O Santana está de volta, com as linhas simples e já tradicionais da Volks. (VW/Divulgação) |
É hora de dar uma pausa na cobertura do Salão do Automóvel: a Volkswagen apresentou hoje (30/10) seu novo sedã médio compacto, o Santana. O carro já tinha sido antecipado aqui no FVC e, por enquanto (atenção, apenas por enquanto), não chega ao Brasil. Ele assumirá lugar do Polo Sedan em países emergentes, onde não receberam ou não receberão a nova geração desse modelo, assim como nós.
É é justamente por causa dessa missão que o Novo Santana já estaria confirmado, apenas internamente, para chegar ao Brasil em 2014, e concorrer com modelos como Fiat Grand Siena, Nissan Versa, Chevrolet Cobalt e Toyota Etios, entre outros. O que ajuda a confirmar a informação é que flagras já foram feitos no Brasil, assim como aquele investimento que a Volks recebeu do governo brasileiro.
Por que Santana?
Santana é um nome forte, quase uma lenda dentro da Volkswagen, tanto é que a nova geração não foi apresentada em nenhum país emergente (que servirão de habitat natural para o modelo), mas sim em alto estilo, em Wolfsburg, na Alemanha, com direito à presença do CEO do Grupo Volkswagen, Martin Winterkon.
Interior segue o novo padrão da marca, mas não conta com luxos, já que o Novo Santa está posicionado abaixo de Jetta e acima do Voyage. (VW/Divulgação) |
O espaço generoso do novo sedã também o faz ser bem atraente para um país onde modelos como Siena e Cobalt oscilam de 5 a 10 mil unidades mensais, já que conta com entre-eixos de 2,60 metros (mesma medida do Versa) e porta-malas de 480 litros (que poderia ser maior, mas está de bom tamanho). Ele também faria a alegria de taxistas, que adoravam o Santana e não foram com a cara do Polo, talvez esse sendo o público de maior certeza para o novo sedã médio.
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Curta o FVC no Facebook!Em termos de desenho, o Santana de 2012 melhorou bastante em relação aos flagras, quando contava com adesivos que passavam a impressão de uma traseira "sem sal", como havia dito anteriormente. Agora não, a traseira está "para cima", com lanternas mais atraentes. Por outro lado, a dianteira continua praticamente na mesma simplicidade dos primeiros flagras, mas pelo menos ela não é feia.
Assim como ele é um típico Santana, também é um típico Volkswagen. Dito isso, retiro o que disse: com linhas mais atraentes, o Novo Santana tem tudo para agradar o público taxista, mas também ser sucesso entre famílias emergentes. Além disso, seria o único (ao lado do Grand Siena) com um design que não é um show de horrores. Aliás, pensando por esse lado, ele nem é tão Volkswagen assim, já que com os concorrentes que tem, é uma obra de arte da marca conservadora.
Santana ficou mais atraente em seu desenho final, sendo uma grande mistura de Jetta, Passat e até com um ar de Voyage. (VW/Divulgação) |
[UOL Carros, Autoesporte, BestCars e Volkswagen/Divulgação]
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