Sim, já deu para imaginar como "o primeiro carro popular japonês" é importante para a marca. E não é só na questão de vendas, mas sim para fazer as pessoas saberem da existência da Nissan e sua versatilidade. Em breve, chegará o Versa (sedã 1.6 de R$ 36.000), que ajudará o March a conquistar mercado para sua "mãe".
O March usa uma fórmula já encontrada em outros compactos, como Fox e Sandero. Ele é pequeno por fora, com 3,78 metros de comprimento (quase do tamanho de um Fiat Uno, que tem 3,77), mas com bastante espaço interno - seu entre-eixos é de 2,45 metros (contra 2,38 do rival italiano). O porta-malas ganha de Picanto (200l), com 265 litros, mas perde de Uno (280/290l) e Gol (285l).
Num geral, o March é mais parecido com o Gol. Apesar disso, pode parecer difícil de acreditar, mas ele é mais sóbrio no design do que o alemão. A frente, talvez, seja o ponto com mais ousadia (com o que dá a impressão de ser um "sorriso"), mas o March tem linhas suaves e arredondadas, que não chegam nem perto dos vincos fortes e definidos de Gol, Picanto e Uno/Palio (incluindo o novo).
Aliás, a concorrência do March é um ponto difícil de encarar. Gol e Uno são os mais vendidos do Brasil; Palio ganhará nova geração em breve e também quer alcançar o topo da tabela; e o Picanto, se a Kia conseguir manter um bom preço depois da história do IPI, poderá fazer belos estragos. Para isso, o March traz um preço competitivo: R$ 27.790, na versão 1.0 sem "sobrenome". Mas é tão "pelado" quanto Uno e Gol em equipamentos básicos.
O ponto forte do modelo é ter uma construção moderna (o que todos os outros têm) e airbag duplo em todas as versões de série. Mas você achará March com airbag, só que sem calotas, limpador traseiro e até comando interno para ajuste do retrovisor! Apesar disso, aprecio a "preocupação" da Nissan com a segurança, mas será que o brasileiro começou a se importar com isso?
Quanto ao interior, o Nissan se posiciona acima de Gol e Uno na qualidade, mas não supera o Picanto, segundo Quatro Rodas. Materiais plásticos são utilizados, claro, mas a qualidade de construção é boa. O interior é funcional e simples.
Segundo QR, o consumo de combustível, uma característica levada em consideração no seguimento com bastante peso, não é o forte do modelo, já que a marca preferiu dar atenção a agilidade para arrancadas do motor. Ainda segundo a revista, o March sairá primeiro do que todos os concorrentes no semáforo, mas gastará mais no posto de combustível, porque a escalonação de marchas deu preferência à esse quesito.
Essas informações contrastam com as da Nissan, que revelam um excelente consumo para o compacto: de acordo com medições do Instituto Mauá, o consumo urbano do 1.0 16V, vindo da Renault e com 74 cv, é de 10,5 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina. Os números rodoviários são 13,7 km/l e 21,2 km/l, respectivamente. Veículos de comunicação da internet, como UOL, concordam com a marca. Quem está falando a verdade?
O March ainda espera o motor 1.6, que deve chegar ainda esse ano. O modelo também contará com uma versão mais "esportiva".
No fim, o March se mostra uma boa opção no seguimento. Pode não fazer você se apaixonar a primeira vista, mas se você se importa com segurança, já vai gostar do modelo mais facilmente. Fora isso, o March está no nível dos concorrentes, e se o consumo for o divulgado pela Nissan, aliado às boas arrancadas, o March surpreenderá.
Sóbrio, preocupado com segurança, motor um pouco mais "forte", qualidade de construção e espaço interno: é nisso que o March é bom, se é isso que você procura, achou seu carro.
Nissan March
Veja Também:
>> Compactos da Fiat e da Nissan são flagrados; japonesa quer lançar novo carro a cada 45 dias
>> Nissan divulga detalhes do March
_______________________________________________________________________________________
Fontes: Quatro Rodas | UOL Carros | iCarros | Carsale