o Voyage (2,46 cm) e a sua antiga geração (que tinha os poucos e inimagináveis, para um sedã, 2,37 cm), mas ainda não consegue ganhar de Cobalt e Logan (2,62 e 2,63 cm, respectivamente), os maiores da categoria. Por que isso é tão importante? O espaço interno, principalmente traseiro, recebeu uma enorme evolução e está na média de seu antigo seguimento. Se crescesse mais, esbarraria no Linea e, para a Fiat, chega de competição interna.
A Fiat não vai admitir, mas assim como no Palio, os vincos lembram o Voyage. Apenas a porta dianteira é a mesma do hatch. (Fiat/Divulgação).
A Fiat sempre tentou cativar pela emoção, pelo design, neste caso não é diferente. O Siena ficou mais bonito e moderno. Na dianteira, as linhas remetem a Idea e Bravo, com um pouco até do Dart (como o para-choque esportivo, com partes em preto brilhante, e os vincos em U no capô, só que mais suaves). Ponto negativo para a semelhança do farol com o J3 Turin, problema que seria resolvido com uma peça um pouco mais larga, e que entregaria um efeito mais interessante, mas nada prejudicial à beleza do carro.
"O sedã surge esteticamente aprimorado, privilegiando a beleza e a sofisticação, com toques de esportividade, e ganha um estilo próprio, independente da identidade do Palio. O novo sedã concilia a robustez e o excelente custo-benefício da família Palio à elegância e exclusividade dos sedãs maiores." 
O Siena não quis embarcar na onda de sedãs com um quê de cupê. (Fiat/Divulgação)
A traseira deixa de ser inspirada quase que inteira em Alfa Romeos. Ainda há indícios da marca esportiva do grupo, é verdade, mas nada como antes. Apesar disso, as linhas não são um retrocesso não, pelo contrário. As lanternas ficaram maiores e as linhas mais simples, menos poluídas. O resultado é de uma traseira que está em mais harmonia com o resto do carro do que em outras gerações.
O Siena está muito mais elegante. (Fiat/Divulgação)

Welcome Moving, efeito dos instrumentos, foi feito
com ajuda da Chrysler.
A Fiat (ainda) não precisava, mas decidiu equipar todas as versões do Grand Siena com o kit HSD, ou seja, todos os modelos sairão de fábrica com airbag duplo e freios ABS com EBD. Por bons R$ 38.710, você ainda leva computador de bordo, direção hidráulica, travamento das portas e abertura dos vidros eletricamente (o porta-malas também pode ser aberto através do logotipo da marca, como já acontece no Novo Palio e no Bravo), faróis de neblina, volante com regulagem de altura, chave do tipo canivete, desembaçador traseiro e vidros climatizados. Um bom pacote.

Nessa versão, a Attractive, o motor é o 1.4 EVO Flex, que desenvolve 85 e 88 cv (gasolina e etanol) e torque de 12,4 e 12,5 kgfm, respectivamente. Ainda é possível equipar o modelo com o motor 1.6 16V E.torQ Flex, que entrega 115 e 116 cv e 16,2 e 16,8 kgfm de torque. Com esse motor, o câmbio automatizado Dualogic está disponível. As médias de consumo divulgadas pela montadora são de 19,4 e 13,2 (g/e) na estrada e 14 e 9,5 na cidade com o motor 1.4; com o E.torQ 1.6 os números são, respectivamente, 18,8/12,9 e 13,4/9,3.
O interior segue as linhas do Palio, mas é mais requintado e lembra o do falecido Marea. O acabamento pode mudar de acordo com a preferência do cliente e da versão graças à tecnologia Insert Molding, assim, é possível ter um aplique que imita até madeira. (Fiat/Divulgação)
Tudo parece ir bem para o Siena, só faltou uma garantia mais generosa por parte da Fiat: com concorrentes que têm garantia de 03 anos, a marca italiana decidiu optar por apenas um para seu novo sedã. Mas esse é um dos pouquíssimos pontos fracos do carro, e olha que será difícil você achar um.

Eu nunca vi um lançamento do Siena com a "pompa" que este está tendo, e a Fiat está apostando ainda mais no modelo. Não há muito o que se falar de ruim do carro, pelo contrário, a sensação que dá é que tudo ficou melhor, talvez porque seja verdade, talvez porque a mudança é muito grande e porque o antigo estava muito defasado. A verdade é que eu tentei apontar algumas falhas, mas não achei muita coisa, e isso é um grande mérito da marca e do modelo.

No fim...
O Siena (será que alguém se acostumará a chamá-lo de Grand?) tem tudo para ser o sucesso que se espera: ele cresceu e está em dia com os concorrentes, é bem equipado e não está tão caro. Ele é muito mais atraente do que os esquisitos e feios Cobalt, Versa e Logan, tem a "mãe" Fiat para ajudar, traz um ar de sofisticação e conta com uma boa bagagem (há quem diga que o quem tem um Siena adora o carro, pelos seus "mimos"), enfim, tem um bom conjunto. E respondendo a pergunta do início, se o Grand Siena não é as mil maravilhas é, pelo menos, as 900.


Fonte: Fiat/Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)