11 de jul. de 2012

A Volvo não quer seus carros em acidentes (de jeito nenhum)

Você já deve saber que a Volvo é, provavelmente, a montadora mais preocupada com segurança. Isso chegou a tal nível que a marca anunciou que não quer NENHUM de seus carros envolvidos em acidentes a partir de 2020.



Para bater essa marca ousada (mas excelente, diga-se de passagem), a sueca criou três frentes para se focar: auxílio à condução noturna, auxílio em cruzamentos e detecção de animais.

No primeiro caso, se trata de um sistema que permitirá ao carro dirigir sozinho em congestionamentos a partir de informações recebidas por câmeras e radares no veículo, seguindo o carro da frente.

O segundo se baseia no City Safety, já disponível nos veículos da marca, que consiste em identificar a presença de pedestres e, se necessário, frear o carro sozinho. O auxílio em cruzamentos seguiria a mesma lógica: utilizando componentes de monitoramento do ambiente, o computador do veículo avalia uma situação crítica de cruzamento, como um veículo que passa no sinal vermelho enquanto o outro está fazendo uma conversão no local e, se preciso, age sozinho.

O terceiro item está sendo pensado para resolver um problema "caseiro". Na Suécia, 23% dos acidentes são resultados de quando motoristas desviam de animais na pista e colidem com o tráfego oposto. A solução seria uma evolução do próprio City Safety, que só funciona em baixas velocidades, e passaria então a operar em velocidade de estrada.

O sistema também deve passar a reconhecer animais e seus movimentos por meio de padrões pré-carregados, além dos pedestres atuais. O detector de animais poderia frear o veículo de 110 ou 120 km/h para 80 km/h, velocidade já mais bem "aceita" para os sistemas atuais agirem.

Junte tudo isso à segurança que já estamos acostumados (e itens como o airbag de pedestres, do qual já foi falado aqui no FVC) e a Volvo realmente poderá bater a sua meta, o que será histórico. E você, acha que a marca chega lá?

[ICARROS // VOLVO]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)