24 de jun. de 2011

Primeiros detalhes do Fiat Panda são revelados. E ele é quase gêmeo do nosso Uno!

(Foto: Infomotori)

Se você acha que o carro desse flagra é muito semelhante aos flagras do Novo Uno, e do próprio compacto, você não está enganado. A nova geração do Fiat Panda, um dos carros mais vendidos da montadora na Europa e na Itália, ou seja, o Novo Uno europeu, irá literalmente ser o Novo Uno da Europa em sua nova geração.

Primeiro foram flagras feitos pelo Infomotori, depois vieram sketches divulgadas pelo alVolante.it e, finalmente, uma projeção que saiu de uma das 12 páginas dedicadas ao compacto da revista Quattroroute. Um processo de "desvendação" muito parecido com o do nosso Uno, novamente.

(Projeção: Quattroroute | Foto: Divulgação/Fiat)

O Panda tem uma frente que mistura Uno com Punto Evo. Os faróis são muito parecidos com do nosso compacto, mas menores. Um friso cromado que deveria estar presente no Uno, mas deu lugar aos quadrados redondos estilísticos, está alinhado com a nova identidade para hatches da montadora. A "bocona" também está lá.

Se formos para a lateral, então, a coisa fica ainda mais parecida, se não se tratasse de carros da mesma montadora, eu diria que seria um chinês, pra fazer uma cópia tão fiel... O formato das janelas é idêntico aos do Uno. As maçanetas parecem ser as mesmas. Caixas de roda e o friso emborrachado nas portas, então, nem se fala. A maior (e praticamente única) diferença está em uma terceira janela, típica do Panda de primeira geração e que virou marca registrada. Confesso que achei melhor nosso Uno não ter.


A traseira só está disponível através do desenho. Mas dá pra tirar algumas conclusões: o para-choque parece ser o mesmo, mas a placa vai para a tampa do porta-malas. Aliás, essa tampa também é muito parecida. O vidro também é praticamente o mesmo, assim como as lanternas, que se diferenciam um pouco para se adaptarem à terceira janela.

O Panda terá "bagageiro" no teto, como na versão Way do Uno.
O interior é a maior diferença entre os dois compactos, mas ainda assim, segue a filosofia round square (quadrado arredondado) do nosso Novo Uno, e é uma mistura. Se a dianteira é Uno mais Punto, o interior é Uno mais 500, com uma "faixa" no painel que deve seguir a cor da carroceria.

Interior é totalmente diferente, mas segue filosofia e cores. Europeus preferem câmbio onde está, o que não foi aceito para o Uno.
Esse é o Novo Fiat Panda, muito semelhante ao Novo Uno, usando peças parecidas ou até mesmo iguais, como as maçanetas e rodas de liga leve. E é exatamente por isso que gosto da Fiat, porque nossos carros são valorizados lá fora e geralmente, estamos bem atualizados com a Europa. Infelizmente, o lançamento desse Panda comprova que nosso Uno não deverá ser vendido por lá, mas gosto do fato de que o novo compacto italiano tem coisas em comum com o nosso. 

Quanto à um carro nosso ser vendido por lá, acho que isso será tarefa para o Novo Palio, que pode ser o substituto do Punto Classic. Aí sim.


____________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)