New Fiesta reestilizado, com lanternas atualizadas, apresentado no Salão, chega em 2013, mais pobre. |
A Ford está mostrando ao mundo, inclusive no nosso Salão de São Paulo e, agora, no Salão de Los Angeles, o New Fiesta reestilizado, com leves adaptações que o deixam mais parecido com os últimos lançamentos, como os novos Fusion e EcoSport. Não deve ser segredo para você que, como planejado, esse modelo terá fabricação nacional a partir de 2013. Aliás, algumas publicações, como Autoesporte e Quatro Rodas até já flagraram o carro rodando por aqui. Mas nem tudo pode ser as mil maravilhas como nos foi vendido há algum tempo atrás.
Até então, esperava-se que o nosso New Fiesta seria nacionalizado mantendo a qualidade, com um design mais atual e uma brusca queda de preço, já que ele chegou com status de compacto premium e preço de hatch médio. Parece que as coisas não serão bem assim. A queda de preço, naturalmente, deve acontecer, já que seu público também vai mudar: concorrerá diretamente com Chevrolet Onix, Fiat Novo Palio, Hyundai HB20, Toyota Etios e o líder Volkswagen Gol.
Peças mais baratas, com qualidade inferior e em uma única cor: é o empobrecimento que ajudará o New Fiesta a concorrer com Gol, Palio e companhia. (Diogo Dias, para Car And Driver Brasil) |
Só para comparação: interior do New Fiesta reestilizado europeu; no detalhe, painel central do atual New Fiesta mexicano. (Ford/Divulgação) |
Falando nisso, o modelo deveria perder o "New" de seu nome, como acontecerá nos EUA, não? Não. Segundo o Jornal do Carro, a Ford continuará fabricando o defasado Fiesta Rocam (atual campeão de vendas da montadora americana no Brasil, reestilização da reestilização do modelo lançado em 2003), como uma alternativa à Palio Fire e Gol G4, pelo menos até 2014, que é quando está prevista para chegar a nova geração do Ka, um pouco maior.
Boca de Aston Martin e interior empobrecido: este é o nosso New Fiesta, que quer deixar a base da tabela de vendas e se aproximar do topo. (Ford/Divulgação) |
Com todos estes "cortes", tomara que a Ford compense de verdade na queda de preço, já que o atual New Fiesta Hatch 1.6 flex (motor Sigma de 115/110 cv) tem preço sugerido de R$ 44.130, enquanto o Fiesta Rocam Hatch 1.0 parte de R$ 24.800. Como o preço da antiga geração já está de acordo com seu novo posicionamento (o preço sugerido de um Palio Fire é R$ 23.290, e de um Gol G4 R$ 24.291) e o New Fiesta brasileiro não terá, num primeiro momento, opção de motor 1.0, podemos "desejar" o preço atual da versão Rocam 1.6, que parte de R$ 31.990.
Seria um preço competitivo, já que o Gol 1.6 mais simples custa R$ 31.890, e concorrentes como HB20 e Palio não teriam motores suficientes nessa faixa de preço (o HB20 parte de R$ 31.995, mas com motor 1.0 de 80 cv, enquanto o Palio Attractive 1.4 de 88 cv custa R$ 33.100). Ainda assim, a Ford não deve dar um desconto tão grande como esse, mas já ficarei satisfeito com aproximadamente R$ 10 mil de abatimento, na faixa dos R$ 33/34 mil. E você, o que acha que a montadora deve fazer para compensar o empobrecimento do New Fiesta e não deixá-lo mais decepcionante do que ele já é?
[Car And Driver BR, Jornal do Carro e iCarros]
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