22 de out de 2012

Salão // Onix é mais competitivo do que HB20 e sem comparação com Etios

Onix é do porte do Gol, concorre com o Gol, quer tirar vendas do Gol e se parece com o Gol. (GM/Divulgação)

A Chevrolet apresentou hoje o Novo Onix que, além de se mostrar atraente, oferece um bom custo-benefício. O modelo começa nos R$ 29.990 com direção hidráulica, ajustes de altura para banco do motorista e volante, airbags frontais e ABS com EBD. Na versão LT 1.0, por R$ 32.890, já é possível adquirir o sistema MyLink, com tela touch, como opcional. 

Não é só isso: o Onix oferecerá três anos de garantia, a partir do início de novembro, quando chegará ao mercado. Os motores 1.0 e 1.4 da GM foram atualizados. 
O Onix é um modelo moderno, vincado e com faróis de Chevrolet Volt. (GM/Divulgação)
Baseados no 1.0 VHCE de Celta e 1.4 Econo.Flex de Agile e Cobalt, são flextêm oito válvulas e agora se chamam SPE/4 (Smart Performance Economy 4 Cylinders, ou 4 Cilindros de Performance Inteligente e Econômica) 80% dos componentes são novos, e eles também estão 6% mais econômicos. O 1.0 gera 78 cv com gasolina e 80 cv com etanol; na mesma ordem, o 1.4 rende 98 e 106 cv. 

A montadora aposta alto no Onix e quer que o modelo seja sucessor do Corsa -- mas daquele Corsa que era sucesso em vendas, nos anos 1990 --, com cerca de 12.000 emplacamentos mensais, mais do que o Celta (e o que o colocaria em quarto lugar, atrás de Gol, Uno, Palio e Fox).
Traseira de Gol é polêmica, mas não feia. Aliás, os últimos Chevrolet sempre têm "algo"  para render discussão na traseira, não? (GM/Divulgação)
Falando mais do sistema MyLink: ele permite ver fotos e vídeos, ouvir podcasts e rádios de mundo inteiro, navegar por GPS e fazer ligações, através do seu celular e da conexão Bluetooth, assim como das entradas auxiliar e USB, na tela LCD de 7 polegadas. Você também pode configurar recursos do carro, como o Follow Me Home (deixa os faróis acesos para você abrir a porta da sua casa) e o travamento automático das portas.

A Chevrolet também divulgou que será possível personalizar o automóvel, com kits de adesivos (como Uno, Palio e "Novo" Clio) e mais de 100 acessórios, como os faróis "Ice Blue", que têm uma lente azulada e dão ar futurista ao modelo compacto. 

Outra cartada da marca foi divulgada pelo CESVI: o Onix é o modelo mais barato na hora de reparar danos de um acidente. É o mais barato do Brasil. Além disso tudo, o Onix está alinhado aos padrões de design da marca, mas sem ser feio como Agile e Cobalt, como o FVC já havia previsto. 
Interior é de acordo com o seguimento, mas tem desenho moderno e cores que agradam. Aqui, é bom puxar o Cobalt, companheiro de plataforma. (GM/Divulgação)

A impressão que dá é que o Onix é a revolução que o HB20 prometeu entregar, mas só ensaiou ao oferecer metade disso tudo. O Onix é bem equipado, mais barato, com boa garantia (ainda inferior que os 5 anos do Hyundai, é verdade) e um design tão atraente quanto. 

O interior, que remete ao Cobalt (e, agora sim, isso é bom), é bem agradável, sem contar a possibilidade de equipá-lo com o MyLink e, ano que vem, com um câmbio automático de seis marchas vindo do Cruze. Se interessou? O Onix chega no mês que vem. É, parece que Fiat e Volks estão em maus lençóis.

Preços e Equipamentos do Chevrolet Onix 

LS 1.0 - R$ 29.900 
Airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, ar quente, desembaçador e limpador do vidro traseiro, rodas de aço aro 14 com calotas, banco do motorista e volante com ajuste de altura, direção hidráulica, painel em duas cores (preto e cinza).

LT 1.0 - R$ 31.690 
itens da versão LS + protetor de cárter, maçanetas externas e carcaça dos retrovisores na cor do veículo, antena, travas elétricas das portas e do porta-malas, vidros dianteiros elétricos, alarme, chave canivete. (Opcionais: My Link - R$ 1.200; ar-condicionado - R$ 2.100) 
Assim será o Onix mais em conta.
LT 1.4 - R$ 35.290
LT 1.0 + rodas de aço aro 15 com calotas, faróis com máscara negra, lanternas escurecidas e adesivo preto da coluna central. (Opcionais: My Link - R$ 1.200; ar-condicionado - R$ 2.100) 

LTZ 1.4 - R$ 41.990 
LT 1.0 + rodas de liga leve aro 15, ar-condicionado, My Link, faróis de neblina, espelhos retrovisores elétricos, computador de bordo.


[Chevrolet/Divulgação, Autoesporte, Quatro Rodas]

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)