Por trás do visual bonito, Strada esconde o peso da idade e o fato de ter ficado para trás.
Strada e mais uma moda da Fiat: as três portas na cabine dupla. (Fiat/Divulgação) |
A Strada de três portas enfim chega ao mercado. O lançamento ocorreu ontem à noite (dia 15) e as unidades chegam aos concessionários no mês que vem. Não é caso de segredo, pois a própria Fiat já tinha divulgado o visual e a novidade das portas em seu Facebook. Ainda não se trata de uma nova geração, infelizmente, mas as mudanças garantem uma sobrevida à picape líder de seu segmento, que anda meio apagado ultimamente.
O design da traseira foi o ponto que recebeu mais atenção. Se antes as linhas eram bem genéricas (não que fossem feias), aliadas a uma frente emprestada de seus irmãos, agora, a Strada ganhou mais personalidade. As linhas estão mais fortes e marcantes.
Laterais da Strada, as mesmas desde 1998, enfim mudaram. Mas não estava na hora de mudar mais? (Fiat/Divulgação) |
Apesar desse ganho, não se pode deixar de notar que muitos elementos utilizados na reestilização saíram das linhas trazidas pelo Palio 2008, lançado em 2007, assim como o Siena daquele ano, que continua sendo vendido hoje na versão EL. Isso representa um atraso de seis anos, no mínimo. E o pior é que, atualmente, a Fiat do Brasil já está prestes a abandonar muitos desses traços que tentam compor um family-feeling para a nova versão da picape.
Um claro exemplo são as laterais. Mais vincadas e menos lisas, possuem as mesmas linhas vistas naquele Palio (chamado de quatro, o de visual mais polêmico), Siena e Palio Weekend -- os dois últimos podem ser vistos até hoje, mas estão com os dias contados; o primeiro foi embora porque fracassou. As lanternas são claramente inspiradas nas do sedã, que já possui uma nova geração, o Grand Siena. Este, por sua vez, conta com elementos mais condizentes com a atual tendência seguida pela marca.
Strada Working ganha nova frente, um tanto quanto rebuscada. Desenho da janela da cabine estendida também mudou. (Fiat/Divulgação) |
Enquanto isso, é inegável que a frente da Strada já dá sinais de cansaço. Ela mudou recentemente, no meio do ano passado, e agora permanece a mesma com exceção da versão Working. Só que, mais uma vez, essa frente foi lançada com o Siena de 2008. Em 2012, a versão de entrada foi "esnobada" pela montadora e não recebeu alterações, mas dessa vez o para-choque tende às peças utilizadas no Novo Uno e Novo Palio, só que aqui com um desenho um tanto quanto poluído e exagerado.
Outra tentativa de "pegar" elementos mais atuais dentro da gama da Fiat encontra-se na tampa da caçamba (que continua sendo removível e com fechadura), que possui parte sobressalente, também presente nos novos Palio e Uno. Algo de muito mal gosto são os novos grafismos de cada versão na dianteira, exceto pelo da Adventure. São adesivos gigantescos que não fazem nada a não ser poluir o agradável design da traseira.
A grafia identificadora de cada versão poluiu demais a caçamba da Strada. Tinha necessidade disso tudo, Fiat? (Fiat/Divulgação) |
Três portas e a humildade da Fiat
Maior novidade da Nova Strada, as três portas estarão disponíveis em todas as versões cabine dupla. Segundo Autoesporte, trata-se de uma ideia que foi patenteada pela Fiat (não o uso das três portas, mas o uso das três portas numa picape compacta, algo inexistente no mundo), portanto, a VW precisará adotar outra solução se quiser entrar nesse mercado. A montadora italiana se diz orgulhosa de seu feito, que visa "revolucionar os conceitos de conforto e comodidade para o usuário desse segmento".
"Um mecanismo simples, engenhoso, com ótima solução estética, e que foi inteiramente desenvolvido pela engenharia da Fiat no centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, MG."
De fato, a melhoria ao acesso ao banco traseiro é de 100%, ainda segundo a marca, já que a abertura passou de 0,5 para 1,0 metro quadrado. A terceira porta está localizada ao lado direito, sendo do tipo reversa. Isso acarretou na eliminação da coluna central e adoção de reforços na estrutura para compensar essa retirada. Uma maçaneta especial, visível apenas internamente, também foi desenvolvida pela equipe de engenheiros da marca.
