Agosto teve como ponto alto a apresentação de dois sedãs médios que podem fazer um estrago no segmento. Preço para isso eles têm. C4 Lounge e novo Sentra apostam alto no custo-benefício, principalmente o japonês. Fiquei surpreso com a tabela da Nissan, o preço do modelo mais caro está muito próximo ao de versões de entrada ou intermediárias de Chevrolet Cruze (começa nos R$ 65.490, mas pode ultrapassar os R$ 78 mil), Corolla (o XEi custa R$ 75.620, e o sedã pode ultrapassar os R$ 85 mil) e Civic (o automático mais barato parte de R$ 69.990).
A Citroen também merece certo reconhecimento: a marca vem mantendo bons preços ultimamente, como fez com o novo C3, e agora, com seu novo sedã, que tem um pacote inicial digno de sedã médio e preço próximo aos caros New Fiesta e City. Porém, tome cuidado com os sobrepreços que já estão sendo cobrados, caso contrário, os modelos perderão esse forte apelo.
Enquanto isso, a Volkswagen está prestes a ceder a segunda posição no ranking de emplacamentos de automóveis para a Chevrolet. Como você poderá ver a seguir, a diferença é muito pequena. Mesmo assim, tudo indica que os alemães refizeram seus planos: esqueça o Santana (permanentemente) e a chegada do up! ainda em 2013, por agora, devemos ficar mesmo apenas com o Novo Golf. Mas será que o hatch médio dá conta de trocar o sinal amarelo que acendeu dentro da montadora depois desse mês de agosto para o verde?
A renovação da Chevrolet mostrando seus resultados: a montadora tem grandes chances de fechar o ano em segundo lugar. |
Com vendas de agosto, GM encosta na VW
Os resultados das vendas de agosto são animadores para a Chevrolet. Além de ter ocupado a segunda posição no ranking mensal, atrás apenas da Fiat, com esse resultado os americanos encostaram na Volkswagen no acumulado do ano: os alemães têm 19,75% do mercado, e a GM, 19,64%.
A diferença também é pequena quando se junta o resultado de comerciais leves aos de automóveis: no total, a Fiat aparece com 21,89%, a VW com 18,79% e a GM com 18,15%.
Porém, a Volks ainda pode comemorar a liderança do Gol, e com folga: em agosto, foram 22.621, contra 15.168 do Palio que, mais uma vez, ultrapassa o Uno (14.079). O Fiesta (New + "Old") aparece em quarto, com 13.541. Destaque para o Siena, em quinto, com 12.687 emplacamentos.
Siena vendendo aproximadamente o dobro de seus concorrentes principais. (Fiat/Divulgação) |
Mais uma briga de destaque, entre primos, foi a de 208 e C3, com uma pequena vantagem para o Peugeot. Entre os médios, o Focus manteve a liderança, seguido de Cruze, 308 e Bravo. O Civic foi líder dos sedãs, com vantagem de aproximadamente 1.000 emplacamentos diante do Corolla.
Entre comerciais leves, o de sempre: liderança da Strada com o dobro de folga, seguida de EcoSport e Saveiro. O Duster reagiu, deixando o rival da Ford o superar em apenas aproximadamente 1.000 carros. Destaque para a Amarok, que se aproxima da Ranger, ambas ainda longe da líder S10.
No geral, o número total de emplacamentos no mês passado foi 3,55% menor do que o de julho.
VW cancela Santana e atrasa up!
A semana está sendo movimentada para a Volkswagen! Na terça, ela mostrou detalhes do Novo Golf; ontem (14/08), ela anunciou a série limitada da Kombi, a Last Edition, por caros R$ 85 mil; e hoje, a novidade é uma antecipação dos planos da marca.
O Novo Santana, que era carta certa para chegar por aqui entre o fim do ano e começo de 2014, foi cancelado. O projeto estava em fase de clínicas com potenciais compradores e não foi muito bem recebido por ser simples demais, o que o FVC já alertava ano passado.
Porém, além disso, pesou para a Volks o fato do Santana utilizar uma plataforma que não vai render mais frutos para os brasileiros, a PQ25, do antigo Polo. De agora em diante, carros como o Novo Fox e o Novo Gol utilizarão as plataformas globais da marca MQB (do Novo Golf, inclusive) e NFS (do up!).
No lugar do Santana, a marca poderá lançar um sedã médio mais refinado, derivado do projeto que substituirá de uma vez o Fox e o Polo, para depois de 2015. Outra novidade é o atraso do up!, que poderia ser lançado ainda neste ano mas acabou ficando para 2014, provavelmente, próximo da Copa.
As informações foram divulgadas pela Autoesporte e pelo Autos Segredos.
Novos Sentra e C4 entram em pré-venda
A Nissan e a Citroen começaram a vender seus novos sedãs médios, porém os carros só chegarão às lojas entre o final de setembro e início de outubro. Além do início das vendas em comum, os carros apresentam bons preços.
O Sentra, em sua versão mais cara, custará R$ 71.990. O pacote SL inclui volante revestido em couro com comandos e piloto automático integrados, computador de bordo, botão de partida, navegador touch-screen com câmera de ré, ar-condicionado digital dual zone, rodas de alumínio de 17 polegadas, seis airbags, chave inteligente I-Key, faróis e lanternas de LED, bancos em couro e teto solar.
Enquanto isso, o C4 Lounge tem no seu preço inicial um atrativo: o Origine custa R$ 59.990, e vem com rodas de liga leve aro 16, direção eletro-hidráulica, faróis de neblina, freios com ABS + EBD + AFU, LEDs para rodagem diurna, ar condicionado manual, vidros e retrovisores elétricos, alarme, Isofix, cromados, volante multifuncional, computador de bordo, rádio CD/MP3/Bluetooth/USB, piloto automático e limitador de velocidade.
Ambos também utilizam motor 2.0 flex. O Sentra tem 143 cv e 20,3 kgfm de torque e conta com câmbio automático CVT Xtronic. Já o C4 L, rende até 143 cv (g) ou 151 cv (e) e torque máximo de 20,2/21,7 Kgfm com álcool. O francês também conta com o 1.6 THP de 165 cv em sua versão top, a Exclusive, por R$ 77.990, mas que pode chegar aos R$ 82.290.
E aí, qual você prefere?
Conteúdo retirado da página FVC Notícias no Facebook, com informações dos sites de Chevrolet, Honda e Toyota. Os drops da Start&Stop também estão disponíveis no Google+ do FVC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário