22 de fev. de 2013

Com a volta do Cherokee, Jeep muda filosofia de design; Chevrolet também muda Captiva [ATUALIZADO]

Olhos esguios e nariz arredondo: este é o novo Cherokee. (Jalopnik)

O novo modelo da Jeep foi flagrado pelo site americano Jalopnik. Após muito tempo sendo chamado de Liberty por lá (e Cherokee Sport por aqui), o SUV voltará a ser simplesmente Cherokee, o que parece ter animado os estadunidenses. A nova geração será feita sob plataforma do Alfa Romeo Giulietta/Dodge Dart e, como já aconteceu com outros carros após a aquisição da Fiat, o interior ganhará sofisticação. Porém, o flagra chamou atenção por conta de outro motivo: a Jeep decidiu ser ousada na hora de preparar a volta do seu carro.

O resultado? Uma frente polêmica, com faróis divididos e BEM finos, além do fato da grade seguir a curvatura do capô. Não que seja feio, mas algumas pessoas podem ter dificuldade em se acostumar. Porém, concordo que já estava na hora da marca mudar. A identidade inaugurada com a última geração do Grand Cherokee atualizou as linhas tradicionais, mas esse lançamento pode ser algo mais, como a modernização total no design.

Linhas continuam agressivas, mas estão mais redondas e europeias. (Jalopnik)

As linhas laterais deixam isso bem claro, ao estarem mais dinâmicas e fluídas, mas sem perder a agressividade (talvez pelas grandes caixas de rodas quadradas, como na linha Adventure da Fiat brasileira). Me lembram um pouco o Kia Sorento, que é bem bonito, então... Por sua vez, a traseira ainda não foi flagrada, mas percebe-se que as lanternas também estão mais finas. Diria que, no geral, a nova geração do Cherokee está mais requintada sem perder tanto a agressividade.

Interior está mais de acordo com os tempos atuais.
(Jalopnik)
No interior, aliás, esse requinte é perceptível ao extremo. Assim como aconteceu com Journey e Viper, esse não parece um Jeep de algum tempo atrás. As linhas são menos retas e mais curvas, perdendo um pouco aquele ar rudimentar. Ao meu ver, isso é excelente, mas há aqueles que podem não gostar. O modelo deve ser equipado com freio de mão eletrônico, segundo o Jalopnik, e pelo menos um motor V6 deverá ser utilizado. Pensava-se que o carro seria apresentado no Salão de Nova York, mas o próprio Twitter da Chrysler desmentiu a especulação.

Atualização, 23/02 (sábado)

A Chrysler confirmou em nota, ontem mesmo (22/02), que o SUV médio realmente se chamará Cherokee, e que a apresentação será no Salão de Nova York sim, que acontece no fim de março. Ele será fabricado em Ohio e promete ser 45% mais eficiente do que seus concorrentes em questões de consumo de combustível. A montadora também divulgou algumas fotos oficiais (que, pra variar, deixam o SUV mais atraente), e você pode vê-las curtindo o FVC no Facebook.

Este é o Novo Captiva. Na Europa. (Chevrolet/Divulgação)

Se o Cherokee ainda não tem apresentação definida, o mesmo não se pode dizer do Captiva, que está mudando na Europa. O modelo de lá já é diferente do nosso brasileiro, e ainda vai receber um facelift. Lanternas, para choques e grade ganharão novos ares. O modelo será apresentado em março, no Salão de Genebra, junto com o Trax. Muito provavelmente, dividirá o mercado com o novo modelo da Jeep em breve.


[Com informações do Jalopnik, Car and Driver e Chevrolet/Divulgação]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)