4 de dez. de 2012

Designer da Volks diz que o design da Volks não é legal (como assim?!) e abre discussão sobre o family-feeling

Design muito parecido é polêmico na VW: Novo Santana, Passat americano, Touareg, Tiguan, Phaeton, Polo e Gol são muito parecidos. (VW/Divulgação, colagem por FVC)

O assunto desta semana no mundo automotivo foi o diretor de design da Volkswagen, Klaus Bischoff, dizer que, basicamente, deixar todos os modelos da marca iguais foi um erro. Pela quantidade de críticas que a marca vinha recebendo, ele não disse mais do que o óbvio. Porém, o estranho é a pessoa responsável pelo design dizer isso, afinal, se tem alguém dentro da empresa que pode mudar isso, é ele. Está certo que mudanças foram prometidas, mas elas só chegarão em 2015, com a nova geração do sedã Phaeton, que nem é vendido em todos os países.

A atual identidade da marca alemã foi inaugurada, na Europa, com o a nova geração do Polo, em 2009 (e chegou ao Brasil no mesmo ano, com a reestilização do Fox). Ela consiste em linhas simples e retas, para serem atemporais e não desvalorizarem o modelo. A grade dianteira também é simples e semelhante em todos os veículos, com barra (s) cromadas ou não e o logo no meio. Na traseira, a inspiração vem da Audi, principalmente para seus sedans, com lanternas afiladas e luzes de formato irregular (este último, presente em todos os seguimentos).

Nova geração do Polo, de 2009, agradou. Mas coitado daqueles que pagaram mais por um Passat e têm o mesmo visual de um carro de entrada europeu. (Volkswagen/Divulgação)

Em fevereiro de 2011, o FVC ficou surpreso pela semelhança do Novo Touareg com o o Tiguan. As fotos do modelo menor haviam sido vazadas e mostram claramente que ambos poderiam ser confundidos, o que é interessante para imagem do Tiguan, mas prejudica o Touareg, por ser um carro mais caro e sofisticado, de um segmento superior. Nem preciso explicar isso, o próprio Bischoff, em sua declaração à Auto Express, diz:
"Veículos mais luxuosos devem influenciar o visual de carros mais em conta, e não o contrário”
O problema será corrigido através de diferenciações para cada seguimento dentro da marca, que deixarão os automóveis mais "legais", sem perder em dirigibilidade e confiança típicas da marca:
"Haverá um estilo para sedans, outro para SUVs, um diferente para veículos de passageiros e outro para hatches”
A verdade é que o problema dessa filosofia de design não é o family-feeling -- a cara parecida -- em si, mas sim a quantidade disso. Você deve achar os carros da Kia bem bonitos, não? Pois saiba que eles têm um family-feeling até que bem grande, porém, Peter Schreyer (ex-Audi, aliás) disse algo que faz todo sentido: os carros precisam ter uma identidade dentro de uma fabricante, mas cada modelo precisa ter a sua dose de ousadia, de particularidade. O family-feeling é excelente, e diria até que é necessário, só é preciso dosá-lo e você terá modelos ganhando prêmios de design, como o novo Kia Cee'd.

Novo Golf, modelo mais recente, está dentro dos padrões da marca, mas já se mostra um pouco mais diferenciado. (Volkswagen/Divulgação)

Outra que se diz "arrependida" é a Audi, que já anunciou: cada uma de suas linhas, A, R e Q, terá design próprio a partir do lançamento do Q2, novo integrante da família de SUVs, que deve ser cada vez mais ampliada, em questões de tamanho e versões esportivas.

Só gostaria de saber o que Walter de Silva, chefe de design da Volkswagen (vindo da Alfa Romeo), achou de todas estas declarações de seu diretor. E, afinal, com essa história toda, o debate foi levantado: para você, o family-feeling é importante, bom ou ruim?


[Auto Express, Car And Driver BR, Carsale, Quatro Rodas]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)