
A cobertura do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo já começou há certo tempo, principalmente nos drops Start&Stop do Facebook. Mas agora é pra valer. Hoje (dia 22), o evento começou, aberto para a imprensa. Com isso, as primeiras novidades já vão sendo divulgadas.
A intenção desta Start&Stop não é se aprofundar, mas mostrar levemente essas novidades, afinal, o FVC não quer dar spoilers muito grandes para quem vai à mostra! Até porque um post com os comentários e considerações dessa edição será postado na próxima semana, assim como no Salão de 2010 e, daí sim, com mais profundidade.
Este post será atualizado conforme novas informações forem surgindo.![]() |
Chery Celer. (Divulgação) |
Chinesas
Chery e JAC, as duas maiores chinesas do mercado brasileiro anunciaram o que levarão ao Salão do Automóvel, que começa na próxima quarta, 24 de outubro.O destaque da Chery será o sedã Celer (foto), que foi apresentado no mesmo evento em 2010 como Fulwin, mas nunca começou a ser vendido. Usará motor 1.5 flex e virá completo de série.
![]() |
JAC J2. (Foto: UOL Carros) |
No caso da JAC Motors, o destaque será o seu carro de entrada, o J2, pouco menor que o Kia Picanto e, portanto, abaixo do J3. Virá com o motor 1.4 16V de 108 cv do seu irmão maior.
Falando em J3, a JAC apresenta a versão Sport do hatch, que será equipada com um motor 1.5 flex com 127 cv e sem tanquinho de partida a frio, uma versão atualizada do motor do J5.
Novo Viper estará no Salão de São PauloAgile automatizado
A Chevrolet divulgou a chegada do Agile 1.4 LTZ (versão top) equipada com a segunda geração do câmbio automatizado Easytronic, que já foi utilizado na Meriva na primeira geração, em comemoração à marca 200 mil unidades vendidas, batida em outubro.
Além do tradicional pacote LTZ e da novidade do câmbio, o Agile Easytronic introduz à linha 2013 uma nova cor: a Azul Infinity. A versão atualizada do câmbio, produzido em parceria com a Magneti Marelli, traz melhorias como o creeping e sistema de controle da aceleração do veículo (BAS).
O modelo será apresentado ao público no Salão do Automóvel e chega às lojas na primeira semana de novembro. Ainda não há preço definido, mas a versão LTZ (já bem-equipada) parte dos R$ 41.590. Gostou da novidade?
Novo i30 e as atrações que a Ford prepara para o Salão
Você pode ver tudo sobre o Chevrolet Onix num post completo aqui.
Hyundai: HB20X e novos i30 e Santa Fe (ambos já flex)
Motor 1.6 Câmbios automático ou manual. Suspensão levemente elevada. Nova grade. Adesivos. Plásticos. Ar de Sandero Stepway. Essa é a prometida versão aventureira do HB20, que ganhou o nome de HB20X, sem preço anunciado e com previsão para o mês que vem. Nada de versão sedã do HB20 apresentada.
A marca (ou melhor, a importadora CAOA) apresentou as versões Flex do Elantra e do Tucson brasileiro, além do Novo i30 -- com motor 1.6 de 128 cv (do HB20) e somente câmbio automático de seis marchas, que deve chegar entre janeiro e fevereiro de 2013. Também foi destaque o Novo Sanat Fe, que utilizará o mesmo câmbio do i30, mas a previsão de lançamento é para meados do primeiro semestre de 2013, segundo o UOL Carros. Ambos os lançamentos são flex e não têm previsão de preço.
![]() |
HB20X. (Foto: Uol Carros) |
Fiat estaria trabalhando em versão híbrida do Palio para ser exibida no Salão?
A Volkswagen apresentou mais uma arma para manter o Gol na liderança: a versão duas portas. Com isso, o modelo fica mais barato (pelo menos nos anúncios), partindo de R$ 26.690 -- alguns poucos reais mais barato que os R$ 26.960 do G4, que terá o seu preço reajustado para concorrer com Mille. O Gol 2P, muito mais esportivo, foi inspirado no Audi A3 e poderá ser equipado com motores 1.0 e 1.6. Os equipamentos de série são os mesmos do Novo Gol 4P.
Fiat salva os fãs da Ferrari
A Chevrolet também exibe em seu estande as novas gerações de Blazer (agora, Trailblazer) e do Malibu. Os detalhes da nova geração do SUV baseado na S10 dão conta de que a única versão disponível é a LTZ, com motores V6 3.6 de 239 cv ou 2.8 Turbodiesel CTDI de 180 cv, com trações 4x2 (gasolina) ou 4x4 (turbodiesel). Freios ABS com EBD, controles de tração e de estabilidade, ar-condicionado digital, computador de bordo, piloto automático, rodas 18”, sistema premium de som (rádio double din com CD Player, MP3, Bluetooth, entrada mini-USB e entrada auxiliar), três tomadas de 12V (uma para cada fileira de bancos), entre outros itens são de série. Preços não foram divulgados, assim como mais detalhes do Malibu.
![]() |
Novo Malibu. (Foto: MotorDream) |
Taigun: o EcoSport da Volks (e o up!)
Demorou, mas enfim a Volkswagen entra no mercado de SUVs compactos. A montadora exibe o protótipo Taigun: que tem um nome horrível, aliás (além de ser pouco criativo, por causa do Tiguan), mas que pode mudar na versão de produção, ainda bem. O modelo, com motor 1.0 de três cilindros com injeção direta de combustível e 110 cv de potência, foi apresentado pelo chefão do Grupo, Martin Winterkon, e mostra a importância do Brasil para marca. O protótipo é baseado no compacto up!, que também é mostrado no evento em suas versões normal, esportiva (GT up!) e nos conceitos Cross Coupé e buggy up!.
A Renault não tem grandes novidades: conceitos, como esse para o Duster e o Captur, são atrações. Além disso, teve a apresentação do novo Clio, que nós já conhecíamos, e do Fluence GT, com motor turbo de 180 cv. O elétrico Twizy também é destaque. Também foram mostrados Logan e Sandero com GPS touch screen, vendidos por R$ 200, segundo Car And Driver.
Empolgada com o crescimento em vendas, a Nissan resolveu trazer o seu campeão dos EUA para brigar com Fusion e Malibu: o sedã grande (para nós) Altima. Além disso, são destaques a série especial de 10 Anos da Frontier e a do March, Rio 2016, em alusão aos Jogos Olímpicos, apresentado por Hortência e Clodoaldo Silva (nadador paraolímpico).
Outro destaque foi o conceito Extrem, desenvolvido junto com o pessoal da Califórnia e apresentado pela primeira vez mundialmente aqui no Brasil.
![]() |
Além do nome, o design também poderia ficar mais bonito na versão de produção, não? (VW/Divulgação) |
Renault
![]() |
Duster DCross. (Foto: Car And Driver) |
Altima é o destaque da Nissan
Outro destaque foi o conceito Extrem, desenvolvido junto com o pessoal da Califórnia e apresentado pela primeira vez mundialmente aqui no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário