4 de set. de 2012

Será que dessa vez a Volks traz o atraente Novo Golf ao Brasil?

O Golf mudou bastante, mas manteve sua identidade. (Volkswagen/Divulgação)



O Golf é um carro extremamente popular entre os europeus, também, pudera: por lá, o hatch médio já está na sétima geração (nós estamos com a quarta), totalmente atual. Os brasileiros, principalmente aqueles ligados ao mundo automotivo, até já se acostumaram com o fato do nosso modelo ser totalmente defasado e, quando pensamos num Golf que realmente vale a pena, este Golf é o europeu. Então, por quê falar da nova geração do modelo de lá se nada tem a ver com o Brasil? É aí que você se engana.

Dizem por aí que a Volks planeja trazer para a América o sucesso europeu do Golf, produzindo o modelo no México, onde seria possível abastecer tanto os países da América do Norte, como os da América do Sul, tirando o atraso e a má fama do Golf brasileiro. Talvez seja a melhor coisa que a marca faça na última década, porque tá difícil, viu.
Robustez, linhas elegantes e simplicidade: o design dos alemães ficou bem atraente nesse caso. (Volkswagen/Divulgação)

Já que não precisaremos, se nada mudar, invejar os europeus, vamos falar do Golf VII em si, que também será nosso entre 2013 e 2014 (vamos lá, fé, pessoal!). O modelo está maior, mais espaçoso e também mais leve. Agora, ele é feito sob a nova plataforma modular MQB, que estreou com o Audi A3 no Grupo Volkswagen. A montadora não divulgou dados técnicos, mas, segundo Car And Driver Brasil, o Golf tem 4,26 metros de comprimento, 1,74 de largura, 1,42 de altura e 2,63 de entre-eixos, além de bons 380 litros no porta-malas.

Interior luxuoso e típico da Volks.
E para quem esperava que o Golf fosse um "Polo (europeu) grande", se enganou. É claro que as linhas da identidade da marca estão presentes no modelo, como não poderia deixar de ser, mas o Golf é mais diferente, tende mais a um Audi do que aos outros membros da família Volks, o que é muito bom. Há requinte e luxo como não havia antes, sem esquecer de manter a elegância. O novo interior também está bem requintado.

Quem compra um Golf, no Brasil, quer status também. Então, não se preocupe, o seu carro não será confundido com um Gol, por exemplo, que é bem mais barato, como é o caso de outros modelos da marca (Passat e Jetta, Jetta e Voyage, Fox e Gol, Touareg e Tiguan e por aí vai), o que é um ponto bem criticado da filosofia Volkswagen de design, mas que foi definitivamente amenizado com o Golf.
Veja mais fotos do Novo Golf no Facebook do FVC!
Apesar das mudanças, com linhas mais retas e simples, o Golf transmite robustez e esportividade de sobra, marcas registradas das gerações anteriores. Ao olhar para a nova geração, os mais entendidos (e a legião de fãs do modelo) irão notar de que se trata de um Golf com certeza. O resultado final é positivo, sem dúvidas. Mas é bom lembrar: o Golf está confirmado para os europeus, mas quando se trata do Brasil, o assunto muda dentro da Volks. Esperemos que o bom e competitivo Novo Golf realmente chegue aqui, e rápido, viu Volks? Novos Hyundai i30 e Ford Focus vêm aí...
O novo Golf tem traços que remetem a Audi, ponto positivo para muita gente. (Volkswagen/Divulgação)

[Jornal do Carro, Autoesporte, Car And Driver Brasil]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)