O tom do evento foi dado por carros compactos, vários lançamentos que condizem mais à realidade da maioria dos brasileiros e muitos conceitos. Isso não quer dizer que o Salão tenha perdido o seu brilho, pelo contrário, tivemos algumas estreias mundiais no evento brasileiro, o que mostra que o Brasil está sendo cada vez mais valorizado na indústria automobilística.
As quatro grandes
O maior destaque da Fiat, teoricamente, nem era Fiat. Além disso, a marca não soube "envolver" Ferrari e Maserati com suas atrações. |
É claro que, assim como tivemos altos, também tivemos baixos. Um exemplo é o estande da Fiat, que estava bem apagado em relação às duas últimas edições. O misto de lançamentos, atualizações e conceitos que estamos acostumados a ver não aconteceu neste ano. Séries especiais dos principais modelos não foram suficientes para fazer a marca brilhar, o mesmo pode-se dizer do lançamento do 500C, que não terá tanta expressão quanto gostaríamos. O conceito com o Bravo também não chama tanta atenção como Mio conseguiu fazer em 2010. E nem mesmo Ferrari e Maserati foram bem utilizadas pela marca, já que os esportivos ficaram "escondidos" num espaço pouco privilegiado, aos fundos do estande. É, poderiam ter apresentado o Palio Híbrido.
Taigun, apesar de estar num estande sem-graça, mostra o nível de importância do Brasil para a marca, já que foi uma estreia mundial reservada para o Salão de São Paulo. |
Outra montadora que estava "morna" era a Volkswagen. Pelo número de novidades e importância de conceitos apresentados (como a estreia mundial do Taigun e o up!), o estande poderia estar melhor, como foi em 2008. O Novo Fusca estava lá, mas estava no estande que pertence à Seat (que abandonou o mercado brasileiro e, desde então, a sua dona o utiliza), separado do restante da marca e num espaço muito mais animado. O outro estande, maior, era típico dos alemães: frio, clean e com o mínimo de emoção, nada "acontecia", parecia que os carros só estavam lá, espalhados e pronto.
Interior do Onix se revelou tão pobre em acabamento quanto alguns chineses. Mas o estande da Chevrolet estava cheio de atrações. |
Totalmente oposta a Volkswagen, estava a Chevrolet, alegre como na última edição. Apesar da grande quantidade de barulho (cada modelo tinha um microfone para "animar a plateia" de seu modelo e fazer uma mini-apresentação do mesmo), o número de atrações compensou o incômodo. A marca se preocupou até em dar vida aos esquecidos Celta e Prisma, com os conceitos Effect. O que me impressionou (de forma negativa) foi a má qualidade de acabamento interno do Onix, foi uma grande decepção mesmo, principalmente se levarmos em consideração o belo desenho das peças.
Apresentação mundial do New Fiesta Sedan reestilizado e que será fabricado aqui é destaque da Ford. O carro ficou um mini-Fusion e teve seu problema de traseira feia resolvido. |
Outra marca que está de parabéns é a Ford. Primeiro porque a marca também reservou uma estreia mundial para o nosso Salão: o novo New Fiesta Sedan. Segundo, porque a montadora fez uma espécia de "caça ao tesouro": com os Blue Cards, você precisava curtir atrações num percurso com 13 delas (como os novos Fusion, EcoSport e Ranger, ou conceitos, como Evos e Mustang, ou ainda pilares da marca, como Design e Segurança) e participar de um vídeo com a Deborah Secco para ganhar brindes. Foi uma maneira muito bacana de mostrar as suas atrações, que não eram poucas, e se prevenir das marcas que vêm aí embaixo.
Mostrar que o HB20 é fabricado no Brasil foi uma preocupação da marca. |
Candidatas ao "pódio"
Uma das marcas que mais estão interessadas em crescer no Brasil é a Hyundai. Ela quer abocanhar o lugar da Ford, principalmente, com a chegada do HB20. E ela merece (pelo menos a parte não-Caoa dela). O HB20, como era de se esperar, foi a grande atração da marca, num estande marcado pelo design que só a Hyundai tem. A curiosidade era grande e acho que o modelo de entrada atendeu as expectativas, incluindo sua versão Cross. Novos i30 e Santa Fe também chamaram atenção, mais uma vez, pelo design. Com esse Salão, a marca consolida-se como uma das mais bem-preparadas e bem-munidas para entrar no cobiçado grupo das quatro grandes.
