Prisma vem para vender bem e, quem sabe, tomar o lugar do Classic, que vem caindo, dentro da GM. (Chevrolet/Divulgação) |
Chevrolet e Hyundai, mais uma vez, decidiram apresentar novidades semelhantes e num curto intervalo de tempo. A primeira veio com a nova geração do Prisma, agora baseada no Onix; a segunda, mostrou o HB20S que, apesar do que o nome sugere, não é a versão esportiva do hatch sul coreano, mas sim a opção de carroceria sedã. Ambos se mostram opções interessantes na hora da compra, mas cada um tende a um lado mais específico.
O HB20S irá lhe conquistar por conta de itens de conforto. Isso fica bem claro. Ele é caro, mas já vem com direção hidráulica, ar condicionado e rádio CD com MP3, entrada USB e bluetooth. Além desses itens, é de série airbag duplo, vidros e travas elétricas nas quatro portas, computador de bordo e chave do tipo canivete com sistema Keyless, entre outros. E sim, está faltando ABS (assim como no HB20 hatch), o que é uma grande falha para um carro que custa R$ 39.495 (versão Comfort Plus 1.0), ainda mais se você considerar que 2014 está quase aí, e será obrigatório a partir de então.
HB20S é menos ousado do que o hatch. (Autoesporte) |
Enquanto isso, o Prisma tem uma lista mais contida, só que mais em conta também, ou seja, mais racional, apesar do desejo da Chevrolet de posicioná-lo como o "primeiro sedã esportivo compacto". Por R$ 34.990 (versão LT 1.0), o Chevrolet traz direção hidráulica, freios ABS com EBD, ajuste de altura do banco do motorista, airbag duplo, chave do tipo canivete e vidros e travas elétricas. A surpresa fica por conta do sensor de estacionamento, que a GM decidiu incluir em todos os modelos, desde o mais básico. A quantidade de itens de série pode não ser tão grande quanto a do coreano, mas é bem respeitável (e tem o ABS), ainda mais se você levar em consideração que são R$ 5 mil de diferença!
Motorização: um ponto de equilíbrio
A Hyundai não pode contra-atacar dizendo que o HB20S só tem motor 1.6, como se foi especulado, e por isso é mais caro. Apesar do motor do HB20 ser muito bom e ultramoderno, o do Onix não fica muito atrás: ambos contam com 80 cavalos, utilizando etanol (com gasolina, o motor do HB20S rende 76 cv, e o do Prisma, 78 cv) na opção 1.0. Além disso, a linha Econo.Flex, que equipava o antigo Prisma, foi toda revista para o Onix, e recebeu várias críticas positivas.
Já nas opções mais potentes, a diferença é maior. Enquanto o Prisma utiliza o motor 1.4 SPE/4, de 106 e 98 cv, o HB20S é equipado com o 1.6 Gamma (mesmo do novo i30), de 128 e e 122 cv, respectivamente, com etanol e gasolina.
Interior é o mesmo da versão hatch. (Hyundai/Divulgação) |
Perda do feitiço, vitória da tecnologia
Cada modelo tem o seu diferencial. Por derivar do HB20, o HB20S conta com o design "sem igual" da versão hatch, porém, diria que, com o passar do efeito novidade, o desenho não é tão avassalador assim. Sim, pra mim, o hatch é mais bonito e harmônico. Talvez, a impressão se dê por conta da reutilização das lanternas. Isso não quer dizer, porém, que o HB20S seja feio, pelo contrário! Ele só não é tão bonito e diferente de seus concorrentes como o hatch é. Ainda considero o Grand Siena como referência nessa área, num primeiro momento. O misto de design bonito com mecânica de primeira (diria que um Voyage mais ousado, caro e maior) acaba sendo o destaque.
O Prisma, por sua vez, é um carro agradável. Finalmente a Chevrolet acertou a mão no design de um projeto brasileiro, é o melhor dessa safra! Mas ele está longe de Grand Siena e HB20S, ainda. Por isso, o "sport sedan" da Chevrolet tem no MyLink seu grande trunfo. É o único do segmento (nem mesmo seu irmão maior Cobalt possui) a oferecer uma central multimídia que, no caso, tem uma tela LCD de sete polegadas do tipo touch screen. Com ela, é possível controlar funções do carro, ver fotos e vídeos do seu celular, assim como escutar músicas e utilizar o navegador GPS. Aplicativos em comum com sistemas móveis também é um diferencial, como o TuneIn Radio, que lhe permite escutar estações de rádio de todo o mundo e já está disponível para Android, iOS e Windows. (Quem já é dono do Onix pode atualizar o sistema numa concessionária para receber esse e mais um novo aplicativo.)
O interior do Prisma é elegante e de linhas modernas ao mesmo tempo. MyLink, presente em modelos internacionais e mais caros, é destaque. (Chevrolet/Divulgação) |
O MyLink pode ser adicionado nas versões LT (com motor 1.0 ou 1.4), já que é opcional, e vem de série no LTZ 1.4, que custa R$ 45.990. Diria que, se você tem como pagar a mais por ele, vale a pena. É uma inovação muito bacana e que não existe no segmento de entrada.
Batismo errôneo?
Os nomes desses dois sedãs são controversos. A Hyundai escolheu mal, na minha opinião. A Chevrolet, nem tanto. Explico: HB20S, como já disse, dá a impressão de versão esportiva, ainda mais se considerarmos que a tática já foi utilizada no hatch aventureiro, com a letra X. O simples HB20 Sedan seria mais bonito. Além disso, já vi a troca da letra "S" pelo "$", por conta do preço elevado, hoje (dia da divulgação dos preços) aqui na internet. No caso do Prisma, há uma explicação básica, que a própria Chevrolet dá: a marca se consolidou, mesmo em apenas seis anos de mercado. Isso já foi mostrado nesse post do FVC.
