26 de jun de 2011

Saiba tudo sobre o compacto da Hyundai

A Hyundai quer crescer no mercado brasileiro. E não está para brincadeira. Já anunciou que pretende tomar o lugar da Ford até 2013, com 10% de participação do mercado.

Também já começou a construção da sua nova fábrica, em Piracicaba (interior de São Paulo), de onde sairá o nosso compacto responsável por fazer a montadora vender ainda mais. E está na hora de saber tudo sobre ele, até seu interior.


O Nome
Vamos começar pela denominação do modelo. Ela deve seguir o novo padrão mundial da Hyundai, já usado em outros hatches e segmentos. Atualmente, no mundo, a montadora possui o i10 (já visto aqui no FVC) e o i20, ambos são menos do que nosso conhecido i30, que diga-se de passagem, é um sucesso de vendas, líder do segmento com folga.

Seguindo esse padrão, o nome do até então Hyundai HB deve ser i15, o que também adianta seu tamanho: maior que i10 e menor que i20.

Esse é um conceito que deu origem às linhas do i15
O Posicionamento
O i15 quer se tornar uma pedra no caminho de modelos consagrados, como Volkswagen Gol (deve ganhar um facelift perto da chegada do Novo Palio) e Fiats Uno e Palio (que ganhará nova geração em breve). Mas qual será a sua principal arma?

A Hyundai quer que seu compacto tenha qualidade de Honda Fit por preço de VW Gol. Além, claro, de trazer uns itens de série um pouco melhores, ainda mais depois da chegada de chinesas como a JAC. O porte do modelo também deverá seguir o de seus rivais.


(Flagra divulgado pelo AutosSegredos)
Os Flagras
(Flagra: Autoesporte)
A Hyundai adora uma boa propaganda, e por que não fazer propaganda no desenvolvimento do projeto? Foi exatamente isso que aconteceu. Os flagras foram crescendo cada vez mais, e não deu pra não entender: se tratava de uma ação de marketing.

Ver um modelo compacto da Hyundai cheio de camuflagens se tornou figura fácil, por isso temos grandes variedades, até na Avenida Paulista o compacto apareceu. Você acha que se a montadora quisesse esconder o modelo, ela iria testá-lo em um dos lugares mais movimentados de São Paulo?

A revista Autoesporte também conseguiu fotos do modelo (pelo menos, da "versão" que a revista julga ser a verdadeira. Saiba mais abaixo, em "Briga de Revistas") sem disfarce algum.

(Flagra divulgado pela Autoesporte)

Como o carro será
O i15 seguirá o design em "escultura fluída" já adotado em modelos como ix35, Elantra e Sonata (isso, no Brasil). Ou seja, espere uma grade hexagonal muito parecida com a do crossover e do sedã médio e faróis "arregalados" também devem seguir o sedã.


O modelo será bem vincado. Na lateral, há um grande vinco que sai das lanternas e chega até a frente do modelo. A linha de cintura é alta.

(Projeções feitas pela Autoesporte)
Na traseira, as lanternas lembram a da minivan/crossover ix20. O vidro é um pouco pequeno e em forma de "U", trazendo esportividade e modernidade para o carro.



O Interior
Nesse final de semana, um leitor do site Notícias Automotivas divulgou imagens de como o carro será por dentro.

(Reprodução do Flagra feito pelo Notícias Automotivas)
O painel será moderno, mas não espere sofisticação: os plásticos parecem ser duros como de qualquer outro carro nessa faixa de preço. Há várias peças inspiradas em modelos lançados recentemente pela montadora, como difusores de ar parecidos com o i40 (sedã/SW exclusivos da Europa), o desenho num todo lembra o do Elantra e do Accent, assim como os comandos de ventilação, mais parecidos com o segundo.

O que chama a atenção são as portas, que apesar de não ter muito tecido, possuem um vinco muito comum em segmentos superiores. Ele liga o painel à maçaneta para abertura, semelhante ao lado de fora.


Briga de Revistas
O novo Hyundai já causou muita briga entre as duas maiores revistas especializadas do país. A Autoesporte segue a linha apresentada aqui, enquanto a Quatro Rodas aposta em um modelo mais sóbrio e maior -- que a Autoesporte diz ser a versão hatch do Accent. A briga já rendeu uma aposta: quem perder vai doar cestas básicas à uma instituição de caridade.


Tá aí, esse é o novo carro da Hyundai. E posso falar? Ele tem grandes chances de ser um baita sucesso, vai depender do preço.

Informações ainda dão conta que o i15 terá uma versão sedan, para brigar com Fiat Siena e VW Voyage, e uma versão aventureira, que pode até ter estepe na traseira, para concorrer com o CrossFox.

Como disse, a Hyundai não está para brincadeira.

_____________________________________________________________________________________

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)