28 de nov. de 2012

Chegada do New Fiesta brasileiro pode ser decepcionante

New Fiesta reestilizado, com lanternas atualizadas, apresentado no Salão, chega em 2013, mais pobre.

A Ford está mostrando ao mundo, inclusive no nosso Salão de São Paulo e, agora, no Salão de Los Angeles, o New Fiesta reestilizado, com leves adaptações que o deixam mais parecido com os últimos lançamentos, como os novos Fusion e EcoSport. Não deve ser segredo para você que, como planejado, esse modelo terá fabricação nacional a partir de 2013. Aliás, algumas publicações, como Autoesporte e Quatro Rodas até já flagraram o carro rodando por aqui. Mas nem tudo pode ser as mil maravilhas como nos foi vendido há algum tempo atrás.

Até então, esperava-se que o nosso New Fiesta seria nacionalizado mantendo a qualidade, com um design mais atual e uma brusca queda de preço, já que ele chegou com status de compacto premium e preço de hatch médio. Parece que as coisas não serão bem assim. A queda de preço, naturalmente, deve acontecer, já que seu público também vai mudar: concorrerá diretamente com Chevrolet Onix, Fiat Novo Palio, Hyundai HB20, Toyota Etios e o líder Volkswagen Gol.

Peças mais baratas, com qualidade inferior e em uma única cor: é o empobrecimento que ajudará o New Fiesta a concorrer com Gol, Palio e companhia. (Diogo Dias, para Car And Driver Brasil)

Só para comparação: interior do New Fiesta reestilizado
europeu; no detalhe, painel central do atual New Fiesta
mexicano. (Ford/Divulgação)
Porém, essa queda no preço não deverá vir só por causa da fabricação brasileira: a marca prepara um empobrecimento no painel do modelo (pelo menos, é o que dá para ver por enquanto), como mostra o flagra feito pela revista Car And Driver. Além das peças de menor qualidade, o painel bicolor também foi embora, assim como a tela que controla funções do rádio, que agora está menor (e ela já não era tão grande assim) e localizada abaixo de onde estava no antigo New Fiesta, produzido no México atualmente.

Falando nisso, o modelo deveria perder o "New" de seu nome, como acontecerá nos EUA, não? Não. Segundo o Jornal do Carro, a Ford continuará fabricando o defasado Fiesta Rocam (atual campeão de vendas da montadora americana no Brasil, reestilização da reestilização do modelo lançado em 2003), como uma alternativa à Palio Fire e Gol G4, pelo menos até 2014, que é quando está prevista para chegar a nova geração do Ka, um pouco maior.

Boca de Aston Martin e interior empobrecido: este é o nosso New Fiesta, que quer deixar a base da tabela de vendas e se aproximar do topo. (Ford/Divulgação)

Com todos estes "cortes", tomara que a Ford compense de verdade na queda de preço, já que o atual New Fiesta Hatch 1.6 flex (motor Sigma de 115/110 cv) tem preço sugerido de R$ 44.130, enquanto o Fiesta Rocam Hatch 1.0 parte de R$ 24.800. Como o preço da antiga geração já está de acordo com seu novo posicionamento (o preço sugerido de um Palio Fire é R$ 23.290, e de um Gol G4 R$ 24.291) e o New Fiesta brasileiro não terá, num primeiro momento, opção de motor 1.0, podemos "desejar" o preço atual da versão Rocam 1.6, que parte de R$ 31.990.

Seria um preço competitivo, já que o Gol 1.6 mais simples custa R$ 31.890, e concorrentes como HB20 e Palio não teriam motores suficientes nessa faixa de preço (o HB20 parte de R$ 31.995, mas com motor 1.0 de 80 cv, enquanto o Palio Attractive 1.4 de 88 cv custa R$ 33.100). Ainda assim, a Ford não deve dar um desconto tão grande como esse, mas já ficarei satisfeito com aproximadamente R$ 10 mil de abatimento, na faixa dos R$ 33/34 mil. E você, o que acha que a montadora deve fazer para compensar o empobrecimento do New Fiesta e não deixá-lo mais decepcionante do que ele já é?


[Car And Driver BR, Jornal do Carro e iCarros]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)