5 de jun. de 2012

São Paulo ganha Leaf como táxi elétrico // Roda Verde

Já pode procurar o táxi verde por aí. [Nissan/Divulgação]

A cidade de São Paulo está iniciando hoje testes com duas unidades do Nissan Leaf como táxi. O modelo, 100% elétrico e com zero emissões de poluentes (e barulhos), será controlado por duas empresas diferentes de táxi e rodarão por aí, tentando identificar o que é bom e o que é ruim para a cidade com este tipo de carro, e também identificar o que a população sabe ou deixa de saber sobre a tecnologia, enfim, a viabilidade do carro.

O acordo entre a Prefeitura da cidade e a Renault-Nissan havia sido assinado em junho do ano passado, e o FVC falou dele aqui. A boa iniciativa, porém, tentará crescer ao longo do ano: o prefeito Gilberto Kassab tem planos de aumentar o número de unidades para dez, assim como os postos de reabastecimento (que, inicialmente, serão apenas nas sedes da empresa, mas outros postos, de recarga rápida, devem ser espalhados por aí em breve pela AES Eletropaulo), tudo isso para levar o Leaf também à frota do prefeito, futuramente.

O custo de cada unidade do Leaf, segundo UOL Carros, deve ficar em R$ 200 mil, aproximadamente. Tudo porque o modelo é importado, e paga todos os impostos "disponíveis", já que o Brasil, atrasado, não tem nenhum tipo de benefício, incentivo.

Ambas as unidades ficarão entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação e andarão dentro do mini Anel Viário de São Paulo. Vale lembrar que a autonomia do Leaf é de 160 km, enquanto um táxi comum consegue 200 quilômetros diários com meio tanque de gasolina. A vantagem do Leaf está no futuro, quando uma boa parte de carros da cidade seguir o modelo: com menos barulho e poluição zero, as pessoas e o meio-ambiente agradecerão e, em alguns anos depois, o bolso também.

[UOL Carros, Autoesporte, Gizmodo]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)