O acesso ao banco traseiro está mais fácil com as três portas. (Fiat/Divulgação) |
Mais caçamba e mais título
Com as mudanças estéticas das laterais, a Fiat aproveitou para aumentar a altura da caçamba em oito centímetros. Agora, a Strada possui o título de caçamba com o maior volume de carga no segmento de picares compactas. Na cabine simples, ela leva mais 120 litros; na estendida, 110l; e na dupla, mais 100l.
Mudanças na gama
A Fiat decidiu cortar o número de opções, mas só um pouco: a versão Working continua disponível com o motor 1.4, agora EVO e com 85/86 cavalos (gasolina e etanol, respectivamente), e nas opções de cabine simples, estendida ou dupla; já a Trekking, que conta com o motor 1.6 E.torQ de 115/117 cv (g/e), passa a ser oferecida apenas com cabine dupla; a Adventure, por sua vez, continua com versões cabine estendida ou dupla e motor 1.8 E.torQ de 130/132 cv (g/e).
Novidades em equipamentos também: airbag duplo e freios ABS passam a ser de série em todas as versões. Além disso, a Strada introduz a central multimídia Mopar (marca da Chrysler para acessórios originais) para os modelos da Fiat, que conta com GPS, TV, câmera de ré, DVD, MP3 e Bluetooth. Segundo Autos Segredos, em breve, Novo Palio, Grand Siena, Siena EL, Palio Weekend/Adventure, Bravo e Idea também poderão ser equipados com ela, pelo preço de R$ 3.172, 40 -- mas a marca não divulgou mais informações oficiais a respeito. No total, uma linha de 40 acessórios serão ofertados para a Strada. Confira mais ao fim do post.
No interior, a novidade é o novo volante. (Fiat/Divulgação) |
No final...
Visualizando o carro e apenas o carro, sem fatores externos, a Strada está muito bem em termos estilísticos (em todo o resto, o bom conjunto permanece). Digo mais: provavelmente, ela nunca esteve tão bonita. E incrementos, como as três portas e o aumento na capacidade de carga, aliado a um segmento que está devagar quase parando, farão a Strada permanecer onde está por um bom tempo, com certeza, continuará vendendo o dobro de seus concorrentes com certa facilidade.
> Confira mais fotos da Strada no Facebook do FVC
Por outro lado, essa reestilização mostra como o futuro da picape é incerto (para nós): ela parou no meio de dois tempos, o daquele do Palio de 2008, e o de hoje, do Novo Palio (2011) e do Grand Siena (2012), e não sabe qual rumo tomar daqui para frente. Irá crescer? Trocará de nome? Se despedirá? Aproveitará o Novo Uno e não mais o Palio? A Fiat, com certeza, já sabe a resposta para tudo isso, mas enquanto a montadora contar com essa Strada, com o Siena EL e com o Palio Weekend -- todos desatualizados -- mostrará uma parte de sua linha que está, simplesmente, cansada, pedindo para mudar, pedindo novidades e um ar mais global.
O problema é muito mais da marca do que do carro. A Fiat deixou outros modelos, da própria linha Palio inclusive, evoluir a tal ponto que essa reestilização da Strada chega a quase não ser suficiente para demonstrar novidade.
Versões, preços, equipamentos, opcionais e acessórios
- Strada Working Cabine Simples 1.4 EVO - R$ 33.750
Strada Working. (Fiat/Divulgação) |
- Strada Working Cabine Estendida 1.4 EVO - R$ 36.870
Itens da C.S.
- Strada Working Cabine Dupla 1.4 EVO 3 PORTAS - R$ 42.330
Itens da C.S mais travas e vidros elétricos.
Strada Trekking. (Fiat/Divulgação) |
- Strada Trekking C. D. 1.6 E.torQ 3P - R$ 48.360
Itens da Working C.D. mais ar condicionado, direção hidráulica, porta-óculos, entre outros. Agora, o Locker (diferencial blocante) está disponível como opcional, já que antes era exclusivo da Adventure.
Strada Adventure. (Fiat/Divulgação) |
- Strada Adventure C. E. 1.8 E.torQ - R$ 49.480
Itens da Trekking mais pneus de uso misto, rodas de liga leve aro 16, banco do motorista com regulagem de altura e chave canivete com telecomando.
- Strada Adventure C. D. 1.8 E.torQ 3P - R$ 54.360
Itens da Adventure C.E.
[Fiat, Autoesporte, Autos Segredos]
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