A traseira do Prisma ficou legal: é curta, moderna e imponente. Ao contrário de HB20 e HB20S, o sedã se saiu melhor do que o hatch. (Chevrolet/Divulgação) |
Tamanho: Grand
O Prisma cresceu e até poderia se chamar Grand, de acordo com a estratégia da Fiat. Agora são 2,5 metros de entreeixos, 1,7 m de largura e 4,2 m de comprimento. Em comparação, o Grand Siena tem os mesmos 2,5 m, 1,7 m e 4,2 m, respectivamente (sim, o Prisma foi feito sob medida para encarar o italiano, literalmente). Por sua vez, o HB20S apresenta... os mesmos números: 2,5 m de entreeixos (igual ao do hatch), 1,70 m de largura e 4,2 m de comprimento. O porta-malas do Prisma é de 500l, do HB20S, de 450l, e do Grand Siena, 520l. Isso tudo gera certa polêmica, afinal, não estaria o HB20S muito acima da sua faixa de preço, portanto?
Vale lembrar que o Grand Siena, líder do segmento, em sua versão Attractive, com motor 1.4 Fire EVO de 88 cv, parte de R$ 37.010, com chave canivete, computador de bordo, direção hidráulica, airbag duplo, freios ABS com EBD e travas e vidros elétricos. O Prisma vem mais barato do que essa referência, até por que utiliza motor 1.0. Já o HB20S vem aproximadamente R$ 2 mil mais caro. A Car And Driver diz que é plano da própria Hyundai para não criar tanta fila de espera pelo modelo. Será? É bom lembrar que ainda existem Versa (R$ 36.590) e Cobalt (R$ 39.890), este último mais próximo do Hyundai.
O HB20S é bonito, principalmente na frente, onde utiliza exatamente o mesmo conjunto do HB20 tradicional. (UOL Carros) |
No final...
O HB20S é muito bom, principalmente, para aqueles que não ligam muito para o preço, mas querem um carro que parece ser superior ao que ele realmente é. No entanto, a falta do ABS é uma grande mancada, principalmente, na hora da revenda.
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Enquanto isso, o Prisma parece recompensar as pequenas falhas do seu concorrente, ainda mais por ser mais barato, e não tem como compará-lo com o cansado, apertado e sem ergonomia antigo Prisma, derivado do Celta. A evolução é tão grande quanto a que o maior concorrente desses dois novos sedãs sofreu. O Grand Siena se tornou uma referência, desejado e de sucesso, ainda é o que mais alia design à bom custo-benefício. Porém, não é à toa que as versões hatch de HB20S e Prisma estão fazendo sucesso, não é mesmo?
Versões, Preços, Equipamentos & Opcionais
Prisma tem preço mais em conta e três anos de garantia. Versão automática ainda não foi apresentada. (Chevrolet/Divulgação) |
- PRISMA LT 1.0 - R$ 34.990: direção hidráulica, freios com ABS (sistema antitravamento), EBD (distribuição da força da frenagem) e airbags duplos frontais, sensor de estacionamento, coluna de direção com ajuste de altura, acendimento das luzes do carro após o destravamento das portas, travamento automático das portas ao atingir 15 km/h, chave do tipo canivete com abertura do porta-malas por botão, vidros elétricos dianteiros, alarme e protetor de cárter, para-choques na cor da carroceria e rodas de 14 polegadas com calotas.
- LT 1.4 - R$ 39.090: itens da LT 1.0 mais banco do carona rebatível, lanternas com lentes escurecidas e rodas de 15 polegadas com calotas.
- LTZ 1.4 - R$ 45.990: itens da LT 1.4 mais ar-condicionado e sistema multimídia MyLink, faróis e lanterna de neblina, vidros traseiros e retrovisores externos com regulagem elétrica e rodas de alumínio de 15 polegadas.
- Opcionais e acessórios: câmera de ré conectada à tela central, DVD para os encostos de cabeça dos bancos dianteiros, pedaleiras esportivas, frisos cromados, luzes de faróis e lanternas na configuração Effect Blue, adesivos e bancos em couro.
HB20S conta com cinco anos de garantia, mas é mais caro. Opção de câmbio automático, de quatro marchas, acrescenta R$ 3 mil. (UOL Carros) |
- HB20S Comfort Plus 1.0 - R$ 39.495: ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, cintos dianteiros com pré-tensionador, vidros elétricos nas quatro portas, trava elétrica e rádio CD-Player com MP3, entrada USB e Bluetooth com comandos no volante, computador de bordo com seis funções, regulagem de altura do banco do motorista, chave do tipo canivete com sistema Keyless e moldura negra para os faróis.
- Comfort Style 1.0 - R$ 42.675: itens da Comfort Plus mais freios com sistema ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), retrovisores com comando elétrico e repetidor de seta, rodas de liga leve de 14 polegadas modelo "Octus" e faróis de neblina.
- Comfort Plus 1.6 - R$ 44.995: itens da Comfort Plus 1.0 mais com ABS e EBD.
- Comfort Style 1.6 - R$ 48.175 ou R$ 51.375: itens da Comfort Style 1.0, com opção de câmbio automático de quatro marchas (por isso, a opção com o acréscimo de R$ 3.000).
- Premium 1.6 - R$ 50.795 e R$ 53.995: sensores de luminosidade e de ré, volante e manopla do câmbio revestidos de couro e rodas de liga de aro 15 ("S-Wing"). Opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades.
- Pinturas: metálica ou perolizada custam, respectivamente, R$ 1.070 e R$ 1.270.
[Fontes: Chevrolet/Divulgação, UOL Carros, Car and Driver e Autoesporte]
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