Hoje o FVC inicia uma série especial de fim de ano. Retrospectivas, listas, rankings, posts especiais, enfim, os grandes destaques de 2013 e o que esperar para 2014. Essa série estará em produção até o início de janeiro e, por conta do baixo número de postagens ao longo do ano, procurarei atualizar a situação de muitos dos assuntos que foram tratados por aqui.
Esse post mesmo é um exemplo, você vai ver a evolução do Fiesta, o status de renovação do Linea e um fato curioso a respeito do lançamento do Etios Cross. Então, não pense que essa série especial é só uma pintura diferente como a Kombi Last Edition ou um adesivo como o Grazie Mille. Tire um bom proveito e boas festas!
3º lugar: Sedãs de preço bom e o banho de água fria na Volkswagen / Etios Cross, Novo City, LatinNCAP e vendas de novembro
Bem, aqui temos bastantes destaques, como a bizarrice do Etios Cross. E se você pensa que o bizarro envolve apenas a maquiagem aventureira de péssimo gosto, o interior pobre e o selo de pseudo-Toyota, está enganado: os japoneses "confirmaram" que se inspiraram na Fiat para fazer o seu modelo. Pena que o resultado ficou BEM menos atraente do que a linha Adventure, Toyota. Na verdade, pensando bem, caiu como uma luva no Etios.
Outro destaque foi a chegada do Golf à liderança do segmento, algo já esperado. Coitado do Focus, que passou anos vencendo prêmios e comparativos e nunca caiu no gosto do público, quando enfim conseguiu ocupar o posto de líder chegou o Novo Golf e todo o hype que o cerca. As baixas vendas da Strada também podem ter chamado atenção. Veja o post.
Os sedãs foram o destaque do outro lado do empate: os lançamentos com bons preços (Sentra e C4 Lounge) e o cancelamento do Santana, uma GRANDE surpresa de 2013. Veja o post.
2º lugar: Fiat volta atrás e reestilizará Linea; e mais: Novo Cerato e novidades para Freemont
A história de sucessão do Linea inexplicavelmente sempre chamou atenção dos leitores do FVC. Aparentemente, o sedã apático da Fiat não teria motivos para aparecer em listas de posts mais vistos, mas no ano passado foi a mesma coisa, mesmo com vendas minguantes a cada ano. A verdade é que a chegada do Viaggio realmente atrasou (agora, está cotada para 2016) e, com isso, a Fiat decidiu reestilizar o modelo -- uma das hipóteses levantadas pelo blog nessa edição. Ao contrário do divulgado, porém, a novidade só chega no ano que vem.
Novos Cerato Hatch, que realmente não conseguiu chegar ao Brasil mais uma vez por conta de seu preço elevado, e "Omega" também foram destaques. Veja o post.
1º lugar: New Fiesta e seus preços polêmicos, Nova Saveiro e New Escort
Essa foi, sem dúvida alguma, a edição mais visualizada da Start&Stop 2013, e com ampla vantagem. É difícil, entretanto, dizer o que chamou mais atenção (talvez, você possa deixar isso nos comentários): a nova leitura do Escort ou os preços do New Fiesta brasileiro. Particularmente, apostaria no segundo, pelo sucesso que está fazendo nas vendas. O hatch levantou as vendas do Fiesta a ponto de encostar na dupla Uno/Palio da Fiat.
Em novembro de 2012, o hatch havia emplacado cerca de 6.800 unidades (12º lugar); nesse ano, o número quase dobrou para 12.600 emplacamentos (4º lugar). No acumulado até novembro, o hatch emplacou 105 mil carros e alcançou a sexta posição em 2012, enquanto no mesmo período de 2013 esse número foi de 120 mil e o Ford ocupou a quarta colocação (vale lembrar que o New brasileiro só chegou às lojas entre o final de abril e maio, e que o mexicano não entrava nas contas em 2012, já que o Rocam era contabilizado separadamente).
A "Nova Saveiro" também foi destaque. Veja o post.
E para você, qual foi a Start&Stop que chamou mais atenção?
E para você, qual foi a Start&Stop que chamou mais atenção?
Nenhum comentário:
Postar um comentário