14 de jan. de 2013

Start&Stop Detroit // Novo Corvette encara Viper; mais atrações do primeiro salão do ano

A Start&Stop está de volta com conteúdo inédito, e em grande estilo! As atrações do Salão de Detroit deste ano serão apresentadas nesta seção, por isso, começaremos o ano falando de Spin e Onix assustando os americanos e do novo sedã "de entrada" da Mercedes, que decidiu não aposentar as lindas linhas do Concept Style Coupe (ainda bem!). É claro, porém, que a grande atração do salão norte-americano é um de seus clássicos, o Corvette, que já chega provocando certa polêmica por conta de seu design mais... europeu. Veja essas atrações a seguir, e uma breve comparação entre a nova geração do esportivo e seu eterno rival Viper, ambos renascidos.




Como você viu acima, o Corvette não faz feio em seus números. Mas eles ainda não são totalmente páreos para o Viper, que é mais violento em seu desempenho. Isso é muito nítido, a começar pelo motor, já que a víbora utiliza um V10 (!) 8.4 litros de, nada mais, nada menos do que 640 cv! Com isso, o Viper acaba indo de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos, enquanto o Corvette cumpre a prova em pouco menos de 4 segundos; até que é uma diferença positiva para o mais novo, já que possui um V8 6.2 de 450 cv.

Quando o assunto é torque, a diferença é mais perceptível: o Viper oferece brutais 82,8 kgfm, enquanto seu rival da Chevy contra-ataca com "apenas" 62,2 kgfm. Vale lembrar, porém, que a Chevrolet irá apresentar, com certeza, versões mais potentes de seu modelo, como a ZR1 e, daí, a coisa deve apertar para o Viper (que também possui uma versão ainda mais violenta).

Veja mais fotos do novo Corvette, curta o FVC no Facebook!

Em termos estilísticos  eu diria que o Viper é mais tradicional, tanto no geral, quanto na questão de respeitar as linhas históricas e consagradas. Como disse no ano passado, na apresentação da serpente ressurgida das cinzas, você olha para o Viper e vê uma atualização em suas linhas, que foram trazidas para o século XXI. Enquanto isso, as novas linhas do Corvette estão mais para uma releitura, e adicionar elementos de modelos inferiores (como as lanternas a la Camaro) não seria uma solução tão óbvia para mim quanto foi para os designers da marca. Outro ponto é o interior, que lembra demais o de seu rival, principalmente, se você escolher a cor vermelha para fazer a comparação.

Fica claro que, pelo menos por enquanto, o Viper é superior em desempenho. Mas em termos subjetivos, qual você acha que sai melhor? Qual o seu favorito: Corvette ou Viper?



[Conteúdo retirado da página FVC Notícias no Facebook // Chevrolet/Divulgação]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)