Outra que está na busca pela ascensão é a Renault. O estande da francesa estava voltado para a sustentabilidade, com a apresentação dos modelos elétricos Twizy e Fluence ZE (Zero Emission). Porém, novidade mesmo, apenas o feio Novo Clio, que mostra como a direção escolhida pela marca de apostar em modelos menos refinados, baseando-se na gama da Dacia, está dando certo, mas que é uma pena. Por isso, digo: a Renault não merece ocupar um lugar no grupo das quatro grandes.
Na apresentação da fábrica do Etios, em Piracicaba, o presidente da Toyota Brasil disse que o modelo seria o responsável por levar a qualidade da marca a um número maior de pessoas. Bom, com a chegada do Salão, eu confirmei uma coisa que já estava na minha cabeça: o Etios não tem a qualidade Toyota. Seja no acabamento pobre, no desenho inferior ou no design horrendo, me recuso a dizer que aquilo é um Toyota. Vamos ver se a mecânica se salva. A marca também roubou a atenção do público por conta de seus conceitos (como o NS4) e o esportivo 86 que, merecidamente, deixaram as pessoas babando. Enquanto, no mesmo estande, o Etios amedrontava com sua feiura.
Boa receptividade mostra que a Toyota realmente precisa apostar em design, justamente o oposto do que foi feito com sua principal aposta: o Etios. |
As outras japonesas e francesas
A grande aposta da Honda foi sua marca-filha, a Acura, fazendo uma espécie de introdução ao público da marca que chegará em 2015 para concorrer com a Lexus. Novidades da própria marca mesmo, contam o Fit Twist (nome horrível para a versão aventureira do carro) e Civic com motor 2.0 e versão Si, que você pode ver com mais detalhes neste post. O conceito NSX, da Acura, foi o que mais chamou atenção. Subaru e Lexus também apresentaram suas gamas, com atualizações que chegam em breve ao mercado brasileiro.
Conceito, Acura NSX foi o destaque da Honda. Ou quase isso. |
Outra japonesa que estava presente era a Nissan que, assim como sua parceira Renault, mostrou a preocupação com sustentabilidade através do Leaf, em sua versão de táxi elétrico, que rodas nas ruas de São Paulo em testes. O sedã grande Altima também dá o indício de que a Nissan quer continuar crescendo no Brasil, por pouco não estando na categoria de cima. O conceito Xtreme, projeto brasileiro em parceria com a Nissan dos EUA, merece destaque, já que foi apresentado pela primeira vez mundialmente aqui no Brasil.
Xtreme, da Nissan, é um conceito que foi apresentado e desenvolvido por aqui. |
Interior bem-acabado é a arma do 208, sucessor do 207. |
Esportivos e Luxuosos
As marcas norte-americanas realmente foram bem na feira. Além de Ford e Chevrolet, o Grupo Chrysler acordou nesta edição e fez do seu estande um dos mais esperados. Isso tem nome, na verdade, dois nomes: Viper e Fiat. A nova controladora soube utilizar a nova geração do esportivo à favor de todas as marcas do grupo. O Viper foi um modelo importante, fazendo sucesso até na hora de vender souvenires da marca. Além disso, as atrações da SRT abocanharam boa atenção do público, como o Charger e a Grand Cherokee, além, do grandalhão Dodge Durango. As marcas foram ao estrelato.
Novo Viper é a grande atração dos esportivos. |
A Volvo apresentou o V40 e chamou atenção com os seus carros de corrida, C30 Advanced (que também foi mostrado na sua versão elétrica) e V60 Racing. Jaguar e Land Rover se destacam por deixar seus carros, pelo menos a maioria, abertos ao público. Ao contrário do que a dona Porsche, por exemplo, faz, assim como a Aston Martin, o que pode ser frustante na hora de falar de esportivos.
Style Coupe será o futuro sedã do Classe A, e foi uma das grandes atrações da Mercedes-Benz. |
Cerato e seu belo design. |
Mais Salão
Quer saber mais sobre o que marcou o Salão do Automóvel? Então, confira estes posts:
As novidades do primeiro dia do Salão de São Paulo
Onix é mais competitivo que HB20 e sem comparação com Etios
As novidades do segundo dia
Fiat: 500 Cabrio e muita série especial, além de Ferrari e Maserati
As japonesas Honda e Toyota apostando em esportivos
Galeria de Fotos
Já está disponível uma Galeria de Fotos do Salão do Automóvel, é só ir até a barra lateral e conferir as atrações! Se preferir, circule a página do FVC no Google+ (aqui) e veja as fotos (aqui).
Para fechar o post com chave de ouro. (Charger SRT8) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário