18 de jun de 2012

Futuro da Strada é incerto, por incrível que pareça

A Strada 2013 é assim: novos para-choques e grade. Visualmente, é só.
A Strada é a líder de sua categoria com uma vantagem para a segunda colocada (a Saveiro) de dar inveja ao Gol, e há 12 anos consecutivos. Além disso, o modelo é motivo de orgulho na Fiat, não só pela já citada liderança, mas por ditar tendências e pioneirismos no seguimento, como as cabines estendida e dupla. Mas a montadora está longe de lançar a quinta geração da picape, e ainda nem sabemos se ela será mesmo derivada do Novo Palio. Será que esse é o caminho certo a seguir, Fiat?


As primeiras informações sobre a nova geração da Strada davam conta de que a picape cresceria um pouco, ficando entre as compactas e as médias. Só que isso criaria um problema: o preço, provavelmente, não seria tão competitivo e a Fiat perderia um player de mercado aí. A solução seria repetir a estratégia da gama Siena, onde o Grand e a antiga geração continuam em linha; ou criar uma nova picape, derivada do Uno, para ser o veículo de entrada no seguimento.

Esses planos, porém, parecem ter ido por água baixo. Tudo começou com um facelift preparado pela montadora para dar uma sobrevida até os planos da nova geração ficarem mais claros. Acontece que este facelift acabou ficando muito radical, com mudanças na lateral (deixando-a equivalente ao Siena EL e Palio Weekend atuais), na lanterna (que, segundo o Autos Segredos, lembra a do Siena EL cortada pela metade), frente e uma possível versão, para a cabine dupla, com três ou quatro portas (do tipo suicida), facilitando a entrada de mais dois ocupantes que vão atrás.
Essa será a maior mudança na história da Strada em suas laterais e traseiras; e, provavelmente, a última antes da chegada da nova geração que, pode marcar, vai demorar para chegar.
As mudanças que, inesperadamente, foram muitas e um pouco mais salgadas fizeram a Fiat levar em consideração que seria muito dinheiro para um projeto de pouco tempo no mercado (estrearia no fim deste ano e duraria até o fim de 2013, início de 2014). Por isso, a marca bateu o martelo: este facelift ficaria guardado mais um tempo e, neste ano, apenas um nova grade e para-choque seriam as novidades (o lançamento desse facelift "leve" foi semana passada, junto com novidades para o Siena EL e Palio Weekend/Adventure, como você pode ver aqui).

As informações mais recentes, vindas do Autos Segredos, revelam que o futuro da Strada continua incerto: aquele facelift mais pesado virá em 2014 (e deve trazer melhorias também na capacidade da caçamba), no primeiro semestre, e depois daí, ninguém sabe ao certo o que acontecerá com a picape. Dizem que, enfim, a quinta geração chegará e deverá mesmo ser derivada do Uno, mas poderemos esperar isso só para depois de 2016.
A Fiat se inspirou no relevo para redesenhar o interior da "antiga linha Palio"; na foto, versão Adventure, com inclinômetros e bússola ao topo.
E, por enquanto é isso: as novidades para a linha 2013 da Strada são a nova grade cromada, para-choque muito semelhante ao do Grand Siena, novas rodas, opção de cabine dupla para todas as versões e a morte da versão Fire 1.4 (de visual antigo), além de um novo interior, mais moderno (mas isso não quer dizer harmônico), com novo rádio e instrumentos do painel. Um futuro incerto e que pode ser um tiro no próprio da Fiat também pode ser esperado.

Fiat, já não chega a antiga S10, que agonizou no mercado por muito tempo. Não faça o mesmo com a Strada.

De uma coisa a Fiat pode ficar orgulhosa: incrivelmente, a
marca conseguiu deixar a frente da "antiga linha Palio"
muito parecida com a do Grand Siena.
Preços da linha Strada 2013
  • Strada Working 1.4 FLEX 2013 2P – R$ 31.490
  • Strada Working Cabine Estendida 1.4 FLEX 2013 2P – R$ 34.540
  • Strada Working Cabine Dupla 1.4 FLEX 2013 2P – R$ 38.440
  • Strada Trekking 1.6 16V FLEX 2013 2P – R$ 38.350
  • Strada Trekking CE 1.6 16V FLEX 2013 2P – R$ 41.150
  • Strada Trekking CD 1.6 16V FLEX 2013 2P – R$ 45.050
  • Strada Adventure CE 1.8 16V FLEX 2013 2P – R$ 47.490
  • Strada Adventure CD 1.8 16V FLEX 2013 2P – R$ 51.490
  • Strada Adventure CD Dualogic 1.8 16V FLEX 2013 2P – R$ 54.060


[Autos Segredos, Quatro Rodas e Fiat/Divulgação // Projeções: Garagem do João/Autos Segredos]

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)