4 de jul. de 2012

Concorrente da Fiat (e da Jeep) para EcoSport dá as caras

500X: perfeito para concorrer com novo EcoSport e companhia, não? (OmniAuto)
A apresentação que estava marcada na agenda dos jornalistas era da nova minivan 500L, mas a Fiat decidiu mostrar uma "participação especial" no evento: o 500X, seu mais novo SUV. O modelo apareceu por poucos segundos e de um único ângulo, mas foi o suficiente para o site Omni Auto registrar um vídeo revelando as linhas do aguardado carro, que não será "apenas" o concorrente de Duster, EcoSport e Mini-Captiva, mas sim a menina dos olhos da Jeep.

Isso acontece porque o 500X, na verdade, é um projeto parceiro entre as marcas irmãs (vale lembrar que a Jeep foi "adotada" recentemente pelo Grupo Fiat por ser uma das marcas pertencentes à Chrysler), apesar de se basear na plataforma do 500L, e será responsável pelo aumento nas vendas da marca lameira.

Com isso, o visual cheio de linhas arredondadas e claramente inspirado no Cinquecento (como o próprio nome diz), deve mudar bastante, o que já acontece, por exemplo, com seu futuro concorrente Trax, o Mini-Captiva da Chevrolet, que é bem diferente das suas versões Opel e Buick. Isso porque ambos os modelos devem ser vendidos juntos, nos EUA, e quem sabe, em alguns países da Europa. A versão Jeep, ao que tudo indica, deverá se chamar Phoenix (um pouco feio para o meu gosto, por isso, estou na torcida para que seja apenas um codinome).

Falando mais da versão Fiat, alguns torcem (como eu) e outros dão como certo que é um projeto da marca para substituir a Palio Weekend por aqui, já que a perua tem um futuro tão incerto como o da Strada. Mas também há aqueles que dizem que a perua continuará existindo e nada mudará. O FVC já fez um post falando um pouco mais sobre o futuro da Weekend. A verdade é que nem a Fiat sabe o que fazer e, falando francamente, será uma tremenda burrada da marca se ela não trouxer o 500X para um seguimento que está se tornando cada vez mais importante e ainda espera chegadas do próprio Trax, novo EcoSport e o derivado do Hyundai HB.

De qualquer jeito, se a presença do 500X for confirmada por aqui, isso só deve ocorrer em 2014. Quanto a chegada na Europa, ninguém fala em datas também, mas com certeza, ainda teremos novidades neste ano. E aí, se você estava animado com o novo EcoSport, o que achou do 500X?

Vídeo mostra o momento da "surpresa" preparada pela Fiat na apresentação do 500L:


[Car and Driver Brasil // Quatro Rodas // Omni Auto]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)