23 de set de 2011

Nissan March: japonês para todos é o verdadeiro perigo das quatro grandes

JAC Motors, Chery, Kia, Hyundai... Todas, apesar de vendas que não chegavam tão perto assim das quatro líderes (Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford), estavam se sentido ameaçadas. Mal imaginam que o perigo ainda pode estar pela frente, com a japonesa Nissan. A marca já falou, e para todos, que quer alcançar novos patamares de venda, com 8% do mercado brasileiro até 2016 (em posições no ranking, isso quer dizer sair da 12ª e chegar a 7ª). Como essa mágica irá acontecer? Com o March.
Sim, já deu para imaginar como "o primeiro carro popular japonês" é importante para a marca. E não é só na questão de vendas, mas sim para fazer as pessoas saberem da existência da Nissan e sua versatilidade. Em breve, chegará o Versa (sedã 1.6 de R$ 36.000), que ajudará o March a conquistar mercado para sua "mãe".
O March usa uma fórmula já encontrada em outros compactos, como Fox e Sandero. Ele é pequeno por fora, com 3,78 metros de comprimento (quase do tamanho de um Fiat Uno, que tem 3,77), mas com bastante espaço interno - seu entre-eixos é de 2,45 metros (contra 2,38 do rival italiano). O porta-malas ganha de Picanto (200l), com 265 litros, mas perde de Uno (280/290l) e Gol (285l).


Num geral, o March é mais parecido com o Gol. Apesar disso, pode parecer difícil de acreditar, mas ele é mais sóbrio no design do que o alemão. A frente, talvez, seja o ponto com mais ousadia (com o que dá a impressão de ser um "sorriso"), mas o March tem linhas suaves e arredondadas, que não chegam nem perto dos vincos fortes e definidos de Gol, Picanto e Uno/Palio (incluindo o novo).


Aliás, a concorrência do March é um ponto difícil de encarar. Gol e Uno são os mais vendidos do Brasil; Palio ganhará nova geração em breve e também quer alcançar o topo da tabela; e o Picanto, se a Kia conseguir manter um bom preço depois da história do IPI, poderá fazer belos estragos. Para isso, o March traz um preço competitivo: R$ 27.790, na versão 1.0 sem "sobrenome". Mas é tão "pelado" quanto Uno e Gol em equipamentos básicos. 


O ponto forte do modelo é ter uma construção moderna (o que todos os outros têm) e airbag duplo em todas as versões de série. Mas você achará March com airbag, só que sem calotas, limpador traseiro e até comando interno para ajuste do retrovisor! Apesar disso, aprecio a "preocupação" da Nissan com a segurança, mas será que o brasileiro começou a se importar com isso?


Quanto ao interior, o Nissan se posiciona acima de Gol e Uno na qualidade, mas não supera o Picanto, segundo Quatro Rodas. Materiais plásticos são utilizados, claro, mas a qualidade de construção é boa. O interior é funcional e simples.


Segundo QR, o consumo de combustível, uma característica levada em consideração no seguimento com bastante peso, não é o forte do modelo, já que a marca preferiu dar atenção a agilidade para arrancadas do motor. Ainda segundo a revista, o March sairá primeiro do que todos os concorrentes no semáforo, mas gastará mais no posto de combustível, porque a escalonação de marchas deu preferência à esse quesito.


Essas informações contrastam com as da Nissan, que revelam um excelente consumo para o compacto: de acordo com medições do Instituto Mauá, o consumo urbano do 1.0 16V, vindo da Renault e com 74 cv, é de 10,5 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina. Os números rodoviários são 13,7 km/l e 21,2 km/l, respectivamente. Veículos de comunicação da internet, como UOL, concordam com a marca. Quem está falando a verdade?


O March ainda espera o motor 1.6, que deve chegar ainda esse ano. O modelo também contará com uma versão mais "esportiva".
No fim, o March se mostra uma boa opção no seguimento. Pode não fazer você se apaixonar a primeira vista, mas se você se importa com segurança, já vai gostar do modelo mais facilmente. Fora isso, o March está no nível dos concorrentes, e se o consumo for o divulgado pela Nissan, aliado às boas arrancadas, o March surpreenderá. 


Sóbrio, preocupado com segurança, motor um pouco mais "forte", qualidade de construção e espaço interno: é nisso que o March é bom, se é isso que você procura, achou seu carro.


Nissan March


Veja Também:


>> Compactos da Fiat e da Nissan são flagrados; japonesa quer lançar novo carro a cada 45 dias
>> Nissan divulga detalhes do March
_______________________________________________________________________________________
Fontes: Quatro Rodas     |     UOL Carros     |     iCarros     |     Carsale




Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)