6 de set de 2013

Start&Stop 026 // Sedãs de preço bom e o banho de água fria na Volkswagen



Agosto teve como ponto alto a apresentação de dois sedãs médios que podem fazer um estrago no segmento. Preço para isso eles têm. C4 Lounge e novo Sentra apostam alto no custo-benefício, principalmente o japonês. Fiquei surpreso com a tabela da Nissan, o preço do modelo mais caro está muito próximo ao de versões de entrada ou intermediárias de Chevrolet Cruze (começa nos R$ 65.490, mas pode ultrapassar os R$ 78 mil), Corolla (o XEi custa R$ 75.620, e o sedã pode ultrapassar os R$ 85 mil) e Civic (o automático mais barato parte de R$ 69.990).

A Citroen também merece certo reconhecimento: a marca vem mantendo bons preços ultimamente, como fez com o novo C3, e agora, com seu novo sedã, que tem um pacote inicial digno de sedã médio e preço próximo aos caros New Fiesta e City. Porém, tome cuidado com os sobrepreços que já estão sendo cobrados, caso contrário, os modelos perderão esse forte apelo.

Enquanto isso, a Volkswagen está prestes a ceder a segunda posição no ranking de emplacamentos de automóveis para a Chevrolet. Como você poderá ver a seguir, a diferença é muito pequena. Mesmo assim, tudo indica que os alemães refizeram seus planos: esqueça o Santana (permanentemente) e a chegada do up! ainda em 2013, por agora, devemos ficar mesmo apenas com o Novo Golf. Mas será que o hatch médio dá conta de trocar o sinal amarelo que acendeu dentro da montadora depois desse mês de agosto para o verde?


A renovação da Chevrolet mostrando seus resultados: a montadora tem grandes chances de fechar o ano em segundo lugar.

Com vendas de agosto, GM encosta na VW


Os resultados das vendas de agosto são animadores para a Chevrolet. Além de ter ocupado a segunda posição no ranking mensal, atrás apenas da Fiat, com esse resultado os americanos encostaram na Volkswagen no acumulado do ano: os alemães têm 19,75% do mercado, e a GM, 19,64%.

A diferença também é pequena quando se junta o resultado de comerciais leves aos de automóveis: no total, a Fiat aparece com 21,89%, a VW com 18,79% e a GM com 18,15%.

Porém, a Volks ainda pode comemorar a liderança do Gol, e com folga: em agosto, foram 22.621, contra 15.168 do Palio que, mais uma vez, ultrapassa o Uno (14.079). O Fiesta (New + "Old") aparece em quarto, com 13.541. Destaque para o Siena, em quinto, com 12.687 emplacamentos.

Siena vendendo aproximadamente o dobro de seus concorrentes principais. (Fiat/Divulgação)
O top 10 conta, ainda, com Fox, Onix e Sandero -- na faixa das 10 mil unidades --, HB20 (9.538) e Celta. Ainda na briga VW x GM, o Prisma encostou no Voyage: 6.961 para o VW e 6.751 para o GM. Destaque negativo para o Ka, que vem amargando péssimos índices: se posicionou no 38º lugar, com pouco mais de mil unidades emplacadas.

Mais uma briga de destaque, entre primos, foi a de 208 e C3, com uma pequena vantagem para o Peugeot. Entre os médios, o Focus manteve a liderança, seguido de Cruze, 308 e Bravo. O Civic foi líder dos sedãs, com vantagem de aproximadamente 1.000 emplacamentos diante do Corolla.

Entre comerciais leves, o de sempre: liderança da Strada com o dobro de folga, seguida de EcoSport e Saveiro. O Duster reagiu, deixando o rival da Ford o superar em apenas aproximadamente 1.000 carros. Destaque para a Amarok, que se aproxima da Ranger, ambas ainda longe da líder S10.

No geral, o número total de emplacamentos no mês passado foi 3,55% menor do que o de julho.



VW cancela Santana e atrasa up!


A semana está sendo movimentada para a Volkswagen! Na terça, ela mostrou detalhes do Novo Golf; ontem (14/08), ela anunciou a série limitada da Kombi, a Last Edition, por caros R$ 85 mil; e hoje, a novidade é uma antecipação dos planos da marca.

Novo Santana, que era carta certa para chegar por aqui entre o fim do ano e começo de 2014, foi cancelado. O projeto estava em fase de clínicas com potenciais compradores e não foi muito bem recebido por ser simples demais, o que o FVC já alertava ano passado.

Porém, além disso, pesou para a Volks o fato do Santana utilizar uma plataforma que não vai render mais frutos para os brasileiros, a PQ25, do antigo Polo. De agora em diante, carros como o Novo Fox e o Novo Gol utilizarão as plataformas globais da marca MQB (do Novo Golf, inclusive) e NFS (do up!).

No lugar do Santana, a marca poderá lançar um sedã médio mais refinado, derivado do projeto que substituirá de uma vez o Fox e o Polo, para depois de 2015. Outra novidade é o atraso do up!, que poderia ser lançado ainda neste ano mas acabou ficando para 2014, provavelmente, próximo da Copa.  
As informações foram divulgadas pela Autoesporte e pelo Autos Segredos.




Novos Sentra e C4 entram em pré-venda


A ‪Nissan‬ e a ‪Citroen‬ começaram a vender seus novos sedãs médios, porém os carros só chegarão às lojas entre o final de setembro e início de outubro. Além do início das vendas em comum, os carros apresentam bons preços.

O Sentra, em sua versão mais cara, custará R$ 71.990. O pacote SL inclui volante revestido em couro com comandos e piloto automático integrados, computador de bordo, botão de partida, navegador touch-screen com câmera de ré, ar-condicionado digital dual zone, rodas de alumínio de 17 polegadas, seis airbags, chave inteligente I-Key, faróis e lanternas de LED, bancos em couro e teto solar.

Enquanto isso, o ‪‎C4 Lounge‬ tem no seu preço inicial um atrativo: o Origine custa R$ 59.990, e vem com rodas de liga leve aro 16, direção eletro-hidráulica, faróis de neblina, freios com ABS + EBD + AFU, LEDs para rodagem diurna, ar condicionado manual, vidros e retrovisores elétricos, alarme, Isofix, cromados, volante multifuncional, computador de bordo, rádio CD/MP3/Bluetooth/USB, piloto automático e limitador de velocidade.

Ambos também utilizam motor 2.0 flex. O Sentra tem 143 cv e 20,3 kgfm de torque e conta com câmbio automático CVT Xtronic. Já o C4 L, rende até 143 cv (g) ou 151 cv (e) e torque máximo de 20,2/21,7 Kgfm com álcool. O francês também conta com o 1.6 THP de 165 cv em sua versão top, a Exclusive, por R$ 77.990, mas que pode chegar aos R$ 82.290.

E aí, qual você prefere?









Conteúdo retirado da página FVC Notícias no Facebook, com informações dos sites de Chevrolet, Honda e Toyota. Os drops da Start&Stop também estão disponíveis no Google+ do FVC.



Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)